6 motivos para fazer um DNA de marca

Temos falado bastante em “inspirar marcas e pessoas a ir mais longe”. Não é à toa: esse é o propósito da Woop como agência de comunicação e surgiu após um mergulho profundo nas nossas origens, que ressignificou o que somos e nos deu uma identidade clara e estruturada. O nome desse processo? DNA de marcaa gente fez e recomenda.

Assim como no organismo de tudo que respira, o DNA é o que diferencia uma marca de outra. Ele reúne as características e os atributos, como valores, promessa, a missão e a essência de um negócio, em uma espinha dorsal capaz de sustentar um empreendimento e aproximá-lo das pessoas.

Quer ver como ele é importante?

Marcas como a Natura (bem estar bem) e a Disney (criar felicidade para os outros), construíram suas histórias em torno de um propósito claro, que as aproximou do público-alvo e entregou mais do que apenas produtos. Ao longo dos anos, elas se tornaram referência em inspirar as pessoas a acreditarem naquilo que elas entregam ao mercado. Suas estratégias e ações foram guiadas por um norte bem definido, possível apenas porque elas sabem o que são e o que querem oferecer.

Além desses exemplos, reunimos 6 motivos importantes para mostrar por que o DNA de marca é essencial para criar um negócio com mais significado. Vem ver quais são:

1. Ter uma marca com propósito

Quando você caminha orientado por um propósito que vai além de apenas ganhar dinheiro, você dá um coração para o seu negócio e constrói sua marca sabendo o porquê da sua empresa existir. Com valores nítidos, fica mais fácil de encantar e envolver consumidores e colaboradores, e se comunicar com emoção. Deu para entender o porquê de o propósito ser uma das vértebras principais do espiral do DNA, não é mesmo?

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2. Colaboradores e gestores caminhando juntos

Uma marca ou empresa, por mais patrimônio ou automatização que ela possua, é feita por pessoas. Ter um time engajado, mobilizado, torna mais fácil a escalada em direção ao sucesso. E o DNA faz isso: desenvolve em quem trabalha para você o senso de pertencimento, e os transforma em verdadeiros guardiões da identidade e de tudo o que a marca significa.

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3. Planejar e agir fica mais fácil

Planejar é não deixar que o acaso fique responsável pelos seus resultados. Quando você sabe até onde quer que sua marca chegue, quais são seus valores e sua vocação, você descomplica o planejamento e as tomadas de decisões, duas práticas que são constantes e inevitáveis no dia a dia. O DNA também alinha as ações com uma estratégia muito mais transparente, eficiente e assertiva com o desejo do mercado.

4. Posicionamento da marca com seus diferenciais

Qual o diferencial da sua marca? No processo de estruturação do DNA, você descobre os atributos que sua marca possui e o que pode fazer diferente para se destacar num mercado tão competitivo, com tantas opções. Esses diferenciais, além de garantirem o posicionamento do negócio, funcionam como argumentos valiosos de vendas dos seus produtos e serviços. Não se engane: um diferencial bem-sucedido nasce de uma reflexão profunda, que acontece naturalmente no desenvolvimento do DNA.

5. Marketing melhor estruturado e focado

O marketing explora, cria e entrega valor sobre um produto ou serviço para satisfazer o mercado. Mas como saber o que pode ser explorado como moeda de troca com os consumidores quando não há um guia estruturado com os benefícios, as expectativas, os atributos e as recompensas emocionais e funcionais que a marca pode oferecer ao seu público? A resposta para cada um desses elementos é encontrada na espinha dorsal do DNA, garantindo que as ações de marketing sejam focadas e tenham um norte. Assim, fica muito mais fácil decidir quais os atributos que geram valor para a sua empresa.

6. Maior lucratividade e mais realizações

Uma marca bem posicionada, com uma gestão alinhada com seu propósito e um marketing focado em comunicar de forma assertiva o que os consumidores desejam. O resultado não poderia ser outro: rentabilidade, sobre todos os pontos de vista. Co-fundador do movimento global Capitalismo Consciente, o professor Raj Sisodia afirma, no seu livro Firms Endearment, que as marcas com propósito faturam até 4 vezes mais do que as empresas sem nenhum propósito ou valores claros – sem um DNA bem estruturado, sendo mais direto.

Nesse ganha-ganha, podemos afirmar sem dúvidas que o DNA de marca coloca no mesmo barco os líderes e os liderados; permite que a comunicação seja feita com coerência e consistência; melhora a entrega do que é feito ou produzido e interfere até mesmo nas reuniões internas, que se tornam muito mais produtivas.

Se o seu desejo é construir uma marca mais valiosa, mais amada, que faça a diferença para seus colaboradores e consumidores, estruture sua identidade em um DNA. Aqui na Woop, nossa equipe é expertise na elaboração desse processo através de uma metodologia colaborativa, já aplicada em marcas como Instituto Won, Receituário Magistral e Manike Têxtil. Queremos te levar mais longe!

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Sobre o autor

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Francielle Buzzi

Jornalista, crossfiteira e mãe, ela é redatora do Núcleo Digital aqui da Woop :)

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