5 marcas que possuem propósito: o que Apple, Itaú, Havaianas e Disney têm de especial?

O mundo corporativo vive se reinventando, e em meio às constantes transformações os termos de marketing e clichês também se renovam. Já superamos a época do “um novo conceito”, e agora o que mais tem se ouvido e lido por aí é sobre o diferencial das marcas que possuem propósito. Criar uma frase motivacional, aspiracional e cheia de lugares comum é fácil, mas o que significa verdadeiramente o propósito de uma marca? E será que realmente funciona?

Para responder a essas perguntas, a melhor alternativa são os exemplos de grandes marcas que têm seu propósito claramente definido e como isso as torna especiais. Vem com a gente!

 

Apple: “Mudar o mundo e a forma como as pessoas se comunicam”

 

A preferência ou admiração que milhares de pessoas têm pela Apple está ligada diretamente ao propósito da marca da maçã: “Mudar o mundo e a forma como as pessoas se comunicam”. E como isso é colocado em prática? Com produtos fáceis de usar, que unem tecnologia amigável, design, praticidade, beleza, qualidade e inovação, todos focados na experiência do usuário. A marca transparece sua maneira de pensar e agir em tudo o que desenvolve. Resultado: mesmo que não esteja presente na comunicação como um slogan, os clientes enxergam, entendem e acreditam no que a marca propõe.

O comercial “Welcome Home”, dirigido por Spike Jonze, do HomePod da Apple destaca a experiência de se comunicar com um assistente virtual e promete uma mudança na forma como o usuário vivencia tecnologia e comodidade.

Segundo Rebecca Henderson, “O propósito é um motivo para se orgulhar, para acreditar que o seu trabalho tem impacto em algum lugar”. Ou seja, é muito mais que um discurso emoldurado na parede. É um elo forte do relacionamento da sua marca com o mercado, no qual o cliente identifica afinidades, ideais e atitudes que toma para si como verdade.

 

Itaú: “Estimular o poder de transformação das pessoas”

 

O Banco Itaú tem como propósito “Estimular o poder de transformação das pessoas”, e para isso vai além de propagandas que vendem seus produtos. Existe um compromisso real e genuíno da marca com a transformação, que vai desde a simplificação de serviços e acessibilidade, a projetos sociais, culturais e educacionais.

Para a campanha do final de ano de 2019, o Banco Itaú levou seu propósito para um comercial chamado “Por um futuro cada vez mais humano”, direcionando a atenção das pessoas para suas próprias atitudes e o impacto que isso causa no futuro.

 

Havaianas: Levar a alegria de viver do brasileiro”

 

A Havaianas é outra marca com seu propósito claramente definido. Entra coleção, sai coleção, e lá está a brasilidade ilustrada em um par de chinelos. O propósito “Levar a alegria de viver do brasileiro” é legitimado tanto no tom leve e divertido da comunicação, quanto na diversidade de cores, temas e modelos inspirados na moda e em nosso jeito irreverente de ser.

Com seu tom despojado e alegre, a propaganda “Mágica” da Havaianas brinca com o próprio produto, divertindo o público que a assiste.

 

Disney:Fazer as pessoas felizes”

 

Mais do que o Mickey, o Pato Donald e tantos outros personagens que marcaram e continuam marcando época, Walt Disney deixou um legado de magia e encanto que fascina crianças e adultos de todas as idades. Uma fábrica de sonhos que se alimenta da fantasia e que coloca diariamente o seu propósito no rosto dos seus milhares de clientes: “Fazer as pessoas felizes”.

Exemplo disso é a felicidade que a campanha “O patinho” traz ao demonstrar o amor de um patinho pelo seu ídolo: o Pato Donald.

 

Alegrin: “Surpreender e alimentar vidas de forma agradável e generosa”

 

Com certeza você se identifica e reconhece o propósito dessas marcas como verdadeiros. Mas não pense que isso é coisa apenas de empresas grandes. Na verdade, é isso que ajuda a torná-las ainda maiores.

Um exemplo regional, de um trabalho completo e bem estruturado desenvolvido pela Woop é o cliente Alegrin. Com o propósito de “Surpreender e alimentar vidas de forma agradável e generosa”, o restaurante alinha a prática ao discurso, transmitindo toda felicidade e prazer do que faz em pratos tão saborosos, quanto saudáveis, conquistando o público por meio de todos os sentidos. Toda essa construção norteou a campanha atual do cliente, que deixa evidente seu propósito.

alegrin

Então, se você também quer mostrar ao mercado que a sua marca tem um propósito autêntico, com poder de mudança e transformação, conte com a expertise da Woop para fazer o DNA da sua marca. Afinal, o nosso propósito é “Inspirar marcas e pessoas a irem mais longe”.

 

Converse com a gente e saiba como e aonde podemos levar sua marca.

 

 

Sobre o autor

Jean Pierre

Jean Pierre Boos

Publicitário nostálgico contemporâneo, pai de gato e usuário de all star. Otimista incorrigível, se dedica a entender coisas que um dia saberá, talvez.

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