A importância de um storytelling estratégico para o seu negócio

Um dia, em uma das primeiras reuniões com um cliente novo de uma agência, ele fez um questionamento sobre algo que o estava intrigando: “Qual é o tempero que vocês vão colocar na minha marca que eu ainda não tenha usado?” Foi uma boa pergunta. 

Ele não estava se referindo a temperos gastronômicos, claro. Nem era um cliente desse ramo. Mas, naquele momento, seus atendimentos passaram a chamar sentimentos e sensações pelo nome de temperos, imergindo na analogia dele. Então, responderam:  

 “Quando os seus clientes estiverem se sentindo amargos, nós iremos dar a eles uma pitada de canela. Quando eles estiverem se sentindo azedos, iremos oferecer o aroma de um mix de pimentas com o frescor do alecrim. Faremos isso usando o storytelling estratégico”. 

Ele passou alguns segundos olhando para o nada, com uma cara reflexiva e acenando discretamente com a cabeça, como quem estivesse imaginando a canela, a pimenta e o alecrim deixando os clientes dele mais felizes.  E isso os fez perceber que estavam indo pelo caminho certo, pois, tinham acabado de cativar o interesse dele: o cliente.

O que é storytelling estratégico? 

Quando falamos em storytelling, estamos nos referindo a fazer o que o ser humano mais gosta desde que se conhece por gente: contar e ouvir histórias. É assim que descobrimos quem somos, quem gostaríamos de ser, quem foram os nossos antepassados. É assim que percebemos nossas dúvidas e encontramos nossas respostas. 

Contar histórias está relacionado a despertar o interesse, o desejo, as emoções. Está em determinar os personagens, os problemas que eles têm e as aventuras que irão enfrentar para resolvê-los.  

Se você parar para pensar, tudo pode virar história. Mas, quando estamos falando da nossa área – a comunicação –, não podem ser quaisquer histórias. Você precisa usar o storytelling estratégico, afinal, é preciso ter um começo, um meio e um fim, bem como um objetivo a cumprir. 

Temos que saber para quem a história será contada e como será narrada. Precisamos determinar o que vai acontecer com os personagens e o que queremos despertar em quem estiver disposto a se envolver na nossa narrativa.  

Para isso, podemos utilizar todas as nossas melhores ferramentas: textos, fotos, vídeos, objetos inanimados ou animados com realidade aumentada e inteligência artificial. Temos que gerar experiências de valor agregado que provoquem o encantamento e o sentimento de pertencimento nas pessoas com relação à marca. 

 

6 Dicas para aplicar o storytelling estratégico

Diferente da história que você lê em um livro ou assiste em um filme, o storytelling estratégico deve ser inserido na sua jornada do cliente. A história pode levar meses para atingir o seu ápice: a transformação de um lead em cliente e a fidelização desse cliente. 

Então, a melhor forma de fazer isso é entendendo como incluir o seu cliente (ou lead) nessa jornada com a ajuda da Jornada do Herói de Campbell. A partir disso, vamos às dicas. 

 

1 – Entenda a Jornada do Herói de Campbell 

Joseph Campbell foi um professor de literatura no Sarah Lawrence College, autor de O Herói de Mil Faces (1949). Ele propôs a teoria de que todas as narrativas mitológicas têm a mesma estrutura básica, que é a seguinte: 

“Um herói escapa do mundo comum para uma região de maravilhas sobrenaturais. Forças extraordinárias são encontradas, e uma vitória decisiva é conquistada: o herói volta dessa misteriosa aventura com o poder de conceder bênçãos a seu semelhante.” 

Então, esse herói passa por várias etapas na sua jornada, como é bem comum de vermos na maioria das histórias, de ficção ou mesmo verídicas: 

  • Começa como um homem cotidiano.
  • Recebe um chamado à aventura.
  • Recusa o chamado por medos ou dúvidas.
  • Encontra-se com um mentor.
  • Faz a travessia do problema menor.
  • Passa por testes e desafios que o vão transformando.
  • Se questiona sobre a decisão que tomou.
  • Passa pela provação suprema.
  • Recebe a recompensa.
  • Retorna ao seu lugar de origem.
  • Passa pelo grande desafio que soluciona sua jornada.
  • Se liberta transformado pela experiência vivida.

 

2 – Aplique a Jornada do Herói nos negócios 

Agora, para colocar o seu storytelling em prática na realidade da sua empresa e dos seus clientes, você precisa aplicar essa ordem dos tópicos mencionados acima e trazer para a sua realidade, da seguinte forma: 

  • Começa como um homem cotidiano: o seu lead que tem um problema a ser resolvido.
  • Recebe um chamado à aventura: a etapa em que identifica o problema e busca as soluções possíveis.
  • Recusa o chamado por medos ou dúvidas: ele é resistente porque ainda não conhece você muito bem.
  • Encontra-se com um mentor: é a sua marca que vai transmitir a ele a confiança necessária e a inspiração para seguir na jornada.
  • Faz a travessia do problema menor: o lead passa a ter uma nova perspectiva da solução do problema dele, vai encontrar o primeiro obstáculo.
  • Passa por testes e desafios que o vão transformando: aqui seu desafio é superar as crenças e os medos limitantes do lead, sendo seu aliado.
  • Se questiona sobre a decisão que tomou: quando você revisa as dores do lead e apresenta mais benefícios.
  • Passa pela provação suprema: quando ele está praticamente pronto para dizer sim.
  • Recebe a recompensa: quando você converte o lead em cliente.
  • Retorna ao seu lugar de origem: quando o seu pós-venda o torna um cliente fiel.

 

3 – Não é uma trilogia épica, seja simples e direto 

Na criação do seu storytelling estratégico, as pessoas que você pretende transformar em clientes precisam compreender, de maneira simples e clara, o que é que você tem a oferecer a elas e quais são as vantagens da sua oferta que o faz ser melhor do que seus concorrentes. Você pode, sim, causar um pouco de suspense na sua jornada, mas sem enrolação. 

4 – Lembre-se de despertar as emoções das pessoas 

Assim como em qualquer história, no storytelling estratégico, gerar emoções é fundamental. Faça seu lead se sentir inspirado com a sua marca durante as suas etapas, provoque emoções positivas nele. Gere dúvidas desde que traga soluções, pois isso reforça a confiança dele em você. 

5 – Seja verdadeiro 

Pensando em si próprio como um lead ou cliente, você sabe que não é legal quando uma marca tenta contar vantagens estratosféricas que, claramente, não pode garantir.

Também sabe o quanto você ficaria decepcionado ao descobrir que toda a história que uma marca criou para vender um produto não passa de uma ficção. Então, não faça isso, ou conseguirá o resultado oposto ao desejado. 

6 – Seu storytelling estratégico é a sua campanha 

E, caso não tenha ficado bem claro ainda, você irá aplicar toda essa Jornada do Herói, todo o seu storytelling estratégico, nas suas campanhas de produtos ou serviços.

 

Agora, para levar você mais longe e gerar campanhas de sucesso, usando o storytelling estratégico e todos os outros componentes essenciais de uma campanha, nós estamos aqui para lhe oferecer a ajuda necessária, pois esse é exatamente o nosso negócio. 

Aqui na Woop Comunicação, contamos com uma equipe especializada em estratégias e campanhas. Além disso, contabilizamos mais de 40 profissionais focados em segmentos específicos para que tudo saia o mais perfeito possível. 

Aproveite para continuar absorvendo conteúdo informativo útil aqui no nosso blog e saiba que estamos com as portas da nossa nave abertas para recebê-lo como tripulante em uma jornada rumo ao #WOOPGRADE da sua marca. 

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