Como aplicar pesquisa de voz no marketing digital?

Pode parecer estranho para quem nasceu após o ano 2000, mas, nas décadas de 80 e 90, quando precisávamos pesquisar algum tema ou informação, as opções eram as enciclopédias, os dicionários e os livros.

Então veio o Google e facilitou tudo para todo mundo: bastava apenas digitar a pergunta para encontrar rapidamente o conteúdo desejado.

Mas como o que é bom sempre pode ficar melhor, surgiram os assistentes virtuais. E agora, a pergunta que fica é: quais são os impactos da pesquisa de voz no marketing digital?

Como a pesquisa por voz pode impactar sua estratégia de SEO?

Para responder a essa pergunta de milhões (de profissionais de marketing), não precisamos recorrer à Alexa, ao Google ou à Siri. Vamos aos fatos e aos números que mostram a popularização dos assistentes virtuais e como a pesquisa por voz vem se tornando cada vez mais comum em nosso dia a dia.

As pessoas querem saber que horas são, qual é a previsão do tempo, descobrir receitas, onde está o cinema mais próximo e qual é a sua programação, além de diversas outras informações.

Por diversão ou informação, utilidade ou entretenimento, a verdade é que a pesquisa por voz já está na boca do povo. Entender como esse tipo de pesquisa vem aumentando e saber o que as pessoas procuram é essencial para a estratégia de marketing digital da sua marca.

Aliás, a pesquisa por voz vem sendo apontada como uma tendência de SEO faz alguns anos. Uma previsão lá de 2014 feita pela Fast Company acreditava que, até 2020, todas as pesquisas seriam feitas por imagem ou fala. Passados 9 anos, a realidade mostra que os especialistas estavam certos.

  • Dos 63,7% de internautas brasileiros que usam desktop, 32% fazem pesquisa por voz.
  • Dos 94,6% que utilizam smartphone para navegar na web, 47% usam a busca por voz.
  • Em 2021, o crescimento de pesquisa por voz em smartphones foi de 25%.
  • Leia também: 7 Tendências para o Marketing Digital em 2023.

Pesquisa por voz: Tá na palma da mão. Tá na ponta da língua.

A pesquisa por voz tornou ainda mais completa a relação entre humanos e máquinas, permitindo uma interação maior e oportunizando uma nova experiência que tende a criar hábitos.

Afinal, com um assistente virtual que informa a hora e a previsão do tempo, programa alarmes e lembretes, cria listas de tarefas, toca sua playlist favorita e ainda pode controlar eletroeletrônicos da sua casa com um simples comando de voz, a rotina muda.

Mas deixando as possibilidades da automação residencial de lado e focando apenas na pesquisa por voz, o que também ajuda a entender o seu uso cada vez mais frequente são os dispositivos móveis.

A interação vai além dos smartphones e pode ser usada em smart TVs, smart watches e smart speakers. Tudo isso graças às tecnologias de inteligência artificial, que permitem aos dispositivos entenderem o que as pessoas falam e trazerem as melhores respostas.

É fato que a pandemia fez crescer o uso de assistentes de voz como Google Assistente, Siri (Apple), Cortana (Microsoft) e Alexa (Amazon). Segundo pesquisa da Ilumeo realizada em 2020:

  • 87% dos entrevistados já utilizaram algum assistente virtual comandado por voz;
  • 92% conheciam a tecnologia;
  • 48% utilizavam com frequência ou diariamente.

Inteligência artificial, mas com linguagem humanizada

Para continuar aprimorando a experiência de pesquisa por voz, em 2022, o Google atualizou seu algoritmo para tornar ainda mais avançada a compreensão da linguagem humana.

O objetivo é que essa tecnologia entenda as intenções de busca do usuário e procure, no seu índice de conteúdo da web, quais páginas entregam as melhores respostas.

E se a tendência é que o algoritmo evolua para aperfeiçoar a compreensão da linguagem, as estratégias de SEO devem seguir o mesmo caminho, transcendendo de uma pesquisa mecanizada para uma pesquisa mais humanizada e natural que considere as nuances de cada usuário.

Ok Google, como otimizar minha estratégia para pesquisa por voz no marketing digital?

O seu negócio tem muito a dizer na internet. Mas o usuário que pode se tornar seu cliente não quer ouvir qualquer coisa. Ele procura respostas, e se você souber responder de maneira inteligente, útil, criativa e relevante às perguntas dele, além de encontrada, sua marca será lembrada.

Encaminhamento para os pontos físicos

Para sua marca aparecer como respostas às perguntas como “Qual padaria mais próxima?” ou “Restaurante aberto agora”, é essencial fazer seu cadastro no Google Meu Negócio informando dados como telefone, site, endereço, imagens do local e horários de funcionamento.

Investimento no featured snippet

Para aparecer na chamada “posição zero” do Google, que é de maior destaque, e tender a gerar maior visibilidade e confiança, é preciso conhecer suas personas e identificar suas perguntas para respondê-las de maneira assertiva, curta e objetiva.

Tom de conversa

Pense no seu público e dedique-se a facilitar a sua procura. Seja mais específico e completo em suas palavras-chaves, tornando a resposta mais assertiva. Exemplo: ao invés de ranquear simplesmente por “pizza”, foque em “pizza com fermentação natural”.

Engajamento social

Conteúdo ruim não engaja! Aposte em conteúdos relevantes, que tenham melhor performance em resultados de pesquisa por voz – os que aparecem nas primeiras posições e, geralmente, são os mais compartilhados.

Textos curtos

Capriche na resposta, que precisa ser curta, objetiva e atender a palavra-chave para satisfazer a busca do usuário.

Responsividade

Como a maioria das pesquisas por voz é feita por meio de smartphones e sua resposta deve direcionar o usuário ao seu site, tenha em mente que o site deve ser responsivo para se adaptar a diferentes formatos de tela.

Velocidade de página

A velocidade é determinante no resultado. Por isso, tão importante quanto se destacar na resposta é pensar na velocidade de carregamento da página para dispositivos móveis.

Respostas para as perguntas dos usuários

Algumas perguntas são mais frequentes e merecem atenção. Crie uma página de perguntas e repostas relacionadas ao seu negócio que possam ser muito úteis para o seu público na hora da pesquisa.

 Viu como a pesquisa por voz é uma tendência que acompanha a realidade do acesso à internet por smartphones? Apesar de as buscas digitadas ainda serem muito comuns, é importante atender a esse comportamento sempre crescente do público.

Afinal, o marketing deve proporcionar experiências cada vez mais ricas para os interessados na empresa.

Hey Siri, quais são as vantagens de um SEO adaptado às pesquisas de voz?

A pesquisa por digitação não vai deixar de existir, uma forma de procura não anula a outra. Na verdade, elas são complementares e serão usadas conforme os hábitos e as necessidades de cada usuário em determinada situação.

Nossa maneira de escrever é bem diferente da que falamos. Por isso, quando a estratégia de SEO é focada na persona e tem a sensibilidade de entender a particularidade de cada tipo de pesquisa para entregar a melhor reposta, a consequência é um melhor ranqueamento, e o resultado é uma maior visibilidade.

Entre as principais vantagens se destacam:

  • Maior alcance do seu cliente potencial, onde quer que ele esteja.
  • Condução do público para os seus pontos físicos.
  • Acompanhamento do comportamento da sua audiência.
  • Sugestão de compras no momento mais oportuno.

E aí, gostou de saber mais sobre a pesquisa de voz? Entendeu como é fundamental considerá-la em sua estratégia de SEO para sua marca ser encontrada, lembrada e indicada? Fique dentro de mais conteúdos e conheça mais sobre Áudio Marketing e outras tendências clicando aqui!

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