Como o Áudio Marketing pode ajudar na estratégia da sua marca

Desde o “boca a boca” lá nos primórdios até os dias hoje onde criam-se trilhas para captar leads e convertê-los em vendas, o conteúdo sempre foi essencial para o marketing. O que mudou de lá para cá foi a forma de divulgar.

A tecnologia evoluiu, meios surgiram, plataformas foram inventadas e o conteúdo foi se adaptando de acordo com as revoluções da comunicação e as transformações de hábito e consumo. Então, finalmente chegamos a uma era onde tão importante quanto sua marca ser vista e lembrada, é que ela seja ouvida e reconhecida. Hoje o assunto é como o Áudio Marketing pode ajudar na estratégia da sua marca.

Para inspirar marcas e pessoas a irem mais longe, a gente gosta de pensar à frente. Por isso, acreditamos que o Áudio Marketing não é uma tendência, e sim uma realidade. O rádio, que já foi o principal meio de propaganda de massa do mundo e continua sendo altamente popular e eficiente, está aí há décadas para provar como é forte e persuasiva a comunicação por áudio.

Hoje, com o surgimento dos assistentes inteligentes, a popularização dos serviços de streaming, a evolução dos dispositivos multimídia, os diversos recursos de que os aplicativos de mensagens oferecem e a busca constante por conteúdo rico e segmentado, a Era do Rádio ressurge na forma da Era da Voz das Marcas, que só serão ouvidas se souberem o que, como, onde e quando dizer.

 Estatísticas de Áudio Marketing: dando voz aos números

 

  • Até 2022, de cada 10 postagens, 8 delas serão de transmissão de voz ou imagem.
  • 71% dos usuários do WhatsApp no Brasil usam o app para enviar mensagens pessoais e corporativas.
  • 41% dos adultos e 55% dos adolescentes estão usando a pesquisa por voz diariamente.
  • 30% das sessões de navegação na internet serão feitas por voz em 2020.
  • 58% dos consumidores usaram a pesquisa por voz para encontrar informações sobre empresas locais no último ano.
  • 46% dos usuários de pesquisa por voz procuram diariamente uma empresa local.
  • 27% visitam o site de uma empresa local depois de realizar uma pesquisa por voz.
  • O mercado mundial de dispositivos de busca por voz cresceu 187%.
  • 20% das pesquisas para celular são com voz.
  • Os investimentos anuais com anúncios de áudio em todo o mundo devem atingir 31,7 bilhões de dólares em 2020.

 

A vida cada vez mais acelerada, a rotina cada vez mais corrida e o excesso de conteúdo vindo das mais diversas plataformas fazem com que 83% das pessoas não consigam ler tudo o que desejam na internet. É aí que o Áudio Marketing ganha força por oferecer comodidade, facilidade, praticidade e acessibilidade no consumo do conteúdo e absorção da mensagem, já que permite ao usuário ouvir o que lhe interessa como, onde e quando quiser, enquanto realiza outras tarefas.

Agora que sabemos que os conteúdos de áudio têm capacidade de influenciar fisiológica, psicológica, comportamental e cognitivamente as pessoas, que tal conhecer algumas estratégias para fazer sua marca ser ouvida?

Estratégias de Áudio Marketing que podem dar voz a sua marca

 

Posts em áudio – Crie conteúdo rico e segmentado para ser compartilhado através de uma lista de transmissão segmentada por apps de mensagem, enviado por e-mail ou postado em blogs. Serviços como os que a Vooozer e a Audima oferecem, atendem essa demanda de forma muito prática.

Podcasts – É um dos formatos que mais crescem, com mais de 700.000 podcasts ativos e mais de 29 milhões de episódios em todo o mundo. Permite criar conteúdo qualificado, feito por especialistas, nos mais diversos temas. As categorias de podcast mais populares são: Cultura e Sociedade, Negócios, Notícias e Política, Comédia e Saúde.

banner podcast LGPD

Audiogramas – Um jeito fácil de iniciar no universo de multi possibilidades do Áudio Marketing. Trata-se de uma imagem estática acompanhada de um áudio sobreposto, geralmente compartilhada no Facebook, Twitter e Instagram. Pode servir de apoio para deixar infográficos mais entendíveis.

Home speakers e os assistentes inteligentes – Essa é uma nova experiência de áudio na qual empresas como Amazon, Google e Apple têm investido. A popularidade dos assistentes domésticos inteligentes ativado por voz é crescente, e permite diversas interações que facilitam o dia do usuário. A Magalu do Magazine Luiza, a Aura da Vivo e a Bia do Bradesco são exemplos de empresas brasileiras que tem apostado nessa ferramenta.

Podcasts, posts em áudio, audiogramas, audiobooks, rádio tradicional, Skype e mensagens de áudio pelo WhatsApp e Telegram, enfim. Esses são apenas alguns formatos que permitem a sua marca ter uma persona definida e com voz própria. Falando em voz, ouça nosso podcast especial sobre LGPD.

Lá no nosso blog a gente fala mais sobre Tendências de Marketing para sua marca apostar em 2020. E se você quer saber mais sobre um novo conceito de comunicação que vem fortalecendo o relacionamento entre as marcas e seus cientes, lá também tem um post sobre Marketing Human to Human.

Se mais do que conhecer quais são as tendências, você quer entender como colocá-las em prática e usá-las como estratégia para levar sua marca mais longe, fale com a gente!

Sobre o autor

Jean Pierre

Jean Pierre Boos

Publicitário nostálgico contemporâneo, pai de gato e usuário de all star. Otimista incorrigível, se dedica a entender coisas que um dia saberá, talvez.

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