Endomarketing ou Endobrading? Do que a sua empresa precisa?

O assunto da vez tem sido sobre as principais diferenças entre o Endomarketing e o Endobranding e qual deles escolher para ter um bom resultado dentro e fora da empresa. Mas antes de entrarmos oficialmente neste assunto, que tal entendermos rapidamente o que ambos os termos significam?

 

Vamos começar pelo Endomarketing

 

Esse é um dos termos mais conhecidos por aí. Basicamente, o Endomarketing engloba nada menos do que todas as ações de marketing que são realizadas dentro da empresa, ou seja, ele tem como foco principal atingir os seus próprios colaboradores. Neste caso, o público interno tem acesso às informações do seu ambiente de trabalho, recebe o devido reconhecimento pela sua dedicação e o estímulo necessário para apresentar um bom desempenho em suas atividades.

Geralmente, quando falamos de Endomarketing, alguns temas vem em mente, como por exemplo: a motivação dos funcionários, o comprometimento, os valores e a comunicação, tudo isso com o intuito de garantir a satisfação do consumidor. Afinal, o objetivo do Endomarketing é fortalecer as relações internas da empresa, proporcionando melhora na produtividade da equipe, garantindo melhor qualidade de vida e um excelente ambiente de trabalho. Estes são apenas alguns pontos, que resultarão em um impacto positivo na entrega do produto.

 

Endomarketing VS Endobranding-2

 

Mas e o Endobranding, não é a mesma coisa?

 

É aqui que muitos se enganam. Apesar de ambos possuírem funcionalidades e objetivos bastante similares, o Endobranding, por sua vez, engloba atividades internas que estão relacionadas à construção da marca, podendo ser aplicado através de um programa motivacional para os funcionários, por exemplo.

Aqui, o intuito nada mais é do que fazer com que o cliente interno acredite e pratique o modo de ser, pensar e agir da sua empresa. Acredita-se que é desta forma que ele estará propagando o seu propósito para o público externo.

Portanto, se pararmos para analisar, é simples! O Endobranding, basicamente, defende que o próprio colaborador é o representante da marca, ou seja, aqui as ações são responsáveis por criar uma conexão emocional entre o funcionário e a imagem da empresa.

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Legal! Mas qual deles minha empresa precisa? Endomarketing ou Endobrading?

 

Agora que já entendemos as diferenças entre o Endomarketing e o Endobranding, voltamos para a pergunta inicial: qual deles a sua empresa precisa? E a resposta é simples! Vai depender muito do seu objetivo. Conforme visto anteriormente, ambos apresentam funcionalidades bastante similares. Porém, o Endomarketing é voltado para a qualidade de vida no ambiente de trabalho, que fará com que o colaborador trabalhe feliz e consequentemente venda mais.

Por outro lado, o Endobranding tem como objetivo fazer do seu funcionário o embaixador da empresa, que nada mais é do que vestir a camisa e divulgar por livre e espontânea vontade os benefícios e as vantagens da sua marca. E é nesse momento que nós voltamos a pergunta para você: de qual deles a sua empresa precisa?

Quer saber mais sobre como inspirar os seus colaboradores e levar sua marca mais longe? Fale com a gente e vamos juntos!

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Sobre o autor

Anah Molinari

Anah Molinari

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