Entenda o que é Growth Marketing e saiba como aplicar essa estratégia

Você já ouviu falar em Growth Marketing? Nos últimos anos, têm surgido mais e mais termos e aplicações de marketing digital, e manter-se atualizado se torna um grande desafio.

Mas pode ficar tranquilo pois, nesta matéria, você vai entender o que é Growth Marketing e saber como aplicar essa estratégia em seu negócio. Bora embarcar neste foguete rumo ao conhecimento?

O que é Growth Marketing?

Growth Marketing é uma estratégia que potencializa o marketing tradicional por meio de técnicas digitais baseadas em teste e análises de dados.

É um método que tem como objetivo trazer novos clientes, engajá-los e transformá-los em consumidores de longo prazo. Além de consumidores, esses clientes se tornarão verdadeiros promotores da sua empresa e dos seus produtos.

Essa estratégia usa como base para o direcionamento de campanhas dados e métricas, sendo assim, o primeiro passo para adotar o Growth Marketing é a pesquisa e a análise de dados e métricas relevantes para o seu negócio. Chega de achismos!

Muitos profissionais de comunicação acabam focando e prestando mais atenção apenas em atrair novos leads para conquistar clientes novos. Com isso, esquecem de fornecer um bom pós-venda para esses consumidores.

Para colocar o Growth Marketing em prática, é preciso entender que essa metodologia foi desenvolvida para atuar no crescimento de negócios que realmente desejam crescer.

Vale lembrar que Growth Marketing não é sinônimo de focar apenas nas vendas. O mais importante para essa estratégia é manter o cliente conquistando-o ao ponto de ele se tornar realmente fiel à marca.

Por ter caráter “faz tudo”, o Growth Marketing é uma estratégia de visão global e de longo prazo que engloba todo o funil de vendas.

Growth Marketing X Growth Hacking?

Growth Hacking é uma tática que pode colaborar, e muito, com a estratégia geral de Growth Marketing. Mas, enquanto um trata da estratégia como um todo, o outro trata de situações e focos pontuais.

Ao contrário de Growth Marketing, que busca resultados a longo prazo, o Growth Hacking foca em uma estratégia direcionada e imediata para um ou mais problemas. Esta tática viabiliza explosões rápidas de crescimento.

Growth Marketing é um conceito, uma ideologia que busca conquistar novos clientes e mantê-los a longo prazo.

Para ficar mais fácil:

  • Growth Hacking: imediato, rápido, direcionado.
  • Growth Marketing: lento, constante, “devagar e sempre”.

Aprenda a aplicar o Growth Marketing na sua empresa

A aplicação da metodologia do Growth Marketing pode passar por 4 etapas principais: análise de dados, geração de ideias, priorização de experimentos e execução dos testes.

O processo da metodologia sugere que, após passar por todas as etapas, é preciso voltar para a análise de dados e ver o progresso e os resultados obtidos para, aí sim, definir os próximos passos.

O Growth Marketing pode ser aplicado em diversos setores de uma empresa, permitindo executar os estágios do funil “CAARRR”. Nunca ouviu falar nessa sigla? Então relaxa que já deixaremos tudo explicadinho para você:

C de Consciência

Como construir a marca e apresentá-la ao mercado? O C de Consciência engloba os esforços de construção da marca que “educam” os clientes sobre as suas soluções. Esta etapa lida com táticas de alcance de mídia, otimização de conteúdo para SEO e ofertas.

A de Aquisição

Como o nome já diz, trata-se de estratégias para adquirir novos leads potenciais que se convertam em clientes no futuro. Esta etapa reúne informações pessoais, demográficas e de contato dos leads mais relevantes.

Essas informações são relevantes para que os especialistas em marketing possam criar uma persona ideal na qual, posteriormente, as estratégias de comunicação irão se apoiar para trazerem resultados certeiros.

A de Ativação

Esta estratégia busca acelerar a compra e/ou a utilização do produto ou do serviço. Ela acontece quando o lead potencial mostra interesse pelo seu negócio, visualizando certas páginas do seu site e fazendo testes gratuitos, por exemplo.

Ao analisar a movimentação do seu lead, você consegue descobrir pontos que precisa melhorar na sua comunicação e formas de facilitar ainda mais a experiência do usuário. Aqui o objetivo é que você tenha oferecido uma solução para a dor do seu cliente.

R de Retenção

Esta estratégia busca reter os clientes conquistados. A maior falha na execução de uma estratégia de Growth Marketing está em “esquecer” os clientes conquistados.

Manter um cliente já existente é muito mais barato que adquirir um novo; por isso, é fundamental manter um relacionamento próximo com ele.

Você já recebeu algum e-mail com desconto no dia do seu aniversário? Essa é uma ótima tática para mostrar que você se importa com o bem-estar do seu cliente.

R de Referência

Uma marca boa é uma marca que deixou seu cliente feliz. Quanto mais a sua marca se dedicar em oferecer atendimento e produto/serviço de qualidade, maiores serão as chances de seu cliente indicar seu negócio para novas pessoas. Mesmo as estratégias mais complexas não possuem o efeito de um marketing boca a boca.

R de Receita

Como você está obtendo lucro? Esta etapa está ligada com todas as ações que rendem dinheiro para a empresa. É nessa parte da estratégia que você irá analisar onde e quando o cliente está tomando uma ação que rende lucro.

Um exemplo de táticas utilizadas nessa etapa é o up-sell ou o corss-sell, já que são estratégias que buscam gerar receita (render dinheiro) à empresa (converter o cliente).

Aqui uma análise de CAC (Custo de Aquisição com o Cliente) é realizada definindo quanto foi gasto nas estratégias de marketing para atrair o seu cliente. A partir dos resultados, é necessário reavaliar o processo e determinar se será necessário realizar ajustes.

As estratégias de Growth Marketing podem ser gigantes (como ações de guerrilha) ou minúsculas (como trocar a cor de um botão de compra). Para aplicar o Growth Marketing na prática, é preciso ter uma base sólida de conhecimento de ferramentas para geração de retorno sobre investimentos.

Em resumo, essa estratégia necessita dedicação da equipe e muita pesquisa de dados e métricas. O mais importante é: não existe uma receita pronta! O pior erro de um gestor de Growth Marketing está em “copiar” as estratégias de outras empresas.

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe nosso Linkedin ou nosso Instagram para ficar a par de todas as novidades do mundo publicitário.

Sobre o autor

admin

Gostou deste artigo?
Então assine nossa newsletter e receba nosso conteúdo especial e GRÁTIS.