Human Experience: o conceito que está mudando a maneira de fazer marketing

Aproximar o consumidor e criar experiências que resgatem a essência do público, esse é o Human Experience, conceito que vem ganhando força nos últimos tempos e está mudando a maneira de fazer marketing.

O tempo em que os consumidores aceitavam ser meros telespectadores de estratégias de marketing ficou para trás. Hoje, as pessoas querem mais das marcas, não apenas os seus produtos, querem que seu propósito esteja alinhado com o da empresa, anseiam por personalização e sentimento de valorização.

A seguir, entenda um pouco do conceito e o que ele traz de novo para o marketing:

O que é Human Experience?

Human Experience, ou experiência humana, tem como principal objetivo aproximar as marcas das pessoas criando conexões de valor. O foco é colocar o ser humano no centro das estratégias de marketing.

A tecnologia nos permite encontrar soluções de maneira ágil e prática para lidar com o ritmo frenético no qual vivemos ao mesmo tempo em que nos robotiza.

Deixamos as nossas conexões reais de lado e nos limitamos a curtidas e comentários nas redes sociais. Fazemos tudo pela internet, desde pagar contas até compras do supermercado. Já as empresas focam em avaliações e esquecem a experiência do consumidor.

Nesse contesto, o conceito de Human Experiencie vem ganhando cada vez mais força, principalmente em meio à pandemia causada pela Covid-19. Pessoas e marcas sentiram a necessidade de estarem próximas, de terem experiências que façam o consumidor se sentir valorizado.

Colocar seu público no centro da sua estratégia e entregar valor faz com que sua marca se destaque e seja reconhecida.

Pilares do Human Experience

Propósito

Marcas com propósito engajam pessoas, mostram que não estão apenas tentado vender seus produtos, e sim pensando em formas de contribuir para um mundo melhor.

As pessoas deixam de pensar apenas no consumo e passam a se identificar mais intensamente com a empresa, tornando-se defensores dela.

Empatia

É preciso abraçar o consumidor e entregar conteúdos relevantes e atitudes positivas. Ter empatia é se colocar no lugar do outro, entender suas dores e seus anseios, isso nos torna verdadeiramente humanos.

Autenticidade

Se posicionar e saber lidar com sua vulnerabilidade desperta a identificação das pessoas. Ser autêntico é ser verdadeiro. Empresas são feitas por pessoas, e pessoas cometem erros e acertos, têm opiniões e posicionamentos diferentes.

Não ter medo de assumir riscos e cometer erros quando procura acertar torna a sua marca humana.

Reciprocidade

Conversar de igual para igual é muito importante no Human Experience. Deve-se mostrar que sua empresa se importa com o público, compreende suas necessidades e valoriza a conexão criada.

As pessoas não gostam de ser ignoradas; por isso, quando o seu público falar, ouça, responda, interaja, mostre que é valorizado e que é importante para a marca.

A maneira como as marcas precisam se comportar está mudando. Não basta entregar um bom produto, é necessário entregar experiência. Agora, uma pergunta para você: sua empresa já está seguindo o conceito Human Experience?

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Sobre o autor

Andriely Lucavei

Andriely Lucavei

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