Inteligência artificial no branding: veja formas de aplicação

A inteligência artificial está cada vez mais presente no dia a dia do trabalho, e em funções como marketing digital, que há muitos anos já utiliza a força dos dados para determinar as estratégias de mercado ideais, ela se faz ainda mais presente.

Mas uma das barreiras que se tenta romper é o uso da inteligência artificial no auxílio a tarefas que envolvem a criatividade.

Isso porque, até o momento, a inteligência artificial não é capaz de demonstrar empatia em relação às necessidades humanas, e, portanto, não é capaz de exercer o potencial criativo de forma plena como um ser humano consegue.

Ela pode, entretanto, apoiar o processo de geração de ideias e insights, compilando informações estratégicas sobre público, mercado e comportamento que um ser humano não é capaz de reunir em um curto espaço de tempo, e assim, fornecendo insumos para o processo criativo.

Um dos exemplos de aplicações é a inteligência artificial no branding, área que pode ser muito beneficiada por este apoio.  Mas antes de explicar por que, vamos recapitular o que é o branding?

Leia também: Inovação de marketing: conheça o conceito capaz de diferenciar a sua empresa

O que é branding?

Branding é um conjunto de ações e estratégias que tem a função de auxiliar na criação de uma identidade e na disseminação do posicionamento, valores e propósitos da marca junto aos seus públicos.

Logotipo, slogan, cores, sons, tom de voz, anúncios e outros itens fazem parte do branding de uma marca e ajudam a construir sua personalidade única.

Ele é a mescla de estratégias responsáveis por criar um valor intangível para o produto ou serviço que a marca comercializa – ou seja, por promover valor de marca acima do valor de produto.

E por que o branding é importante? Bom, porque em um universo onde o consumidor é diariamente impactado por inúmeras marcas é importante se destacar de forma a ser lembrado.

Criar uma imagem única para sua marca não é apenas estratégico, mas essencial para fixá-la na mente do consumidor.

Os consumidores são duas vezes mais propensos a comprar novos produtos de marcas em que confiam e compartilham dos mesmos valores. Mas como usar a inteligência artificial para fazer isso? É o que vamos ver a seguir.

Leia também: Rebranding: O que fazer para renovar a minha marca?

Benefícios do uso da inteligência artificial no branding

Benefícios do uso da inteligência artificial no branding

As empresas estão aproveitando os benefícios da IA para criar experiências personalizadas, impulsionar o reconhecimento da marca e aumentar o engajamento dos consumidores.

Vamos explorar como o uso estratégico da inteligência artificial pode gerar resultados impactantes para sua marca. Confira os benefícios dessa ferramenta.

Identificação dos perfis de público da marca

A definição de personas é uma das partes mais importantes de um processo de branding e norteia todo os processos seguintes, como a construção de mensagem, definição de canais de atuação e de ações de marketing.

Assim, levar essa tarefa a sério é fundamental para conseguir traçar as melhores estratégias de posicionamento. E a IA, com base em séries históricas de compras, pode ajudar a definir quem são os públicos que mais consomem da marca e quem pode vir a ser os públicos potencialmente não explorados.

Leia também: Posicionamento de Marca X Posicionamento de Mercado: Entenda a diferença!

Segmentação de públicos

Entre todos os seus stakeholders, uma mesma marca pode contar com diversos públicos diferentes, que podem ter comportamentos e objetivos muito variados entre si.

A IA também pode ser utilizada para segmentar públicos de acordo com as mensagens pretendidas pela marca, direcionando as comunicações para cada perfil diferente e ajudando a segmentar canais, posicionamentos e investimentos.

Personalização a um nível excepcional

Por ser capaz de reunir, combinar e processar muitos dados de cada um de seus clientes, a IA pode ajudar sua marca a oferecer experiências cada vez mais personalizadas e relevantes para seus consumidores.

A IA pode ajudar a sugerir conteúdos e ofertas relacionados aos temas de interesse do usuário com base no histórico de navegação e consumo, e em padrões de comportamento.

Leia também: Como definir o tom de voz da marca nas mídias sociais

Monitoramento constante

Tarefas que antes precisavam ser realizadas de forma manual, como o monitoramento de citações da marca, agora podem ser designadas à IA para um acompanhamento mais ágil das interações entre a marca e os seus consumidores, e da avaliação – positiva ou negativa – das ações da marca.

Em um contexto de gestão de crise, por exemplo, essa pode ser uma ferramenta essencial para a tomada de decisões rápidas e mais certeiras para evitar um prejuízo à imagem de marca.

Leia também: Como aplicar a inteligência artificial no marketing de forma estratégica?

Criatividade assistida

A IA pode não ser capaz de colocar emoção nos conteúdos e nas imagens como o ser humano faz, mas ela pode ser um ponto de partida bastante interessante para a geração de ideias e sugestões, que podem e devem ser aprimoradas por outra inteligência – a humana.

Leia também: Como utilizar o ChatGPT no Marketing Digital

Mineração de dados

A IA é a assistente perfeita para a identificação de padrões de comportamento e tendências de mercado. Com a capacidade de processar e compilar grandes volumes de dados em tempo real, a IA fornece base para tomadas de decisão mais assertivas e fundamentadas no comportamento real dos públicos.

Exemplos de uso da inteligência artificial no branding

Exemplos de uso da inteligência artificial no branding

O processo de construção de uma marca e de seu posicionamento de mercado envolve muitas etapas. Entre elas, separamos algumas etapas em que a IA pode auxiliar no processo. Veja:

1- Estudo do público

A IA pode analisar grandes volumes de dados sobre o comportamento dos consumidores, ajudando a identificar padrões, preferências e segmentos de público-alvo mais relevantes para a marca.

Isso permite uma compreensão mais profunda dos clientes e uma personalização mais eficaz das estratégias de branding.

2- Análise da concorrência

Algoritmos de IA podem rastrear e analisar informações sobre as atividades e o desempenho da concorrência em vários canais, fornecendo insights sobre suas estratégias, pontos fortes e fracos.

Isso ajuda as marcas a ajustarem suas próprias estratégias de branding para se destacarem no mercado.

3- Tendências de mercado

A IA pode analisar os dados em tempo real para identificar tendências emergentes no mercado, desde mudanças nas preferências do consumidor até novas tecnologias e práticas de negócios.

Dessa forma, as marcas podem se adaptar rapidamente às mudanças do mercado e ajustar suas estratégias de branding conforme necessário.

4- Determinação dos canais ideais

A Inteligência Artificial pode analisar o desempenho de diferentes canais de marketing e identificar os mais eficazes para atingir os objetivos de branding da marca. Isso ajuda as empresas a otimizarem seus investimentos em marketing, concentrando seus esforços nos canais que oferecem o maior retorno.

5- Ecossistema da marca

A IA pode ajudar a monitorar e gerenciar o ecossistema da marca online, incluindo menções da marca nas redes sociais, blogs e outros canais digitais.

Isso permite que as empresas protejam sua reputação online, identifiquem oportunidades de engajamento e mantenham uma presença positiva e consistente em todos os canais.

Em todos esses processos, a inteligência artificial pode ser uma aliada valiosa, já que é capaz de compilar dados de forma precisa e até mesmo de realizar uma análise aprofundada das oportunidades presentes no mercado para que sua marca se posicione de maneira única e personalizada.

Além disso, a ferramenta pode auxiliar até marcas que já estão consolidadas no mercado.

Com treinamento dos algoritmos e machine learning, a IA é capaz de fazer a manutenção do relacionamento com os clientes, seja por meio de chatbots e respostas nas redes sociais, ou até mesmo monitorando qual é o sentimento e a percepção dos clientes com relação à marca.

Ou seja: muito além da construção do branding, a IA pode ajudar na atualização e alertar sobre possíveis necessidades de rebranding das marcas, para que estejam sempre alinhadas com as expectativas e o comportamento do consumidor — que é mutável.

Conte com a WOOP Comunicação

Unir a tecnologia à criatividade é dar mais força para a construção de marcas, entregando cada vez mais aquilo que o consumidor quer ver e ouvir das marcas de que compra.

Nesse sentido, a inteligência artificial é mais do que uma ferramenta aliada, mas uma estratégia complementar para a criação de conceitos e a potencialização das mensagens de marca.

A WOOP tem cada vez mais utilizado a inteligência artificial no dia a dia, tanto para nossos clientes quanto para nossa própria marca. O novo posicionamento da agência, aliás, é um exemplo de como o branding pode ser construído a várias mentes — algumas delas, artificiais — para transformar a comunicação.

Combinada com o talento de nossas equipes, ela é capaz de fornecer insights poderosos para ajudar a levar as marcas de nossos clientes cada dia mais longe, em direção aos corações e mentes de seus consumidores.

Quer colocar tudo isso em prática? Conte com a WOOP e venha dar um WOOPgrade na sua comunicação para levar sua marca ainda mais longe!

Para impulsionar sua marca, conte com a WOOP

Sobre o autor

admin

Gostou deste artigo?
Então assine nossa newsletter e receba nosso conteúdo especial e GRÁTIS.