Marketing Global: Tudo o que você precisa saber para sua marca ir mais longe

Levar a sua marca para além das barreiras geográficas e culturais, ampliando as possibilidades de negócios e alcançando um posicionamento internacional relevante – essa é a premissa do marketing global.

Uma estratégia de comunicação que vê o mundo como um mercado único e individual. Se você quer entender do que se trata esse conceito, vem com a gente nessa e confira dicas de como aplicá-lo e ainda um case de cliente Woop para te inspirar lá no final do conteúdo.

O que é marketing global, afinal?

Quem cresceu nos anos 90 deve se lembrar de um termo mencionado nas aulas de geografia e história contemporâneas: globalização.

Esse fenômeno, intensificado pela popularização da internet e hoje já naturalizado pelas novas gerações, é um movimento que vê o mundo como uma aldeia.

A política, economia e cultura de diferentes nações ficam acessíveis sem ser preciso grandes esforços. Essa integração é resultado dos avanços nos meios de transporte e comunicação.

Naturalmente, o conceito de globalização alcançou também o marketing.

O marketing global é basicamente como uma empresa organiza, cria, posiciona e anuncia seus produtos e serviços em escala global, deixando de se concentrar apenas em mercados locais ou nacionais.

Grandes companhias como Coca-Cola, Nike e Volskswagen, por exemplo, sempre estiveram presentes no marketing internacional por meio de campanhas, operações, representantes e colaboradores em outros países.

Com a chegada da internet com plataformas de mídias sociais, sites e outras ferramentas de publicidade online, o marketing global tornou-se mais fácil e menos custoso.

Tanto as pequenas quanto as grandes empresas podem usar essa abordagem para ampliar sua base de consumidores; porém, é preciso considerar a necessidade de adaptar a estratégia às diferenças culturais, econômicas, sociais e políticas de diferentes países e regiões.

Um exemplo relevante dessa adequação é o McDonald’s, uma das maiores redes de fast food do mundo.

Presente em 119 países, a marca adaptou seus cardápios para atender aos gostos e preferências locais. Nas Filipinas, oferecem o McSpaghetti, no Canadá, faz sucesso o McLobster, e em alguns países do Oriente Médio, a rede comercializa o McArabia.

Como desenvolver uma estratégia de marketing global para o seu negócio?

Não basta apenas desejar dominar o mundo ou simplesmente replicar lá fora as mesmas ações que são desenvolvidas no Brasil.

Preparar uma estratégia internacional pode trazer diversas vantagens para as empresas que buscam expandir suas operações além das fronteiras nacionais.

Uma vez que o planejamento de marketing global prevê a adaptação das campanhas e ações de publicidade para os países onde elas serão veiculadas, evitando apenas a replicação de uma campanha nacional.

Convidamos os nossos woopers especialistas para dar algumas dicas de como elaborar uma estratégia de marketing global que seja um sucesso:

1. Faça uma pesquisa de mercado abrangente

Antes de expandir para mercados globais, conduza uma pesquisa detalhada sobre os países-alvo. Entenda as preferências do consumidor, necessidades, comportamentos de compra, concorrência e tendências locais.

Adaptar sua estratégia com base nos insights obtidos é fundamental para o sucesso.

2. Adapte sua mensagem e comunicação

O que funciona em um mercado pode não funcionar em outro devido às diferenças culturais e linguísticas. Personalize sua mensagem e materiais de comunicação para serem relevantes e atraentes em cada país. Evite elementos que possam ser mal interpretados ou ofensivos.

3. Foque na adaptação

Além de adaptar a mensagem, também é importante adaptar o seu conteúdo, website, embalagens e campanhas para refletir as especificidades regionais: moeda local, medidas, datas e formatos adequados.

4. Trabalhe a consistência da marca

Embora a adaptação seja essencial, é importante manter uma identidade de marca consistente em todos os mercados para que ela permaneça reconhecível em todas as regiões, mesmo que as ações de marketing mudem.

5. Faça parcerias locais

Parcerias com empresas ou influenciadores locais podem ser uma ótima estratégia para construir confiança e obter insights valiosos sobre o mercado. Essas parcerias podem aumentar a credibilidade e a entrada da marca em um novo país.

6. Fique atento à diversidade regulatória

Esteja ciente das leis e regulamentações locais em cada país, pois elas podem variar significativamente. Cumpra todas as exigências legais para evitar problemas que possam surgir devido a não conformidade.

7. Acompanhe e analise os resultados

Use métricas e análises para avaliar o desempenho de suas estratégias em cada mercado. Identifique o que está funcionando e o que precisa ser ajustado.

A capacidade de ser flexível e adaptar sua estratégia com base nos resultados é essencial para o sucesso contínuo em mercados globais.

Todas estas dicas estratégicas foram colocadas em prática na campanha global que realizamos para a WEG S.A., uma gigante brasileira com operações nos cinco continentes.

Pronto para se inspirar? Veja, a seguir, como foi.

Exemplo de sucesso: case WEG de campanha global

A WEG é reconhecida como uma das principais empresas brasileiras no cenário internacional, considerada uma das maiores fabricantes de motores elétricos do mundo.

Ao longo da sua história, o portfólio foi se estendendo a uma ampla gama de produtos, que hoje envolve motores, inversores de frequência, geradores, transformadores, painéis de controle, automação industrial e residencial, painéis solares e tintas, entre outros.

Após a revisão do posicionamento estratégico da empresa, a WEG passou por uma alteração histórica do seu slogan – a primeira desde 1995.

Como agência parceira, o desafio da Woop foi comunicar a mudança a nível global por meio de uma campanha assertiva e generalista, que alcançasse todos os públicos da empresa.

A primeira tarefa foi realizar um planejamento de 360° de maneira colaborativa com o cliente. Dessa forma, foi possível entender o novo posicionamento da marca e o conceito por trás do novo slogan “Driving Efficiency and Sustainability”, alinhado com o mercado internacional.

Depois de uma análise imersiva de benchamarking, nosso time de estratégia e criação juntou suas expertises, identificou tendências, mapeou oportunidades e originou uma nova linguagem visual da marca, pertinente com o momento atual, alinhada com os objetivos globais e conectada à mensagem do novo slogan.

A campanha apresenta como peças de lançamento dois filmes publicitários (produzidos pela Studio 20 Films), diversos anúncios e uma completa revitalização da linguagem visual do website institucional e de todas as peças gráficas da marca.

Além disso, a presença digital da WEG também ganhou ainda mais força com o lançamento do WEGcast (podcast da WEG) e com um perfil institucional recém-criado no Instagram.

Dê play abaixo no vídeo da campanha.

Para o diretor de criação da agência Johnny Loewen, “este trabalho foi um grande desafio para a Woop em termos criativos. Não é fácil desenvolver ideias que funcionem aqui, no Brasil, na China, na Índia, nos EUA e em tantos outros países onde a WEG está presente. Mas adoramos desafios. Essa é a verdade. Trabalhamos com dois times criativos dedicados à geração de ideias e o resultado não poderia ser diferente: temos uma campanha global do tamanho dessa multinacional que tanto nos orgulha”.

Quer incluir essa estratégia na sua empresa e não sabe por onde começar? Dê um #Woopgrade estratégico com a Woop Comunicação.

Fale com a gente por aqui para saber como podemos te ajudar nesse desafio.

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