Marketing human to human: o que é e como aplicar esse novo conceito de comunicação

Meu nome é Tati. Eu trabalho no Nubank e eu sou a pessoa da foto nesta carta : )

Resolvi te escrever porque acho que é exatamente esse contato próximo que nós valorizamos. Não tratamos ninguém como número, e sim como pessoa.

A gente acredita que todo esse tempo os bancos cobraram muito para oferecer pouco. Isso não está certo. E foi aí que criamos algo para pessoas cansadas de burocracia, de tarifas abusivas e de pegar fila no banco.

Por isso fizemos um cartão de crédito fácil de controlar, onde você faz tudo pelo APP, e uma conta digital que rende mais do que a poupança, todos os dias.

Se você acha que isso faz sentido para você, é só usar o link ali embaixo para ser nosso cliente.

Bjs, Tati,

 

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Você acabou de ler uma carta da fintech Nubank enviada recentemente para uma potencial cliente e assinada à mão. Pouco tempo atrás, esse tipo de comunicação, tão próxima e pessoal, era impensável, não é verdade? Nos últimos anos, as estratégias de marketing vêm usando a automação para otimizar o processo de conversa com o lead. Essa forma de fazer marketing, muito funcional e eficiente se bem estruturada, está passando por mudanças.

Ações mais humanizadas, como a cartinha escrita à mão pelo Nubank, estão viralizando e tornando essas marcas referências no marketing human to human (H2H), um novo conceito que considera que empresas são feitas por pessoas e para pessoas. Vamos saber mais sobre essa novidade?

 

O que é o Marketing Human to Human?

 

Na prática, a tradução é literal: é o marketing feito de pessoas para pessoas. Ele surgiu quando o mercado identificou uma demanda por personalização; os consumidores, principalmente o público jovem, desejam ser tratados de forma individualizada, recebendo ofertas de produtos e serviços e se relacionando com as marcas de acordo com a sua necessidade e, de preferência, usando a sua linguagem.

Criar essa relação entre empresas e clientes fortalece a confiança no negócio. Como disse a Bárbara Georgiane, é dar mais do que atenção ao cliente; é dar um rosto, um dono e uma voz que se apropria da marca e se torna próxima o suficiente para criar um relacionamento sólido.

 

Mas o Marketing H2H é só fofo ou funciona de verdade?

 

No H2H, a comunicação acontece de uma forma mais natural, como fez o Nubank, sem expor o cliente às vantagens do produto de forma insistente. Mas, isso não significa que não se possa humanizar a conversa também no Inbound Marketing. Trabalhar sequências de e-mails com um tom de voz mais próximo é uma estratégia que já vem sendo aplicada há um tempo pelas marcas e que dá muito certo.

A qualidade da conversa no marketing humanizado é muito mais importante do que a quantidade. Os diálogos precisam ser assertivos, significativos e próximos. A estratégia permite um resultado mais rápido: a tomada de decisão acontece de forma mais agilizada, por que o cliente sente que a marca está falando diretamente com ele, despertando sua emoção que, no fim das contas, é o principal fator de influência das decisões de compra.

 

Tá, mas como eu faço o Marketing H2H na minha marca?

 

É mais trabalhoso levar essa estratégia para dentro do seu negócio? Sem dúvidas. Além de exigir uma interação mais individualizada com o cliente, o Marketing H2H precisa ser adicionado a um planejamento que envolva outros métodos – não dá para achar que ele vai resolver tudo sozinho. Mas existem alguns pontos bem importantes que você precisa incluir nas suas ações se quiser adotá-lo. Vamos a eles:

 

Cliente, cliente, cliente. Só pense nele

 

Seu trabalho é garantir a satisfação do seu consumidor. Ouça seus desejos, entenda suas necessidades e deixe ele saber que você se importa com ele.

 

Tenha diversos canais de comunicação

 

Garanta que existam diferentes formas de o cliente entrar em contato com a sua marca, mostrando que ela é acessível. Seja por e-mail, ligação ou nas redes sociais, ele precisa ser respondido em todas elas.

 

Simplifique, sempre

 

Uma linguagem mais coloquial é muito mais empática do que uma conversa formal demais. Um bom exemplo é a Netflix, que faz sucesso em redes como o Twitter porque entende a importância de falar a mesma língua que o seu público, seja através de memes ou de outras brincadeiras que rendem milhares de curtidas e a tornam uma lovemark.

 

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Seja empático, pessoal, autêntico e inspirador

 

Faça sempre o exercício de se colocar no lugar do cliente. Descubra quem ele é, ouça-o, seja transparente na comunicação e inspire-o em outras áreas da sua vida.

E, se precisar daquela ajuda para desenvolver uma estratégia integrada de comunicação H2H e levar sua marca mais longe, fale com a gente. A Pati, do atendimento aqui da agência, está esperando seu contato : )

 

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Sobre o autor

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Francielle Buzzi

Jornalista, crossfiteira e mãe, ela é redatora do Núcleo Digital aqui da Woop :)

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