Marketing para eventos: divulgue seu evento de maneira estratégica

Na era da experiência, o marketing para eventos surge como uma oportunidade para sua marca se conectar ainda mais com os públicos-alvo e, de maneira geral e mais ampla, com todos os stakeholders.

Seu objetivo é promover experiências diferenciadas e trocas relevantes para conquistar a atenção e a fidelização dos consumidores. Ele está diretamente conectado ao termo cunhado como BX (Brand experience), que diz respeito ao conjunto de todas as interações (positivas e negativas) que o cliente tem com a marca.

O marketing para eventos é aplicado em todos os tipos de ocasiões, como feiras, congressos, convenções, shows, festivais, lançamentos de produtos, entre outros.

É uma ótima oportunidade para potencializar as mensagens centrais da sua marca por meio de ações em todos os momentos (pré, durante e pós-evento), e em todos os pontos de contato.

Vamos entender tudo que envolve o marketing para eventos?

Leia também: Consumer Experience (CX): a experiência do cliente no centro da estratégia

Marketing para eventos: o que é?

O marketing para eventos é uma estratégia de comunicação que busca envolver stakeholders por meio de um contato diferenciado com a marca, em um ambiente diferente do tradicional — pontos de venda, canais digitais e mídia tradicional, por exemplo.

E por estar inserido em um universo à parte daquele onde os clientes já conversam com a empresa, o marketing para eventos representa uma chance para os públicos terem acesso a aspectos intangíveis e subjetivos da marca, os quais não são possíveis de serem transmitidos com tanta força nos canais comuns.

Para empresas que já possuem uma base consolidada de clientes ou leads, inserir o marketing para eventos em seu planejamento de comunicação é uma forma de reaquecer a base e

garantir nutrição e manutenção de contato ativo, visando relacionamento, vendas e fidelização.

Mas se você ainda não é uma empresa conhecida, essa estratégia também é ótima para garantir reconhecimento e se destacar da concorrência, posicionando sua marca na memória do consumidor.

Leia também: 5 passos para criar um planejamento de marketing industrial

Qual a importância de definir um plano estratégico de marketing para eventos?

Qual a importância de definir um plano estratégico de marketing para eventos?

Engana-se quem pensa que a realização de eventos é um processo simples. Além de todas as questões organizacionais do evento em si (aluguel de espaço, gestão de ingressos/acessos, garantia da acessibilidade, entre muitos outros), existe o marketing, que torna o evento conhecido, desejado e, como consequência, gera resultados positivos para a marca.

Esses resultados podem se traduzir em vendas de ingressos, caso o evento seja pago, em vendas de produtos, caso seja gratuito, mas exista a possibilidade de venda durante o acontecimento (feiras de negócios, por exemplo), ou mesmo apenas em reconhecimento de marca, caso o objetivo final seja promover uma ideia (como em convenções de vendas, por exemplo).

Em qualquer um dos casos, o planejamento é fundamental para garantir sucesso e conquista das metas e objetivos determinados.

Por meio do marketing digital, é possível promover o evento de forma completa, inclusive impactando os públicos durante a realização por meio de geolocalização.

Um dos primeiros passos para fazer um evento funcionar é alinhá-lo aos objetivos de comunicação da marca e, principalmente, às personas que esse evento deseja atingir. Se sua personalidade de marca é mais descontraída, com um público jovem, de nada adianta usar apenas a mídia tradicional sem investir na divulgação pelos canais digitais, por exemplo.

Um plano de ação estratégico ajuda você a acertar na segmentação do público, na conquista de patrocinadores e apoiadores, na seleção dos canais ideais, na definição de metas e KPIs, e até na previsão antecipada de possíveis riscos e crises.

Leia também: O que é geomarketing e como utilizar essa estratégia a favor da sua empresa?

Benefícios de uma estratégia de marketing para eventos

Entre os benefícios da aplicação de um plano estratégico para o marketing de eventos, sejam eles realizados ou patrocinados pela sua marca, estão:

– Fortalecimento da imagem e autoridade da marca junto a consumidores, colaboradores e parceiros.

– Impulsionamento do posicionamento de marca.

– Abertura de mais canais de relacionamento.

– Comunicação voltada a experiências.

– Criação de vantagem competitiva com relação aos concorrentes.

– Potencialização da conquista de clientes e leads.

– Crescimento do engajamento com a audiência.

– Aumento de faturamento por meio da venda de ingressos ou de produtos.

– Apropriação e geração de conversação a respeito do tema do evento.

Em resumo, o marketing para eventos é uma estratégia eficaz para construir e fortalecer o relacionamento com o público-alvo, aumentar a visibilidade da marca e impulsionar o crescimento do negócio.

Se você está gostando deste conteúdo, assista ao nosso vídeo sobre planejamento para cobertura de eventos para redes sociais:

Assista agora: Como arrasar na cobertura de eventos para redes sociais

Conte com a WOOP Comunicação

Conte com a WOOP Comunicação

Aqui na WOOP Comunicação, entendemos que cada evento é uma oportunidade única para uma marca se destacar e se conectar de forma significativa com seu público-alvo.

Com uma equipe dedicada e apaixonada, oferecemos uma ampla gama de serviços especializados em eventos, desde o planejamento estratégico até a execução impecável da divulgação e cobertura. Confira!

Case WOOP: CONWEG 2024

Realizada anualmente, a CONWEG é a Convenção de Vendas que reúne representantes comerciais da WEG espalhados por todo o país e pelo exterior.

Como em todos os anos, a marca contou com a ajuda da WOOP para a criação da identidade e das estratégias para o evento, em um trabalho sempre realizado a quatro mãos. Em 2024, o tema da Convenção foi “Construindo o amanhã, hoje”.

Para representar este mote, foram criadas peças como convite, tela de palco, backdrops, crachás, troféus, além de diversos vídeos apresentados ao longo da Convenção, incluindo um vídeo de abertura que emocionou e motivou os participantes, e que você pode conferir no link abaixo.

Saiba mais sobre o evento: Grandes eventos merecem grandes entregas

Case WOOP: GUMZ Transforma 2024

Promovido pela GUMZ Contabilidade e Consultoria Empresarial, o GUMZ Transforma é um evento de inovação que reúne diversos palestrantes para falar sobre gestão, cenário econômico, empreendedorismo, performance, criatividade e vendas.​

​Para a terceira edição, que aconteceu no dia 20 de março no Teatro da SCAR, a GUMZ contou com a ajuda da WOOP no planejamento, na estratégia, na criação da identidade e nas vendas dos ingressos.

O evento contou com a palestra principal de Clóvis de Barros Filho, além de outras palestras com grandes nomes do empreendedorismo, como:

– Carlos Eduardo Bonato (Consultor especializado em Gestão Estratégica, Finanças e Turnaround)

– Felipe Scudeler Salto (Economista-chefe e sócio da Warren Investimentos e ex-Secretário da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo)

– Viviane Lunelli (Presidente e acionista da Lunelli)

Além da meta de venda de 550 ingressos, o evento tinha como objetivo a criação de uma comunidade envolvida com os temas sobre os quais a marca tem domínio: a gestão

empresarial e de negócios, a gestão contábil, a retenção de talentos, e as dificuldades de crescimento de uma empresa, por exemplo.

Para atingir esses objetivos, precisávamos conversar com públicos como lideranças empresariais, gestores, proprietários, gerentes e cargos com poder de tomada de decisão, além de setores como RH e Finanças.​

Além de toda a identidade visual do evento, a WOOP foi responsável pela criação de peças como o kit do participante, vídeo, spot de rádio e mídia exterior (outdoor e painel de LED).

Também criamos a estratégia digital, que englobou um site para a venda dos ingressos, posts para mídias sociais e anúncios (Meta Ads e LinkedIn Ads) com objetivo de alcance e tráfego, para levar usuários para o site oficial.

Realizamos um trabalho em conjunto com a assessoria de imprensa e influenciadores digitais, o que garantiu muita mídia espontânea para o evento.

Faltando um mês para a data, a meta de vendas de ingressos já tinha sido 80% conquistada, e no dia da realização, o evento contou com um total de 632 ingressos vendidos, e mais de 800 pessoas participantes.

Saiba mais sobre o evento: Gumz Transforma 2024

Também quer impulsionar seu evento e transformá-lo em um sucesso? Vem conversar com a gente e contar com a expertise constantemente renovada dos profissionais da WOOP na criação de planejamento, identidade e estratégias para marketing de eventos.

Para impulsionar sua marca, conte com a WOOP

Sobre o autor

admin

Gostou deste artigo?
Então assine nossa newsletter e receba nosso conteúdo especial e GRÁTIS.