O que é Conteúdo Interativo e quais são os benefícios para a sua empresa?

Com a rotina cada vez mais frenética do consumidor, fica difícil causar um impacto relevante no seu dia a dia. O TikTok é um grande exemplo de como o consumo de conteúdo passou a ser muito mais rápido e superficial.

Realmente, a pandemia transformou o consumidor em um trem bala de conteúdo, e está cada vez mais difícil causar impacto como marca, o que favorece as estratégias de Conteúdo Interativo.

Continue a leitura e descubra o que é conteúdo interativo e quais são os benefícios que essa estratégia pode trazer para a sua empresa.

O que é Conteúdo Interativo?

Deixe de lado o olhar de profissional da comunicação por um momento e permita que a visão de um consumidor responda a seguinte pergunta: você tem paciência para ler conteúdo estático nas redes sociais? Caso a sua resposta seja “sim”, você faz parte de uma grande minoria.

O ritmo aumentou, e a velocidade com que estamos dispostos a ver um conteúdo também. A não ser, é claro, quando o conteúdo é atrativo demais para ser ignorado. E o que isso tem a ver com o conteúdo interativo? Tudo.

Um conteúdo interativo abrange todos os materiais que possibilitem interação do consumidor, que sejam dinâmicos e criativos. Conteúdos como esse tendem a promover maior engajamento, o que, consequentemente, garante mais dados para gerar análises mais relevantes posteriormente.

Outra vantagem muito boa de quem produz conteúdo interativo é a lealdade que gera com o seu público, já que causa uma ótima impressão e faz a marca se destacar entre as demais.

Conteúdo Interativo VS Conteúdo Passivo

Para facilitar o entendimento, pense que Conteúdo Interativo gera uma interação do usuário (como uma enquete, por exemplo) e o Conteúdo Passivo apenas é visto (uma matéria, um post estático e entre muitos outros).

O Conteúdo Interativo é muito mais atraente para o consumidor porque ele gera uma espécie de conversa com o usuário, aproximando ainda mais a marca.

Segundo a OMS, só no primeiro ano de pandemia, houve um aumento de 25% nos casos de ansiedade e depressão no mundo, favorecendo ainda mais que o consumidor queira se sentir próximo de suas marcas favoritas, como é o caso da Netflix e da sua legião de fãs no Twitter.

Além disso, o conteúdo interativo busca entreter o consumidor fazendo com que as metas de marketing sejam batidas em menos tempo e com menos esforço.

Por que usar estratégias de Conteúdo Interativos?

É importante ter em mente que o marketing de conteúdo está caminhando cada vez mais para que o conteúdo interativo seja uma estratégia básica dentro do marketing digital de resultados.

Outro ponto importante diz respeito aos números. Já foi comprovado que conteúdos interativos garantem mais de 60% de engajamento em comparação com conteúdos passivos (que alcançam apenas 20%), o que gera mais dados para que sejam feitos relatórios de comportamento do consumidor.

Pense em uma troca: você recebe mais informações confiáveis sobre seu target, e ele ganha um conteúdo que realmente seja relevante, agregando ainda mais valor.

Um grande exemplo de conteúdo interativo foi o filme Black Mirror: Bandersnatch, que deu um start na produção de narrativas com finais alternativos.

Como aplicar estratégias de Conteúdo Interativo?

Não existe uma resposta exata sobre como criar um conteúdo interativo, a não ser, é claro, que ele gere uma interação. Cada nicho de mercado conta com as suas particularidades próprias, assim como uma forma de se comunicar com seu target.

Mas, para ficar mais claro, é possível dividir suas estratégias com base no segmento de marketing que sua marca já utiliza, ou possa vir a utilizar.

Marketing de Conteúdo

Inserir conteúdos interativos em uma estratégia de marketing de conteúdo é relativamente mais simples do que nas demais áreas, já que é possível reutilizar materiais ao transformá-los em interativos.

Ao invés de fazer um conteúdo em vídeo ou estático sobre tipos de consumidor, por exemplo, por que não fazer um quiz interativo que mostrará a mesma resposta? Tudo depende da sua criatividade e do que é interessante para a sua marca.

Marketing de Redes Sociais

Além de gerar mais identificação com o consumidor, utilizar ferramentas interativas nas redes sociais também garante mais compartilhamentos orgânicos dentro da plataforma.

Adicionar CTA’s como: “Deixe nos comentários qual é a sua opção preferida: A ou B”, “Curta se você prefere A ou compartilhe se prefere B” são grandes exemplos de conteúdos interativos para as redes sociais.

Marketing de Relacionamento

O consumidor não quer ser visto apenas como mais um número para a marca, ele busca uma identificação, uma parceria, uma amizade com ela.

A empresa Sears criou um quiz sobre mitos e verdades de como utilizar uma máquina de lavar, gerando um conteúdo divertido e que também agrega valor para o consumidor.

ABM

A ABM, ou Account-Based Marketing, é uma estratégia de marketing focada em negócios sempre levando como base dados e métricas.

Como uma estratégia interativa pode colaborar com esse objetivo? Simples, ela irá facilitar e tornar mais rápido o processo de encontrar leads que possam ser convertidos.

Um grande exemplo é uma calculadora, que muitas construtoras utilizam em seus sites, que considera certo período de tempo e mostra o quanto você economizará deixando de pagar o aluguel em comparação com as parcelas da compra de uma casa própria.

Marketing de Influência

Os criadores de conteúdo chegaram para ficar, e o conteúdo interativo também pode potencializar ainda mais o negócio da sua marca.

Distribuir códigos de desconto especiais para os influencers divulgarem nas suas redes, enquetes e muitas outras estratégias não só potencializa as vendas como também traz a certeza de qual o criador de conteúdo que mais está trazendo resultado para a sua marca.

Marketing de Referência

Também conhecido como Marketing Boca a Boca, o Marketing de Referência faz com que os consumidores divulguem marca para outros amigos.

Um grande exemplo de conteúdo interativo que pode ser utilizado nessa estratégia são os descontos entregues como recompensa por indicar um amigo.

Marketing de Afiliados

Uma mistura de Marketing Digital, Marketing de Influência e Marketing de Referência, o Marketing de Afiliados conta com a divulgação de parceiros profissionais.

Uma estratégia de conteúdo interativo que também pode ser utilizada nesse segmento de marketing, por exemplo, é uma calculadora que apresenta, para futuros parceiros, as vantagens de se “associar” com a sua marca.

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