Posicionamento de Marca X Posicionamento de Mercado: Entenda a diferença!

No universo do marketing, duas importantes estratégias aparecem com frequência: o Posicionamento de Marca e o Posicionamento de Mercado. Mais do que apenas palavras-chave, eles são fundamentos para a construção de marcas sólidas e de destaque.

Neste conteúdo, desvendaremos as nuances entre esses dois fundamentos descobrindo como o Posicionamento de Marca encapsula a essência e os valores que tornam uma empresa única, enquanto o Posicionamento de Mercado enfoca a dinâmica competitiva e garante o destaque de uma marca entre seus concorrentes.

Continue lendo e descubra como essas duas definições podem moldar a narrativa da sua empresa rumo ao sucesso.]

Leia também: Net Promoter Score (NPS): A metodologia que pode ajudar o posicionamento da sua marca

Posicionamento de Marca

Posicionamento de Marca

O Posicionamento de Marca vai muito além da definição de uma representação visual para um negócio; ele é a essência que molda a percepção do público-alvo sobre uma marca.

Em resumo, é o conjunto de estratégias de comunicação meticulosamente definidas para criar imagem e personalidade únicas e memoráveis.

Ao definir um posicionamento de marca eficaz, uma empresa conquista três benefícios fundamentais:

Identidade distintiva

O Posicionamento de Marca estabelece uma identidade única, diferenciando-a da concorrência. Ele cria também uma personalidade que ressoa com seu público-alvo destacando características que tornam a marca inconfundível.

Conexão emocional

Ao definir um Posicionamento de Marca, é possível articular mensagens consistentes e que permitem a construção de relacionamentos genuínos com o público-alvo. Essa conexão vai além dos produtos ou serviços estabelecendo laços duradouros e baseados em valores compartilhados.

Reconhecimento duradouro

Uma vez definido, garante que a empresa seja lembrada. Toda interação com a marca reforça sua mensagem central, criando um reconhecimento a longo-prazo que permeia a mente do público-alvo.

Leia também: Marketing Global: Tudo o que você precisa saber para sua marca ir mais longe

O que é Posicionamento de Mercado?

Por sua vez, o Posicionamento de Mercado é o que define a posição relativa que uma marca, seus produtos e serviços ocupam na mente de seu público-alvo.

É uma abordagem estratégica que embasa desenvolvimentos estratégicos das equipes de marketing, comunicação e desenvolvimento de produtos, pois define a visão da marca no mercado e impacta diretamente a percepção do público sobre ela.

Ao abraçar um Posicionamento de Mercado, as empresas se posicionam de maneira estratégica em relação a seus concorrentes e têm capacidade de expressar conscientemente os diferenciais de suas ofertas.

Por que investir em um Posicionamento de Mercado?

O impacto fundamental do Posicionamento de Mercado é criar uma marca distinta e memorável. Isso, além de facilitar a decisão de compra por parte dos consumidores, influencia a lealdade à marca, fornecendo uma vantagem estratégica duradoura.

Ou seja, o Posicionamento de Mercado influencia a jornada de sucesso porque impacta de maneira direta e positiva o cenário competitivo de uma marca.

Leia também: O que é comunicação estratégica e qual a sua importância para a empresa?

Boas práticas na definição de posicionamentos para as marcas

Boas práticas na definição de posicionamentos para as marcas

Definir os posicionamentos de uma marca exige estratégia, experiência e refinamento. Confira, a seguir, duas boas práticas que guiam a construção de uma identidade marcante:

Linguagem consistente: manter uma linguagem coesa em todas as plataformas da marca cria uma experiência unificada para o público e apoia a construção de uma personalidade sólida.

Incorporação de valores: a incorporação dos valores fundamentais de uma empresa em todas as facetas de sua comunicação – desde a publicidade até o atendimento – reforça a autenticidade da marca e constrói confiança.

Apple: um ícone de Posicionamento de Marca

A Apple é uma empresa icônica quando se trata de Posicionamento de Marca. Sua abordagem disruptiva e seu foco no design de seus produtos e suas soluções não apenas a diferenciam como também criam uma conexão emocional com seus consumidores, estabelecendo a marca no imaginário popular como sinônimo de inovação, qualidade e estilo de vida.

Leia também: 5 passos para criar um planejamento de marketing industrial

Coca-Cola: um clássico do Posicionamento de Mercado

Um bom exemplo para ilustrar o poder do Posicionamento de Mercado é a abordagem da Coca-Cola. Sua estratégia de associar a marca à felicidade e momentos de alegria compartilhados a posiciona, além de uma bebida refrescante, como uma fonte de celebração, união e otimismo.

Quer levar sua marca mais longe? Conte com a WOOP!

Em um cenário cada vez mais complexo e competitivo, contar com o apoio de especialistas para a construção das bases sólidas do seu negócio é indispensável. Por isso, conte com a WOOP e sua tripulação de profissionais para levar sua marca ainda mais longe.

Estamos prontos para guiar sua marca rumo a uma jornada de sucesso, tornando-a única, memorável e irresistível para seu público. Dê um #Woopgrade na sua estratégia com a WOOP Comunicação. Agende um café com nosso time!

Sobre o autor

admin

Gostou deste artigo?
Então assine nossa newsletter e receba nosso conteúdo especial e GRÁTIS.