Rebranding: O que fazer para renovar a minha marca?

A sociedade, a indústria, a cultura e até os hábitos das pessoas. Tudo muda. Mudar faz parte da evolução humana e, acredite, continuará fazendo.

Muitos estudos apontam que as transformações sociais e de comportamento serão cada vez mais frequentes. E você, sabe o que rebranding tem a ver com isso? Tudo!

As mudanças que acontecem no mundo influenciam diretamente a cultura, os hábitos e a forma de pensar das pessoas. Isso acaba refletindo em como clientes e consumidores veem e interagem com marcas.

Por isso, neste conteúdo falaremos sobre rebranding. Uma prática que deve ser analisada de tempos em tempos por gestores que acompanham as transformações da sociedade.

Quando é a hora de fazer um rebranding de marca? Existe solução pronta? Quem deve ser chamado para executar esse trabalho? Essas são algumas das perguntas que pretendemos responder nos próximos parágrafos. Vamos nessa?

O que é rebranding?

O processo de construção da identidade de uma marca é conhecido como branding.

O branding envolve a criação de uma imagem, valores e personalidade distintos para a marca, com o objetivo de estabelecer uma conexão emocional com o público-alvo.

Esse processo abrange elementos visuais, como logotipos e design, bem como a forma como a marca se comunica, suas mensagens e a experiência que oferece aos consumidores.

É fundamental para a criação de uma marca forte e reconhecível, que inspire confiança e lealdade dos clientes.

Já o rebranding é mais do que uma atualização visual do desenho de uma marca que já existe; ele é uma transformação mais profunda que aborda a estratégia e a identidade visual.

Esse processo é feito para dar o famoso “refresh” de design, trazendo a marca para os tempos atuais em termos de formas, cores, fontes e, principalmente, de significado.

Existe diferença entre rebranding e redesign de uma marca?

Diferença entre rebranding e redesign

Sim, existe.

O rebranding abrange mais do que a mudança na identidade visual. Envolve uma revisão completa da estratégia de marca, incluindo a definição de novos valores, missão, visão, posicionamento de mercado e até mesmo uma possível mudança de nome da marca.

O redesign, por outro lado, é uma parte específica do rebranding. Ele se concentra principalmente na alteração dos elementos visuais da marca, como o logotipo, cores, tipografia e elementos gráficos.

Razões estratégicas também podem justificar um redesign. Marcas que mudam drasticamente de foco de atuação ou de público-alvo, por exemplo, muitas vezes precisam fazer um rebranding para conversar com novos cenários, novos desafios e novas pessoas.

O trabalho de design dentro do redesign é pegar os objetivos da marca e materializá-los em uma forma gráfica que transmita a mensagem desejada. Tudo através de muito estudo, muita pesquisa e, logicamente, muita mão na massa.

Um case de redesign impactante é o da Ambiental, empresa catarinense de coleta de resíduos. Com mais de 20 anos de história, a Ambiental deseja se recolocar no mercado para reafirmar seu novo posicionamento.Antes e depois da logo da Ambiental

Para mais detalhes dessa transformação, acesse aqui.

Para marcas que querem mergulhar fundo especificamente em significado, indicamos antes do rebranding, um trabalho de DNA de marca.

Já falamos sobre ele aqui no blog. Nesse conteúdo e nesse outro aqui você conhece um pouco mais sobre essa imersão na essência, na vocação, no propósito e em tudo que dá corpo ao DNA. Nós aqui, na Woop, fizemos e recomendamos.

Ok. Mas por onde começo o rebranding? 

Agora que já citamos algumas das razões que levam marcas a fazer essa transformação, fica muito mais fácil para você, gestor, saber se esse é o momento correto para executar esse trabalho.

Aliás, analisar se a sua necessidade é um rebranding ou redesign é o primeiro passo. Portanto, faça essa importante reflexão e compartilhe com as pessoas da sua equipe.

Se a sua marca parece “velha” (aos olhos de clientes e consumidores), se ela não conversa mais com seu público e se ela, colocada ao lado dos concorrentes, já não tem o destaque visual que teve em outros momentos, acredite: a hora de mudar chegou.

Isso que esses são só alguns dos vários pontos que podem ser avaliados. Como citamos anteriormente, questões estratégicas também justificam uma atualização na marca.

Portanto, faça uma lista de “Por que mudar?” e “Por que não mudar?” e tire a prova real com relação ao cenário atual.

Chame um profissional capacitado

Depois de entender que esse é o momento certo para revitalizar, chame um profissional capacitado para executar o trabalho. Esse é um ponto crucial.

Não caia na armadilha de achar que esse assunto pode ser resolvido de uma forma “caseira”, mudando um pouco aqui e ali.

O barato pode sair muito caro. Tanto em questões de receptividade do seu público, que pode rejeitar o resultado final, quanto em aspectos legais, já que muitos amadores copiam trabalhos já executados e entregam como execuções inéditas e exclusivas.

O que pode render processos, custos desnecessários e danos penosos para a sua imagem.

Seja rebranding ou redesign de marca, esse é um assunto para especialistas. Portanto, procure alguém que realmente entenda do assunto.

Nós, da Woop, temos um time completo de Designers, Planners e Diretor de Criação para ajudar a encontrar o caminho certo para a sua marca e, claro, para colocá-lo em prática da melhor forma.

Isso envolve benchmarking (análise de concorrência), pesquisa de tendências e muita, mas muita, cocriação com você, gestor.

Afinal, na hora de, literalmente, desenhar o futuro de uma marca, não existe receita de bolo: cada caso é avaliado, pensado e repensado para chegarmos, juntos, a uma solução que seja coerente com a sua necessidade.

Cobre isso do fornecedor que você pensa em contratar para executar esse trabalho.

Rebrandign na prática

Rebrandign na prática

Agora que você já conhece um pouco mais sobre rebranding de marca, veja alguns dos projetos que executamos aqui, na Woop.

Case de rebrandign: Tetto Empreendimentos

A Tetto Empreendimentos, conhecida por seus projetos exclusivos, procurou fortalecer sua marca e reposicionar-se no mercado.

A Woop realizou um completo trabalho de rebranding e reforçou o marketing digital da empresa, criando o conceito “arquitetura que transforma”.

Logo Tetto antes e depois

Esse slogan foi destacado em uma campanha abrangente, incluindo vídeo manifesto, front lights, posts e um site reformulado.

Os resultados foram impressionantes, com mais de 671.936 impressões no Google Ads e mais de 160 mil pessoas impactadas no Facebook Ads, totalizando 211.357 impressões nos anúncios. Veja mais detalhes aqui.

Case de rebranding: Flexível

A empresa Flexível enfrentava desafios de identidade de marca devido aos diferentes nomes e logos para suas tecnologias em poliuretano. Isso dificultava a associação dos produtos à marca principal e a comunicação com os clientes.

A solução envolveu um redesenho do logo institucional, um novo tagline “Tecnologias em poliuretano” e a introdução do símbolo da letra X estilizada para enfatizar a flexibilidade das soluções.

Logo da Flexível antes e depois

Uma arquitetura de marca unificada com o prefixo “Flexx” foi desenvolvida para todas as tecnologias. Isso simplificou a comunicação e fortaleceu a imagem da Flexível como uma empresa inovadora e líder no mercado de poliuretano.

O trabalho facilitou a equipe de vendas e comunicação da empresa. Veja outros detalhes aqui.

Transforme a sua marca com quem entende

Não deixe para amanhã a revitalização que a sua marca precisa hoje. No branding, o tempo joga a favor de quem é rápido em detectar a necessidade de mudança e faz os movimentos corretos para atualizar a sua imagem.

Se quiser tirar dúvidas, envie uma mensagem pra gente. Vamos responder com toda atenção e dedicação.

Sobre o autor

Johnny Loewen

Johnny Loewen

Redator de origem, Diretor de Criação no dia a dia, guitarrista nas horas vagas, cinéfilo nos fins de semana e filósofo de boteco sempre que surge um convite.

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