SEO e Inteligência Artificial: Como levar sua estratégia de SEO mais longe?

A Inteligência Artificial trouxe inúmeros avanços nas formas como lidamos com a internet e a tecnologia.  

E é claro que a maneira como pesquisamos nos buscadores não poderia ficar de fora, levando a uma verdadeira revolução — ainda em curso — em tudo que conhecemos a respeito de SEO. 

Continue a leitura e venha conosco saber mais sobre a relação entre SEO e Inteligência Artificial, checar os possíveis impactos nos mecanismos de busca e ver dicas de como utilizar essa ferramenta para otimizar a sua estratégia.  

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A relação entre SEO e Inteligência Artificial 

Há algum tempo, a forma como se acessa os buscadores tradicionais já vem sendo modificada, especialmente junto aos públicos mais jovens, como os da Geração Z (nascidos entre 1996 e 2010) e Geração Alfa (nascidos a partir de 2010). 

Essas pessoas têm migrado suas pesquisas dos mecanismos padrão para dentro das próprias redes sociais (Instagram e TikTok, principalmente), ou, ainda no segundo buscador mais importante da atualidade, e que traz resultados no formato que este público mais se interessa: o YouTube. 

Pesquisas apontam que 51% dos mais jovens já preferem realizar buscas no TikTok a acessar o Google, por exemplo. 

Mas com o surgimento das Inteligências Artificiais Generativas, como ChatGPT e Gemini, a forma como utilizamos os mecanismos de busca mudou ainda mais, e estará, cada vez mais, em constante transformação. 

Nesse contexto, é necessário que gestores e profissionais de marketing se perguntem: como ficam suas estratégias de SEO diante de um universo em que as IAs estão presentes não apenas nos mecanismos de busca, mas também na criação de conteúdo? 

Este terreno ainda é bastante nebuloso, mas neste conteúdo, vamos explorar as transformações provocadas pela Inteligência Artificial no contexto de SEO e como usar a IA a favor das suas estratégias nesta área. 

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Quais os impactos da IA no SEO (Search Engine Optimization)?

Impactos da IA no SEO

O SEO é uma importante ferramenta a ser considerada nos investimentos das empresas para que sejam encontradas pelos seus consumidores. Ele é um conjunto de técnicas que exige conhecimento para que sejam aplicadas da forma correta.  

A escolha das palavras-chave ideais e que oferecem a intencionalidade correta, a correlação com cada etapa do funil de marketing, e a relação das definições de SEO com as personas da marca não são tarefas simples de serem determinadas. 

Com o surgimento das Inteligências Artificiais Generativas, essa tarefa se torna ainda mais espinhosa, e para que essas definições sigam sendo realizadas com maestria, é preciso que se passe a levar em consideração mudanças como: 

Conteúdos produzidos por IA 

As IAs passaram a ser utilizadas na criação de textos e imagens voltados ao Marketing de Conteúdo, o que faz com que as produções das marcas estejam cada vez mais parecidas umas com as outras. 

Esse fator faz com que as estratégias de diferenciação e humanização sejam ainda mais importantes para as empresas que desejam se destacar com uma mensagem única junto ao consumidor. 

É importante lembrarmos que as IAs chegaram não para substituir o ser humano na criação e conteúdo, mas para auxiliar os profissionais de marketing na produção de um conteúdo ainda mais rico.  

As inteligências artificiais podem ser aplicadas para facilitar processos que antes levavam muito tempo para serem realizados, como revisões ortográficas, pesquisas de informações, entre outros. 

Sua função é justamente trazer insights e revelar as principais demandas do público para que os profissionais possam construir um conteúdo cada vez mais autoral, personalizado e especializado, fugindo dos conteúdos generalistas e “mais do mesmo”. 

Assim, as palavras-chave de cauda longa, mais nichadas, devem ganhar maior relevância nos processos de SEO, e os conteúdos que conseguirem entregar um maior nível de profundidade, devem se destacar cada vez mais. 

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IAs utilizadas como motor de busca 

Além disso, assim como as buscas da Geração Z já estão migrando para as redes sociais, muitas pessoas já deixaram de buscar por meio das SERPs (Search Engine Results Pages) e passaram a realizar suas consultas exclusivamente por meio de Inteligências, como ChatGPT e Gemini.  

Este fato altera significativamente a forma como as pessoas pesquisam, já que as palavras-chave digitadas na IA vêm em forma de prompt, ou seja, a pesquisa é digitada de uma forma muito mais natural e conversacional do que era nos buscadores tradicionais. 

Além disso, por meio das ferramentas de Inteligência Artificial, o histórico da conversa também é considerado nos resultados entregues, o que torna as perguntas a serem digitadas muito mais fluidas e naturais, como se o usuário estivesse, de fato, perguntando a uma pessoa. 

Assim, a escolha de suas palavras-chave também deve passar a priorizar uma linguagem mais natural e simples, para que seja possível encontrar seu conteúdo por meio das buscas. 

Como aplicar a Inteligência Artificial em SEO no seu dia a dia? 

Inteligência Artificial em SEO no seu dia a dia

Já é possível perceber o quanto as Inteligências Artificiais têm potencial para influenciar a forma como o público busca por informações, e consequentemente, impactar em mudanças na produção e nas estratégias de Marketing Digital.  

Apesar de ainda não estar muito claro todos os impactos que a IA pode gerar para o SEO, o que podemos concluir é que grandes mudanças estão por vir e todos nós precisamos nos manter atualizados e aproveitar os benefícios proporcionados pela IA. 

Abaixo, listamos algumas formas de você aplicar a IA no seu dia a dia para evoluir a sua estratégia de SEO. Confira: 

Utilize a IA como uma ferramenta para análise de palavras-chave 

Use ferramentas de análise de palavras-chave baseadas em IA para identificar oportunidades de palavras-chave relevantes e de alto desempenho para o seu conteúdo. 

Gere sugestões de domínio  

Simplifique a escolha do seu domínio com a assistência da Inteligência Artificial. Peça a sua IA sugestões de nomes exclusivos para agilizar o seu processo de tomada de decisão. 

Criação de briefings  

Utilize a Inteligência Artificial para criação de briefings direcionados à equipe de criação. Otimize seu processo de trabalho para que a estruturação de orientações consuma menos tempo e você possa voltar a sua energia para outras atividades. 

Detecção e correção de erros 

Com a capacidade de identificar e corrigir automaticamente erros ortográficos, gramaticais e de estrutura, a IA para SEO assegura que o conteúdo esteja sempre alinhado. 

Replique seu conteúdo para mais de um idioma 

Independente da língua, a Inteligência Artificial poderá traduzir e adaptar seu texto para os mais diversos idiomas mantendo a otimização para SEO.  

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Otimização para pesquisa de voz 

Se a pesquisa de voz ainda não faz parte das suas estratégias de SEO no marketing digital, é hora de reconsiderar. A maior parte das pesquisas realizadas atualmente pelos usuários é feita por meio de voz.  

Leia também: Como aplicar pesquisa de voz no marketing digital?  

Construa conteúdo baseado em dados

Por meio de algoritmos de IA você poderá analisar tendências de pesquisa e padrões de comportamento do usuário, e assim criar conteúdo otimizado que atenda às necessidades e interesses do seu público-alvo. 

Otimização da estrutura do site 

Use algoritmos de IA para analisar a estrutura do seu site e identificar áreas de melhoria, como tempos de carregamento lentos, URLs complicadas ou links quebrados, para melhorar a experiência do usuário e o ranking nos mecanismos de busca. 

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Implemente chatbots para SEO 

Utilize chatbots baseados em IA para fornecer suporte ao cliente e interagir com os visitantes do site, coletando informações valiosas que podem ser usadas para melhorar a otimização do site e o conteúdo. 

Automatize tarefas repetitivas 

Use algoritmos de IA para automatizar tarefas repetitivas, como a geração de relatórios de SEO ou a identificação de oportunidades de link building, economizando tempo e recursos. 

Implemente testes A/B com IA 

Utilize algoritmos de IA para analisar os resultados de testes A/B e identificar variações que gerem melhor desempenho em termos de SEO, como taxas de conversão mais altas ou taxas de rejeição mais baixas. 

 As Inteligências Artificiais estão indo cada vez mais longe. E a sua marca?

A Inteligência Artificial é uma realidade e vai continuar transformando vidas, revolucionando profissões, impactando o mercado e gerando oportunidades para quem quer ir sempre mais longe. 

Por isso, se você deseja sair à frente e adotar uma estratégia de SEO atualizada, além de produzir conteúdo de forma única, personalizada e especializada, já sabe a quem recorrer, não é mesmo? Fale com a WOOP! 

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