TikTok para empresas: 7 dicas para sua marca vender mais

Certamente você já ouviu a expressão “Maria vai com as outras”, que faz referência aquela pessoa que faz o que todo mundo está fazendo. Pois, no mundo dos negócios é igualzinho.  

Houve uma época que toda empresa “tinha” que ter Orkut, depois Facebook, em seguida Instagram, e agora, chegou o TikTok para empresas 

Mas para conseguir se destacar nessa rede social que já acumula mais de 101 bilhão de usuários no mundo não basta apenas ter um perfil ou estar, é preciso criatividade, estratégia, oportunismo. Então, aperte o cinto e prepare-se e conheça 7 dicas para sua marca fazer sucesso no TikTok.


Antes das
trends, vamos aos números.  

O TikTok é hoje a 4ª maior rede social do mundo e o número de usuários só cresce. O app chinês desenvolvido para criação de vídeos curtos com músicas de fundo caiu no gosto dos brasileiros, que já somam mais de 74 milhões de usuário.  

Hoje o TikTok é uma verdadeira máquina de gerar memes, bordões, jargões, gírias e tudo que você vê nas redes e ouve nas ruas. Pesquisas imparciais trazem números impressionantes do crescimento e do potencial do TikTok no Brasil. Se liga nos dados: 

  • 64% costumam ver conteúdos com temas de humor e descontração.  
  • 57% costumam acompanhar vídeos de quem eles seguem. 
  • 53% acompanham e curtem vídeos de amigos. 
  • 66% utilizam o TikTok com a finalidade de se distraírem. 
  • 65% seguem perfis de humor. 
  • 46% seguem perfis que falam sobre música. 
  • 42% seguem perfil com conteúdo sobre viagens e turismo. 
  • 41% seguem perfis sobre saúde, vida fitness, gastronomia e receitas. 
  • 72% começaram a utilizar durante a pandemia. 
  • 68% consideram uma rede social viciante. 
  • 56% seguem alguma marca ou empresa no TikTok.


Quando o assunto é criar conteúdo para o TikTok, nem o céu é o limite. Entre as trends mais populares e que geram maior engajamento, estão desafios (challenges), conteúdo com base em hashtags populares, vídeos de dança, comentários e opiniões, hacks e truques secretos e recortes de vídeos de podcast. 
 

Segundo a pesquisa, 39% dos usuários participam de trends e 54% gostam de ficar por dentro dessas tendências do TikTok. 


Mas será que o TikTok é para sua empresa?

Amigos do marketing, diretores, gerentes e analistas, provavelmente é sim!
Analisando seu público-alvo e a identidade da sua empresa, você terá rapidamente essa resposta. Caso esteja preocupado em justificar esse investimento, foque em números que podem se traduzir em vendas, lucros, crescimento e resultados. Como, por exemplo:  

  • 42% dos usuários usam para acompanhar e curtir os vídeos de marcas que gostam. 
  • 66% conheceram produtos que nunca tinham visto no TikTok. 
  • 53% gostariam que as marcas que consomem utilizassem mais o TikTok. 
  • 35% já compraram algum produto ou serviço que descobriram no TikTok. 
  • 43% já compraram algum produto ou serviço indicado por alguém no TikTok. 
  • 37% já deixaram de comprar um produto ou serviço por alguém ter falado mal dele no TikTok.


Seja dancinha, passinho, filtro, dublagem ou desafios, a melhor trend
é sua empresa estar no TikTok, conversando com o seu público, compartilhando conteúdo, gerando engajamento e criando relacionamento com a sua marca.  

TikTok para empresas: Confira as 7 dicas para sua marca vender mais

Se você pretende aderir ao TikTok para empresas, separamos para você sete dicas essenciais para que você aproveite o potencial dessa rede social e venda mais. Confira!  


Seja presente, constante e criativo 

O TikTok já tem força e números expressivos para ser considerada uma rede social indispensável em um plano de marketing digital para negócios. Todo esse potencial pode e deve ser explorado para impulsionar as vendas dos seus produtos ou serviços.  

Quando se trata de lançamentos, aumentar a frequência e lançar spoilers tende a gerar engajamento do público. 


Envie seus produtos para que os influencers conheçam, testem e avaliem  

 A pesquisa também revelou que 70% dos usuários seguem influenciadores no aplicativo, o que mostra a importância do marketing de influência.  

Por isso, parcerias com digital influencers são sempre oportunas e lucrativas, pois os criadores de conteúdo já têm um público fiel e acabam gerando maior visibilidade e credibilidade para sua marca e produto.


Seja menos lojista e mais TikToker 

Mantenha sua essência de vendedor, mas pense como um TikToker. Seja criativo, ousado, capriche nos filtros e efeitos visuais, e mostre as qualidades, as utilidades e as vantagens do seu produto se aproveitando das trends mais populares. 


Todo mundo curte uma promoção e adora um desconto

Criar promoções especiais e cupons de descontos exclusivos para conquistar mais seguidores e alcançar maior engajamento é sempre uma boa ideia, ainda mais se você estiver começando no TikTok. Use sua imaginação e explore datas comemorativas e ocasiões especiais. 


Não ignore seu público 

Isso quer dizer: sempre responda os comentários. Interagir com os seus seguidores é essencial para transformar seu conteúdo em vendas que geram lucro.  

Tão importante quanto responder os comentários, é incentivar seu público a interagir com o seu conteúdo. Busque o feedback dos seus seguidores, encoraje-os a reagir. 


Fique atento
às trends

Nem todas as tendências e novidades que surgem diariamente no TikTok têm pertinência ou coerência com a sua marca, mas se você ficar atento às trends mais populares e conseguir conciliar a uma oportunidade de vendas, a um lançamento ou promoção, ou a uma data especial, seu conteúdo pode gerar bastante engajamento e visualização. Mantenha-se atualizado!


#TikTokMadeMeBuyIt 

 Essa hashtag, que em tradução livre significa “O TikTok me fez comprar isso”, já supera 20 bilhões de visualizações e mostra o poder de influência da plataforma sobre as pessoas. Se você rolar essa hashtag, descobrirá que os criadores de conteúdo estão compartilhando itens que compraram após vê-los no TikTok.


Agora que você já conhece os números e sabe as dicas para sua marca fazer sucesso no TikTok, só falta uma boa estratégia de marketing digital para dar aquele
#woopgrade na sua comunicação. Quer levar sua empresa mais longe nas redes sociais? Fale com a gente, conte com a Woop e vamos juntos!

 

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