Como aplicar a inteligência artificial no marketing de forma estratégica?

Muito se falou, especialmente nos últimos 2 anos, a respeito de IA Generativa, principalmente em função do surgimento de ferramentas como o ChatGPT e o Bard. Mas você sabe o que significa na prática a Inteligência Artificial?

Bom, uma coisa é certa: aquela do filme de Steven Spielberg, que consegue estabelecer relações emocionais com os seres humanos, buscar por consciência e identidade próprias, e deixar o homem com medo de ser substituído ou eliminado por completo, ainda está um pouco distante.

Neste post, vamos explicar por que você não precisa se preocupar em ser substituído por uma máquina, além de expor quais são algumas das oportunidades oferecidas pela aplicação da Inteligência Artificial no Marketing de forma estratégica.

Leia também: Inovação de marketing: conheça o conceito capaz de diferenciar a sua empresa

O que é Inteligência Artificial (IA)?

O que é Inteligência Artificial (IA)

Na verdade, a Inteligência Artificial nada mais é do que um software que busca “imitar” ou “mimetizar” o comportamento humano. Falando dessa forma, realmente parece que elas vão nos substituir amanhã, não é mesmo?

Mas não se preocupe. Elas estão aqui mais para somar do que para reduzir nossa atuação.

Seu grande objetivo é dar agilidade e escalabilidade a tarefas que não precisam necessariamente ser efetuadas por um ser humano. Por exemplo:

Se em sua empresa, você precisa captar, compilar e analisar uma grande quantidade de dados referentes ao ano anterior para uma tomada de decisão para o novo ano, a coleta e compilação de dados em uma planilha é uma tarefa mecânica que não precisa ser realizada por você.

Já a análise dos dados trata-se de uma tarefa mais estratégica e que exige conexão entre informações, avaliação de contexto, análise da adequação aos objetivos da companhia, entre outros pontos que um ser humano tem muito mais capacidade para executar do que um sistema.

Mas o trabalho como um todo se torna muito mais produtivo e ágil quando combinamos os dois fatores: o humano, e o da inteligência artificial.

Quais os impactos que a IA pode ter no Marketing Digital

Marketing Digital e IA são temas que conversam por si só. Ambos são relacionados à tecnologia e à digitalização, e surgem para automatizar tarefas e tornar as atividades mais eficientes.

Por isso, a combinação desses dois temas é uma estratégia vencedora para quem deseja extrair o máximo potencial de sua atuação de Marketing.

Benefícios e desafios da IA no Marketing Digital

Seja em Marketing Digital ou em qualquer outra aplicação, a Inteligência Artificial veio para trazer produtividade e assertividade ao dia a dia das pessoas.

Alguns de seus principais benefícios estão no fato de serem capazes de realizar com rapidez o trabalho que um ser humano levaria diversas horas ou dias para completar.

Ela surge a partir do desafio que um ser humano enfrenta ao coletar e gerenciar uma grande quantidade de dados, mas consegue analisar com profundidade um dado específico. Portanto, com a IA, acontece justamente o contrário.

Quanto mais dados ela tiver, mais assertiva será a sua análise e tomada de decisão. Ou seja: ela vem justamente para complementar o trabalho humano naquilo em que ele não é tão especializado.

Entre os desafios, está o conhecimento dos profissionais da área a respeito da utilização da IA da forma mais assertiva e estratégica.

Por isso, visando ajudar você a ter ainda mais eficiência nas suas estratégias de Marketing, reunimos abaixo as principais maneiras de utilizar a IA no Marketing Digital.

Quais as formas mais estratégicas de utilizar a IA no Marketing Digital

Vamos conhecer algumas das formas mais estratégicas de “ensinar” a IA a trabalhar ao nosso favor no Marketing Digital?

Formas mais estratégicas de utilizar a IA no Marketing Digital

Vamos conhecer algumas das formas mais estratégicas de “ensinar” a IA a trabalhar ao nosso favor no Marketing Digital?

Inteligência de dados

No Marketing Digital, a IA pode ser uma importante aliada para auxiliar na análise de uma quantidade massiva de dados afim de identificar tendências, padrões de comportamento do consumidor e extrair insights poderosos para alavancar as vendas.

Machine learning

Lembra que falamos ali em cima que existem algumas questões que o ser humano tem uma maior capacidade de executar do que uma máquina?

Por meio do Machine Learning, é possível fazer com que os dados compilados pela IA a ajudem a tomar uma decisão assertiva baseada em critérios que foram imputados e absorvidos pela máquina.

É assim que funcionam os algoritmos das redes sociais ou das ferramentas de streaming, por exemplo. Quanto mais você utiliza o Instagram ou o Spotify, por exemplo, mais a ferramenta sabe o que recomendar para você.

Geração de conteúdo

As IAs podem ser uma ajuda interessante também na criação de conteúdo.

Elas podem ser úteis tanto para a geração de conteúdos mais técnicos e repetitivos, como descrições de produtos e criação de manuais, quanto para auxiliar na criação de conteúdos criativos, como insights de títulos, naming, geração de imagens, entre outros.

Quando falamos de Inteligências Generativas, como ChatGPT e Bard, tudo é uma questão de saber como escrever o prompt para fazer a solicitação à IA.

Segmentação de leads

Um dos mais extensos trabalhos do Inbound Marketing é a segmentação de leads e criação de listas e fluxos de acordo com o seu perfil e comportamento de compra.

Adivinha? A IA também pode ajudar neste ponto, ajudando você a criar campanhas de marketing mais focadas e direcionadas aos públicos certos.

Leia também: Gestão de leads: aumente suas vendas com essa estratégia

Previsões de orçamentos de marketing e previsões de vendas

Com base em dados históricos obtidos em períodos anteriores, a IA pode ajudar você a calcular e prever quais valores precisam ser alocados em cada área, frente ou necessidade de marketing. Além disso, ela pode simular quais são as previsões de vendas para períodos futuros.

Leia também: Como sua empresa pode alcançar a maturidade no marketing digital

Gostou de conhecer algumas das funções da IA dentro do Marketing Digital?

É claro que, para além das opções que trouxemos, existem muitas outras possibilidades de uso dessa tecnologia dentro do Marketing. Basta adequar a funcionalidade raiz da IA à necessidade que você possui no seu segmento para descobrir inúmeras outras aplicações.

Nossa CEO Silene Wolf Buzzi, nosso Diretor de Criação Johnny Loewen e nossa Head de Estratégia Taís Mendes Lucena comentaram um pouco a respeito do uso da IA na WOOP. Dá uma olhadinha no nosso Instagram!

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