Como utilizar o ChatGPT no Marketing Digital

O lançamento do ChatGPT no final de 2022 surpreendeu muita gente que até bem pouco tempo atrás tinha dúvidas da capacidade de uma inteligência artificial escrever um texto que não fosse robotizado.

A ferramenta não só escreve bem, como escreve de forma coerente, embasada e humanizada, se apresentando como uma oportunidade para as marcas conversarem com o seu público.

Já são mais de 100 milhões de usuário em todo mundo, infinitas possibilidades e uma pergunta: como utilizar o ChatGPT no Marketing Digital?

O que é o ChatGPT?

Para mostrar o poder dessa ferramenta e sua capacidade, usamos o próprio ChatGPT para explicar o que ele é e o que faz.

“Chat GPT é uma plataforma que usa Inteligência Artificial para criar diálogos automatizados com usuários. Com ela, é possível criar bots de atendimento ao cliente, atualizar páginas de produtos e serviços, responder perguntas frequentes e muito mais.  A tecnologia usada para criar esses diálogos é chamada GPT-3 (Generative Pre-trained Transformer).

É uma Inteligência Artificial de ponta-a-ponta, que oferece resultados mais humanos, pois foi treinada com milhares de conversas reais. Ela é útil para empresas que querem oferecer aos seus clientes uma experiência de atendimento mais rápida e personalizada.”

Basicamente, o ChatGPT é uma poderosa ferramenta para processamento de linguagem natural treinada pela OpenAI, capaz de responder a perguntas sobre variados assuntos, resolver problemas lógicos e fornecer soluções adequadas por meio de mensagens contextualizadas.

Inteligência artificial em parceria com a criatividade humana

Não, o ChatGPT não é um “Google de Textos” que gera resposta padrão. As respostas e diálogos são gerados com informações obtidas em bancos de dados, publicações na internet e outras fontes do mundo digital.

É uma ferramenta que se aprimora com o uso, em um tipo de machine learning que alimenta a plataforma em busca das informações mais precisas e completas. Isso quer dizer que é preciso saber fazer as perguntas e criar os contextos para obter respostas pertinentes e inteligentes.

Ou seja, a inteligência humana ainda se faz essencial para o desenvolvimento da inteligência artificial, que já impacta o dia a dia de 54% dos brasileiros.

Segundo pesquisa da Hibou, empresa de pesquisa e insights de mercado e consumo, 78% dos brasileiros acreditam que as máquinas e a inteligência artificial vão substituir postos de trabalho; e 45% das pessoas afirmam que ter operadores humanos para programação de ferramentas com IA é essencial.

Falando especificamente sobre Chat GPT, o estudo revela que 6% dos brasileiros já testaram a ferramenta para conhecer sua utilidade, sendo que 85% dos que utilizaram pretendem continuar usando, 51% afirmam que usará conforme a necessidade, 27% usará se for gratuito e 7% usará mesmo que seja paga.

Números, possibilidades e oportunidades para gerar novos negócios

O ChatGPT apresenta diversas possibilidades de uso para todo tipo de público, estudantes, professores, empresas e profissionais de diversas áreas para as mais diferentes finalidades.

Ela é uma excelente estratégia para que as marcas se conectem com os seus clientes através de um atendimento ágil e humanizado. Entre as principais possibilidades que o ChatGPT oferece, estão os serviços de pós-atendimento, traduções de texto e auxílio em processos de venda e gestão, bem como geração de insights.

Todas essas funcionalidades vão de encontro a outros dados apresentados no estudo citado anteriormente, os quais revelam que 52% dos brasileiros aprovam o uso do ChatGPT desde que isso facilite o entendimento das respostas, enquanto 43% querem ser entendidos em suas demandas e outros 39% desejam ser ouvidos em suas reclamações.

Mas é importante lembrar que: 33% desejam ser reconhecidos e que seu histórico junto à marca agilize a comunicação. Já 42% acreditam que a ferramenta pode ajudar as marcas a ensinarem sobre o melhor uso dos seus produtos.

Para finalizar os números, 31% querem receber indicações de produtos e serviços alinhados aos seus interesses, no momento certo; 30% desejam receber avisos sobre novidades ou promoções de acordo com suas afinidades; e 16% esperam que sejam criados produtos com os quais se identifiquem.

São números que apontam o desejo do consumidor por um atendimento mais ágil e uma comunicação personalizada, que entende suas necessidades, identifica seus interesses e prioriza sua experiência, oportunizando satisfação e crescimento.

Como usar o ChatGPT no Marketing Digital

Confira a seguir algumas estratégias que você pode utilizar o Chat GPT nas estratégias da sua empresa.

Criação de Chatbots

É uma oportunidade para interagir com os clientes de forma personalizada, podendo ser utilizado em sites, aplicativos e redes sociais para responder perguntas, oferecer suporte, recomendar produtos e serviços e até realizar vendas.

Insights para geração de conteúdo

Obtenha insights para geração de conteúdo para blogs, redes sociais e outras plataformas digitais, treinando a plataforma para gerar informações de diferentes temas e variados estilos, otimizando tempo e recursos no processo de criação.

Análise de dados

A alta capacidade de análise de grandes quantidades de dados permite identificar tendências e padrões de comportamento, contribuindo para campanhas de marketing, desenvolver novos produtos e serviços e oferecer experiências personalizadas.

Pesquisa de mercado

Aproveite a capacidade de análise da ferramenta para realizar pesquisas rápidas e precisas, treinando o modelo para avaliar respostas e identificar padrões e tendências de comportamento que ajudam na elaboração de uma estratégia mais assertiva.

As inteligências artificiais estão indo cada vez mais longe. E a sua marca?

A inteligência artificial é uma realidade e vai continuar transformando vidas, revolucionando profissões, impactando o mercado e gerando oportunidades para quem quer ir sempre mais longe.

Se você quer saber mais sobre Chat GPT, entender tudo que o Marketing Digital oferece e ficar por dentro das tendências e novidades do mercado, acesse nosso blog.

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