Compras on-line no Brasil evoluem anos em poucos meses

“Não são as espécies mais fortes que sobrevivem nem as mais inteligentes, e sim as mais suscetíveis a mudanças.” Essa afirmação que justifica a Teoria da Evolução de Charles Darwin é perfeita para ilustrar a transformação no hábito de compras do brasileiro.

A pandemia nos impôs um “novo normal”, e, com a necessidade de ficar em casa, até mesmo o consumidor mais conservador esqueceu suas inseguranças e se entregou à comodidade e à facilidade de comprar pela internet. Essa talvez não seja a única, mas com certeza é a principal causa das compras on-line no Brasil evoluírem anos em meses.

Se até o primeiro trimestre de 2020 muita gente torcia o nariz para as compras on-line, hoje a realidade é literalmente outra. Milhões de pessoas que nunca haviam feito uma compra pela internet experimentaram essa praticidade e adotaram essa modalidade como rotina. Não é por acaso que o e-commerce viveu um boom no ano passado.

E-commerce: da evolução à consolidação

Os números mostram o crescimento fenomenal e o quanto as compras on-line evoluíram anos em apenas alguns meses.

O tíquete médio de quem faz compras pela internet subiu de R$ 404,00 no primeiro semestre de 2019 para R$ 427,00 no primeiro semestre de 2020. Enquanto isso, mais de 7 milhões de pessoas fizeram sua primeira compra on-line no Brasil nesse mesmo período. O resultado é um crescimento de 47%, com mais de 41 milhões de usuários ativos no e-commerce.

O que antes era visto como um “novo normal” agora já pode ser considerado habitual. Isso porque as previsões para 2021 mostram que as compras on-line cairão ainda mais no gosto popular.

Segundo pesquisa realizada pela Ebit/Nielsen, as vendas no comércio eletrônico devem crescer 26% e alcançar R$ 110 bilhões neste ano, com 16% de aumento no número de pedidos, que devem superar a marca de R$ 225 milhões, com valor médio de R$ 490,00.

A digitalização veio para ficar

De acordo com uma pesquisa feita pela EY Parthenon, as pessoas apresentaram uma tendência de visitar cada vez menos as lojas físicas, além de reduzir os gastos com produtos não essenciais e, acima de tudo, consumir mais produtos pela internet. Tudo isso vem ao encontro da transformação que estamos vivendo e faz parte das expectativas para o “novo normal”.

Inclusive, essas mudanças afetaram diretamente as pequenas e médias empresas, que tiveram que adaptar o seu modelo de negócio e buscar soluções digitais, investindo em marketplace ou na criação de um e-commerce próprio, por exemplo.

Por isso, esteja presente no Universo digital!

Já que o comportamento, o hábito e a forma de comprar mudaram, o mais coerente é que sua marca evolua com essa transformação. Não tem mais como não estar presente no mundo digital. Seja nas redes sociais para divulgar seu produto ou serviço e dizer ao mercado quem é sua marca e o que ela faz, seja com um e-commerce para levar seu produto aos lugares mais distantes.

Um e-commerce bem feito, completo, seguro e organizado é como aquela loja que a gente adora entrar. Um canal nas redes sociais para atender o público é como aquele vendedor atencioso que está sempre disposto a ajudar. É assim, levando para o mundo digital todo cuidado que existe no seu ponto de vendas, que você vai conquistar novos clientes e surpreender aqueles que já preferem a sua marca, mas que agora descobriram uma nova maneira de comprar e encontrar o que procuram.

Comprar sem sair de casa é o novo normal que veio para ficar mesmo quando tudo isso acabar. Afinal, pense com a gente: se o seu concorrente vai até o seu cliente, por que o seu cliente sairia de casa para ir até você? As respostas poderiam ser: “porque meu produto é diferente” ou “porque meu atendimento é melhor”. Talvez isso possa até funcionar por algum tempo, mas as previsões indicam que cada vez mais os consumidores optarão por compras online. Portanto, para garantir bons resultados para o seu negócio, é fundamental compreender o novo comportamento do consumidor e colocar em prática estratégias digitais o quanto antes.

Com uma boa estratégia e a experiência de quem entende de marketing digital, é possível oferecer essas mesmas experiências de maneira on-line e levar sua marca cada vez mais longe.

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Sobre o autor

Jean Pierre

Jean Pierre Boos

Publicitário nostálgico contemporâneo, pai de gato e usuário de all star. Otimista incorrigível, se dedica a entender coisas que um dia saberá, talvez.

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