Marketing Sensorial: a arte de conquistar clientes por meio dos sentidos

O cheirinho da marca Melissa e da MMartan é só uma parte de como o marketing sensorial pode memorizar um negócio na mente do consumidor.

Esta estratégia de venda cria uma atmosfera perfeita de vendas, já que desperta o interesse de compra através de sentidos que são atrelados aos sentimentos de bem-estar, necessidade e desejo de aquisição.

Hoje em dia, o consumidor é impactado a cada minuto por uma marca diferente, o que torna ainda mais difícil gerar um reconhecimento imediato e a preferência dele sobre o que sua marca oferece. É justamente aí que entra o marketing sensorial.

Neste conteúdo, você descobrirá como essa estratégia de marketing pode tornar sua marca memorável para o consumidor.

O que é marketing sensorial?

Muito além de comunicar e mostrar para o consumidor que sua marca é relevante e uma autoridade no assunto, é preciso envolvê-lo. E para envolver o consumidor, nada melhor do que criar memórias afetivas.

Ao criar um vínculo sensorial com o consumidor, ou seja, que faça uso estratégico de um ou mais dos cinco sentidos, é possível influenciar o consumo de um determinado produto.

Em outras palavras, se o consumidor criar um vínculo sensorial com sua ação comunicacional, é bem provável que ele recorde da sua marca como um todo.

A ideia do marketing sensorial, também conhecido como marketing de experiência, é estimular os sentidos do consumidor ao ponto que a experiência atinja o seu subconsciente, gerando assim reações desejadas e a necessidade de compra.

Como fazer uso prático do marketing sensorial?

Veja a seguir como atingir os cinco sentidos por meio de uma comunicação estratégica e assertiva aplicada a sua marca.

Olfato

Quem é que nunca sentiu vontade de ir ao cinema após sentir o cheiro de pipoca? Ou, ainda, quem é que nunca lembrou da infância ao passar perto de uma loja Melissa e sentir o cheirinho clássico de seus produtos?

É aí que o olfato é estimulado em uma estratégia de marketing sensorial.

Além de estimular o desejo instantâneo de compra, o olfato também estimula a lembrança de memórias da vida de uma pessoa e, quando estimulado corretamente, gera um vínculo instantâneo entre o consumidor e a marca.

Paladar

O paladar traz o ‘gostinho’ da marca, tornando-se palatável e memorável. Todas as pessoas gostam de comer e de sentir o prazer de um alimento satisfatório, o que faz do paladar uma ótima opção para estimular os sentidos do consumidor.

Na prática, o paladar pode ser estimulado em três possíveis estratégias: no mimo, no aguardo e na lembrança. Quem é que não gosta de receber um mimo e se sentir lembrado por uma marca? Agora imagina se a lembrancinha for saborosa!

Mas calma, você também pode estimular o marketing sensorial do paladar com snacks e bebidas em salas de espera, para tornar aquele momento positivo. E, por fim, a sua marca pode estimular um sabor específico e memorável, por exemplo, a Coca-Cola é inconfundível.

Visão

Está é uma estratégia que exige um bom branding de marca! O consumidor é bombardeado diariamente com diversas marcas, e para facilitar sua lembrança de marca é ideal que o negócio siga uma identidade visual bem definida.

Fast-food representado pelas cores amarelo e vermelho? McDonalds. Refrigerante representado por letra cursiva e cores vermelho e branco? Coca-Cola. E por aí vai.

Quanto mais fácil for a identificação do consumidor com um padrão estético, maiores serão as chances de ele lembrar de um negócio específico.

Audição

Restaurantes com carne assada na hora e música sertaneja são um grande exemplo da audição agregada ao marketing sensorial, já que a maioria dos brasileiros estão acostumados a ouvirem músicas tradicionalmente brasileiras enquanto fazem churrasco aos domingos.

Outro exemplo, é quando você entra em uma loja que sempre toca um estilo musical que marca a sua experiência, ou quando vai a um restaurante e está tocando uma música italiana, por exemplo, influencia na sua escolha de prato e acompanhamentos.

O uso da audição nas estratégias de marketing sensorial facilita a memória do consumidor, já que estimula a lembrança.

Manter uma identidade sonora também facilita que o consumidor associe sua marca instantaneamente ao ouvir melodias parecidas com aquela, como no caso do ‘Tu-dum!’ da Netflix.

Tato

Não é preciso pensar tão fora da caixa para estimular o tato do consumidor, como é geralmente associado.

Você pode criar uma identidade de marca ao estimular o contato do consumidor com alguma superfície texturizada, como o caso de embalagens diferenciadas, por exemplo, mas você pode ser ainda mais sucinto.

Para facilitar, pense que o seu negócio oferece serviços demorados, como procedimentos estéticos. Se o seu consultório e a sua sala de espera contar com poltronas confortáveis e limpas, causará um estímulo de tato positivo no consumidor.

Conheça as vantagens de aplicar o marketing sensorial

Além de ser uma estratégia diferenciada e exclusiva da sua marca, o marketing sensorial cria um vínculo emocional com o consumidor, estimulando assim o desejo de compra e fidelizando clientes em consumidores recorrentes da sua marca.

Apostar em estratégias de marketing sensorial gera experiências únicas para o consumidor, auxiliando o seu negócio a divulgar de uma forma diferente o seu serviço ou produto ofertado, assim como criar uma identidade de marca mais forte e bem estruturada.

O marketing sensorial ativa no seu consumidor a criação de memórias afetivas, gerando ainda mais valor a experiência que sua marca oferece como um todo.

  • Aumenta o engajamento emocional: ao utilizar estímulos sensoriais como sons, cheiros, texturas e sabores você pode despertar emoções e criar uma conexão emocional mais forte com a marca.
  • Diferenciação da concorrência: num mercado altamente competitivo, essa estratégia pode te ajudar a se destacar dos concorrentes, pois atrai atenção das pessoas.
  • Reforça a identidade da sua marca: ele permite que você transmita valores, personalidade e identidade da sua marca de forma eficaz, por isso é importante que cada elemento sensorial seja escolhido cuidadosamente.
  • Aumento do reconhecimento de marca: esses estímulos sensoriais têm o poder de criar memórias duradouras associadas a marca, aumentando as chances dos consumidores lembrarem de você e te escolherem na hora de realizar uma compra.
  • Melhora a experiência do cliente: ele pode melhorar a experiência geral do cliente, tornando-a mais agradável e envolvente, resultando em clientes mais satisfeitos.

Gostou desse conteúdo? Assine a nossa newsletter e fique por dentro das novidades e insights do mundo da publicidade.

Sobre o autor

admin

Gostou deste artigo?
Então assine nossa newsletter e receba nosso conteúdo especial e GRÁTIS.