7 dicas para aumentar o conhecimento de marca (Brand Awareness)

O universo do marketing é dinâmico e vive se reinventando para levar empresas mais longe e trazer o público mais perto.

Vivemos na era da experiência, onde as pessoas querem conhecer mais sobre as marcas com quem estão se relacionando, como se posicionam e o que pensam. Para se posicionar na mente e no coração das pessoas, é preciso se dedicar ao que chamamos de brand awareness.

Descubra o que é essa estratégia de branding, e conheça 7 dicas para aumentar o conhecimento de marca.

O que é conhecimento de marca (brand awareness)?

É uma estratégia de branding que pode ser definida como reconhecimento de marca. É uma forma de criar conexões e relações genuínas com o púbico, que se identifica ao conhecer o discurso, os propósitos e os valores da empresa.

Essa familiaridade fortalece a confiança na marca e seus produtos, constrói relacionamentos duradouros e gera resultados institucionais e comerciais.

Já ouviu falar em lovemarks? São marcas que atingiram muita fidelidade do seu público. São marcas amadas, que movem multidões nas redes e nas ruas, que transformam seus clientes em embaixadores da marca, por exemplo: as filas que se formam em frente às lojas da Apple e os fãs da Coca-Cola.

Numa era em que as comunidades são cada vez mais fortes e o “marketing boca a boca” está mais vivo do que nunca, o reconhecimento de marca é ainda mais importante para facilitar a jornada de compra. Ele influencia na decisão de compra e aumenta o alcance e a influência que a marca traz.

Importância do brand awareness para o seu negócio

Agora, pare e pense: como você quer que a sua marca seja lembrada daqui a 10 anos? O brand awareness é fundamental na construção de um legado que vai ajudar a posicionar sua marca e torná-la reconhecida pelo valor e não apenas pelo preço.

Afinal, a concorrência pode copiar promoções, ofertas e até mesmo características de produtos, mas a essência da sua marca, aquilo que só ela pode dizer e que a torna tão única, ninguém imita.

Por isso, o reconhecimento de marca deve ser considerado uma vantagem competitiva. Pois, além de tudo, ele aproxima, diferencia, cativa, conecta e cria oportunidades de conexão com as pessoas.

Aumenta as vendas

Uma boa estratégia de brand awareness gera identificação, que se transforma em confiança, resultando em vendas. Essa conexão de interesses e afinidades faz clientes virarem fãs da marca, indicando e recomendando e convertendo essa admiração em ainda mais vendas.

Eleva o alcance da marca

Os clientes que acabam se tornando embaixadores da marca, compartilham e indicam seus produtos e serviços, potencializando o alcance da marca.

A presença e o engajamento nas redes sociais se fortalecem, o acesso ao site aumenta, as vendas pelo e-commerce e a procura no PDV crescem. Quem confia na sua marca, impulsiona o seu reconhecimento.

Impulsiona as campanhas de marketing

Uma marca reconhecida e lembrada pelos seus valores e propósitos contribui para o sucesso das campanhas de marketing.

Com uma identidade sólida e um posicionamento que gera identificação, o planejamento e a criação se tornam mais assertivos em sua estratégia e mensagem, ajudando a impulsionar campanhas nas redes sociais, nos sites, nos blogs e no e-mail marketing.

7 dicas para aumentar o conhecimento de marca

Confira a seguir 7 dicas de ouro para aumentar o conhecimento de marca e levar sua marca mais longe.

1. Vá aonde seus clientes ou prospects estão

Identificar o seu público é tão importante quanto saber onde ele está, a hora de planejar a melhor estratégia para levar sua mensagem até ele.

Diversifique, marque presença e invista em mídia paga, postagens em redes sociais orgânicas ou conteúdo de blog relevante para ajudar seu público a conhecer a sua marca e entender quem ela é, e que está ali para atender seus desejos e necessidades.

2. Marque presença e interaja com o seu público

Não se esqueça dos canais de marketing tradicional, mas tenha atenção especial às tendências do seu público.

  • Análise qual comunidade está sendo a mais relevante para eles neste momento;
  • Pesquise quais sites ou redes eles seguem;
  • Procure saber quais desafios ou dores estão enfrentando.

As respostas dessas perguntas são determinantes para fazer sua marca ser percebida, lembrada, reconhecida e admirada.

3. Crie conteúdo autêntico e compartilhe

Conteúdo relevante funciona, engaja e dá resultado! Para aumentar o reconhecimento da sua marca e expandir suas credibilidades em uma comunidade cada vez maior, participar de lives e videoconferências, escrever artigos e conquistar seguidores nas redes sociais é uma estratégia inteligente.

Quando seus artigos, vídeos ou publicações estiverem disponíveis, compartilhe com amigos, seguidores e contatos.

Lembre-se: não é necessário estar em todas as plataformas ao mesmo tempo, basta estar presente naquelas que mais transmitem quem sua marca é de verdade, e que tenham relação com o seu posicionamento e público.

4. Cuide bem do seu site

Quanto mais visitantes você tiver em seu site, mais as pessoas conhecerão sua marca e saberão quem ela é. Para isso, é preciso facilitar o acesso, que resulta em um bom tráfego.

Um site responsivo, adaptado para mobile, rápido e com bons conteúdos é indispensável. Você pode usar o Google Analytics para analisar as origens de acesso e saber o que tem se mostrado mais eficaz para aumentar o tráfego e a conscientização.

5. Tenha uma identidade visual própria

A identidade visual diz muito sobre uma marca. Por isso, na hora de escolher cores, imagens, fontes, símbolos e elementos para site, redes sociais e campanhas, tenha o cuidado e a sensibilidades para que ela traduza a sua essência e permita a fácil identificação e reconhecimento da sua marca.

6. Leve a satisfação do seu cliente a sério

Não basta só mostrar ao cliente quem sua marca é e tudo que ela faz. Pois, mais do que conhecer a sua marca, as pessoas querem saber o que a sua marca pode fazer por ela.

E o que seria? Agradar, ouvir, resolver, atender, no PDV ou nas redes sociais. Tudo isso junto gera satisfação, que gera preferência, que gera indicação. Se a sua marca quer ser percebida como única, trate o seu cliente como se ele também fosse único, do pré ao pós-venda.

7. Seguidores que viram fãs

Quando se trata de reconhecimento de marca, qualidade vale mais que quantidade. Logo, foque em alcançar um público que realmente se identifique e esteja querendo o seu produto ou serviço.

Saber em qual plataforma o seu cliente ou prospect está é importante para concentrar seus esforços para transformar seguidores em fãs.

Marcas reconhecidas vão mais longe

Agora que você já sabe a importância de investir em brand awareness, que tal entender mais sobre O que é Rebranding, conhecer mais sobre Design Thinking ou descobrir os Impactos da Transformação Digital no Marketing?

Nosso blog está repleto de conteúdos que informar e inspirar o woopgrade que você quer para sua marca.

Siga a Woop nas redes sociais, acompanhe nossos trabalhos e vamos mais longe juntos!

Sobre o autor

admin

Gostou deste artigo?
Então assine nossa newsletter e receba nosso conteúdo especial e GRÁTIS.