O que é geomarketing e como utilizar essa estratégia a favor da sua empresa?

Você certamente já ouviu ou leu em algum lugar que “a sua marca precisa ir aonde o seu cliente está”. Antes do surgimento do marketing digital e da invenção dos smartphones, isso significava estar em todos os meios e canais disponíveis.

Hoje significa saber exatamente aonde o seu público vai, quando vai e como vai, o que oportuniza impactar o target desde o início da jornada até o destino final e possibilita estar na hora certa e no lugar certo.

Que tal saber o que é Geomarketing e como essa estratégia pode levar sua marca mais longe e trazer seu cliente mais perto?

O que é Geomarketing?

Não é a última novidade do marketing, mas, com o desenvolvimento de novos recursos e ferramentas que usam a localização dos usuários para entregar anúncios e experiências personalizadas, esse conceito tem se tornado cada vez mais importante nas estratégias de vendas.

Antes dos smartphones trazerem a conectividade e a mobilidade para o nosso dia a dia, o Geomarketing era usado para identificar e avaliar as características do público de uma região, sendo fundamental para definir a localização mais assertiva para uma loja física ou o produto com maior aceitação em determinado local.

Com a evolução do marketing digital, hoje esse conceito ficou mais robusto e estratégico, utilizando a inteligência da localização para ir até onde o seu cliente está.

Como funciona e para que serve?

Se você já leu algum livro do nosso saudoso e respeitado Philip Kotler, deve lembrar dos 4Ps, certo? Produto, preço, praça e promoção.

Com o Geomarketing a praça é itinerante. Ou seja, a praça é onde o cliente está naquele momento, fazendo chegar até ele, no momento mais oportuno, o produto, o preço e também a promoção.

Isso acontece porque ninguém mais sai de casa sem seu precioso smartphone, que vem com GPS e que inevitavelmente fornece outra coisa preciosa às marcas: os seus dados de localização. Essa é a matéria-prima do Geomarketing.

Aquele check-in despretensioso no Facebook ou aquela foto marcando um restaurante no Instagram geram dados que as marcas usam em suas estratégias de marketing digital para chegar até você com anúnciosmensagens, notificações, e-mails ou posts baseados nos seus hábitos, interesses e locais visitados.

Como usar o Geomarketing para conectar sua marca e seus clientes

O Geomarketing é uma forma de falar para as marcas onde estamos indo, mas sem dizer. Mas por que as marcas querem saber onde vamos? Para irem junto com a gente ou já estarem lá quando chegarmos.

A necessidade cada vez maior de estarmos conectados e mostrarmos nosso cotidiano em tempo real cria oportunidades para transformar as estratégias do marketing de localização em resultados. Confira abaixo as principais estratégias de Geomarketing utilizadas no mercado.

Geotargeting

É a estratégia mais conhecida que consiste em filtrar seu conteúdo de acordo com a localização do target. São várias possibilidades de segmentação: cidade natal, região onde mora, bairro onde trabalha etc. É possível segmentar por CEP, bairro e raio de distância.

Site Personalizado

Já reparou que alguns sites trazem a notificação “esse site deseja saber a sua localização”? Isso acontece porque o objetivo é oferecer conteúdo personalizado, segmentado pela sua localização atual, exibindo anúncios e produtos personalizados ao perfil do usuário.

Geofencing

Essa estratégia oferece conteúdo em tempo real com na movimentação do usuário, fornecida pelo GPS do dispositivo móvel. Quando se entra no raio definido pela empresa, a pessoa recebe conteúdo segmentado no smartphone ou no smartwatch.

É uma excelente alternativa para atrair clientes oferecendo descontos exclusivos via push notification.

Check-ins

Oferecer acesso gratuito à internet pode fortalecer a conexão com clientes. O recurso check-in dentro de um estabelecimento via algumas redes sociais ou cadastro por e-mail, além de gerar engajamento e confiança, permite coletar dados, apresentar produtos e oferecer descontos exclusivos.

Geotagging

O nome parece complicado, mas a ideia é simples: marcar a localização do usuário em uma publicação. Essa já é uma prática comum das pessoas, geralmente em eventos ou viagens.

Essa estratégia se mostra eficaz pela autenticidade, pois a divulgação espontânea serve como avaliação do seu negócio, produtos ou serviços.

Geofiltros

O snapchat é um exemplo de aplicação de geofiltros que fez o app ganhar destaque. Eles são utilizados para identificar a localização do usuário pelo GPS e permitem que as marcas criem seus próprios geofiltros com a sua identidade quando os usuários estiverem no seu estabelecimento ou no seu evento.

Quais são as vantagens do marketing de geolocalização

Separamos para você as três maiores vantagens de aplicar estratégias de geomarketing para sua empresa.

Segmentação assertiva

Quanto mais precisa for a segmentação, maior é a chance de impactar o cliente de maneira eficaz, conquistando sua atenção e satisfação.

O geomarketing permite conhecer melhor o seu público. Porque tão importante quanto estar no lugar e na hora certa é saber o que dizer. Somando o momento perfeito e o conteúdo adequado, o resultado são as melhores vendas.

Aperfeiçoamento do negócio

Conhecer o seu target tem a ver com entender o que agrada ou não, o que atrai sua atenção ou gera seu desinteresse.

A geolocalização permite rastrear movimentos e até mesmo saber quanto tempo o cliente passa em cada seção de uma loja ajudando a definir com maior precisão a quantidade funcionários em cada setor nos horários de maior movimento e até layouts mais atrativos para setores menos visitados.

O geomarketing é essencial para evoluir o atendimento, melhorar processos e oferecer experiências que fazem com que o usuário que veio uma vez volte sempre.

Melhores resultados

Parece repetitivo e é mesmo: conhecer a realidade, as características e os hábitos do seu público-alvo é primordial para oferecer produtos, serviços e soluções segmentadas, alinhadas a suas expectativas e necessidades.

Mas, para ofertar o que seu cliente quer e precisa, é necessário saber para onde ele vai e onde ele está para você chegar até ele de um jeito que o seu concorrente não chegue. Clientes satisfeitos são mais fiéis, e quanto maior a fidelidade, maiores serão as vendas.

Agora que você leu, entendeu e compreendeu mais sobre o Geomarketing, como ele pode levar sua marca mais longe e trazer seu cliente mais perto, deve estar pensando naquela famosa expressão “Diga com quem anda, que te direi quem és”. Mas para que andar se com a Woop você pode voar?

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