Tendências de Comunicação pós-pandemia: como preparar a sua marca

Há pouco mais de seis meses, o mundo passava por uma drástica mudança. Tudo aconteceu da noite para o dia. A maneira como as pessoas viviam mudou, os relacionamentos mudaram e o consumo foi extremamente afetado também. A pandemia do novo coronavírus surpreendeu uma geração e transformou, de forma imediata, a rotina da população, que se viu obrigada a praticar o distanciamento social.

A rotina e os hábitos de consumo passaram por uma revolução e todas essas mudanças terão um impacto a longo prazo, inclusive na forma como as marcas se comunicam e se posicionam diante do consumidor. Isso quer dizer que, mais do que nunca, é preciso investir em boas estratégias de marketing para garantir que a sua empresa estará preparada para um mundo pós-pandemia.

 

Está na hora de falarmos sobre os novos hábitos de consumo

 

Estudos apontam que os efeitos do novo coronavírus percorreram três estágios, sendo o primeiro deles o surto, que é marcado pelo período inicial da quarentena, englobando o isolamento social, a crise no sistema de saúde e a adaptação aos novos formatos de trabalho.

O segundo, que está relacionado a recuperação e é onde começou a aparecer a redução de novos casos. E por último, o “novo normal”. Aqui, podemos citar a retomada gradual da socialização com o mundo externo e a nova rotina das pessoas, que estão passando por um processo de reeducação social.

Mas afinal, como agir diante do mercado pós Covid-19?

 

Uma coisa é certa, em uma era pós-pandemia, os hábitos de consumo não serão mais os mesmos. Tais mudanças podem ter surgido por dois motivos: pela consciência do ser humano ou pelas incertezas econômicas presentes neste momento. E é aí que o planejamento estratégico entra. Afinal, a única forma de uma marca se manter relevante para o consumidor, é conhecendo-o profundamente.

Portanto, a regra é clara: nunca, em hipótese alguma, afaste-se do consumidor. De acordo com um estudo publicado pela Kantar, as marcas que investem em marketing durante situações de crise, apresentam um crescimento até 5 vezes maior do que seus concorrentes. Inclusive, se pararmos pra pensar, as marcas que se fizeram presentes no universo digital estão em vantagem.

Afinal, o isolamento social acelerou o processo de digitalização entre as empresas e o público final, fazendo com que pessoas de todas as idades passassem a consumir conteúdo on-line e realizassem pelo menos uma compra pela internet.

Um exemplo claro sobre o assunto é em relação àqueles que antes se sentiam desconfortáveis diante de uma compra virtual. Essas mesmas pessoas tiveram que se adaptar ao novo e hoje se acostumaram com a facilidade de receber os produtos nas porta de suas de casas.

Contudo, vale reforçar que a principal mudança no comportamento das marcas não tem nenhuma relação com o consumo de mídia em si, mas sim com a forma como elas se relacionam com o seu target. Essa mudança vem ao encontro do que muitos afirmam, que a pandemia trouxe mais humanização para o mercado. Afinal, são as empresas que fazem a diferença para o bem em comum que se mantem na lembrança dos consumidores.

Pra te ajudar a estar preparado para a era pós-pandemia, preparamos um infográfico que traz, de uma maneira bem prática e rápida, alguns insights sobre hábitos de consumo e tendências de comunicação pós-pandemia. Vale a pena baixar e conferir!

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Não deixe a pandemia isolar sua marca do seu público. Com criatividade, estratégia e a parceria certa, é possível ir mais longe e chegar aonde o seu cliente está. Quer saber como? Fale com a gente e vamos juntos!

Sobre o autor

Anah Molinari

Anah Molinari

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