Alcance melhores resultados com o uso de gatilhos mentais no marketing digital

Sabe aquele conteúdo que você viu uma vez, cinco anos atrás, e ainda se lembra? Ou aquela compra que você nem pensou muito antes de fazer? Nesses e em muitos outros casos, você foi uma vítima dos Gatilhos Mentais no Marketing digital ou tradicional.

Quer entender mais sobre essa estratégia psicológica que realmente garante leads em potencial? Então é só continuar lendo este conteúdo.

O que são Gatilhos Mentais?

Calma, gatilhos mentais não fazem uma manipulação ou hipnose que obriga o consumidor a comprar. Na publicidade, esses gatilhos precisam ser ativados com muito planejamento e cuidado para que não desencadeiem um sentimento ruim que ficará atrelado à sua marca.

Essa ferramenta de marketing consiste em entender tão bem o seu consumidor que é possível influenciar a escolha que ele irá tomar. Os gatilhos mentais são como códigos de um computador (cérebro) que conseguem abrir pastas de arquivo (sentimentos).

Gatilhos mentais podem acordar sentimentos tanto bons, como alegria, entusiasmo e empolgação, quanto ruins, como ansiedade, desespero e medo.

Gatilhos mentais são tão potentes que fazem com que uma sensação do passado seja “acordada” com um simples acionamento, trazendo toda a carga emocional que foi vivida para o momento atual.

Ver fotos suas em álbuns antigos é um grande exemplo. Um gatilho mental pode ser ativado por meio de um ou mais dos cinco sentidos: olfato, audição, visão, paladar e tato.

Mas calma, saber desses gatilhos não irá fazer você conhecer seu target em um piscar de olhos. Cada pessoa é única, pensa e age de modo diferente das demais, e isso acontece, principalmente, por decorrência de sua criação e cultura.

Porém, existem pontos em comum explicados pela psicologia que garantem uma possível “padronização”. É, o mundo da comunicação é mais complexo do que pode parecer no primeiro momento.

Como aplicar Gatilhos Mentais no Marketing Digital

Em um mundo cada vez mais conectado e online, mais informações bombardeiam os usuários a cada minuto, fazendo pensamentos como “comprar depois” nunca serem efetuados. Por isso, o uso de gatilhos mentais é tão importante para o marketing digital.

Quanto maior for o impacto gerado no consumidor, menos ele irá se questionar se deve ou não realizar alguma ação, ele simplesmente agirá por impulso.

Na publicidade, todos os pontos causam um impacto para o consumidor, tanto pelas cores utilizadas no layout quanto pela redação de cada campanha, mas apenas isso não causa um efeito tão forte quanto o dos gatilhos mentais.

Um grande exemplo de gatilho mental utilizado por uma marca é o “cheiro de Melissa”. Em um shopping, é possível saber que lá existe uma loja Melissa apenas por sentir o cheiro familiar que, para muita gente, está atrelado à infância.

Tipos de gatilhos mentais no marketing digital

Existem inúmeros gatilhos mentais apresentados pela psicologia, mas, para facilitar, separamos os mais utilizados no marketing para você conhecer, confira!

Urgência

Como o próprio nome já diz, ele desperta a sensação de urgência referente à compra, podendo ser utilizado tanto em lojas digitais quanto físicas. Um grande exemplo do gatilho de urgência são promoções por tempo limitado, garantindo compras quase que imediatas.

Isso acontece porque é muito mais vantajoso para o consumidor aproveitar aquele momento para comprar e garantir o desconto, causando uma espécie de prevenção contra o arrependimento de não ter aproveitado o preço melhor.

Escassez

Outro gatilho mental muito comum no mundo do marketing é o da escassez, que consiste em limitar a quantidade de produtos ou serviços oferecidos. Similar ao que é sentido no gatilho de urgência, o gatilho de escassez desencadeia a sensação de urgência para não perder a oportunidade de comprar o produto.

Esse gatilho também passa a sensação de que o que está sendo ofertado é raro, único. Ou seja, agrega ainda mais valor para o que está sendo vendido.

Reciprocidade

Um dos gatilhos mentais mais fáceis de comprovar no seu dia a dia é o da reciprocidade. Quando uma pessoa faz um favor para você, é comum sentir-se “em dívida” com ela.

Esse é o gatilho da reciprocidade, você entrega algo para o consumidor, e ele, em troca, compra seu produto. Um grande exemplo prático desse gatilho é o utilizado por vários streamings já que oferecem um mês grátis do seu serviço.

Prova Social

Por fim, um dos mais conhecidos: o gatilho mental da prova social. Como você decide que pode comprar um produto na internet, por exemplo? Geralmente você irá olhar os comentários e as avaliações do produto e do vendedor, e esse é o gatilho mental da prova social.

Depoimentos, número de vendas e avaliações são comprovações de qualidade de um produto, o que faz com que o consumidor tenha certeza de que o produto realmente é bom em comparação aos outros.

 

E ai, está pronto para aplicar os gatilhos mentais em sua estratégia de marketing? Se você quiser ficar por dentro das novidades do mundo do marketing, confira o Blog da Woop e nos siga no Instagram! Lá você irá encontrar muitos outros assuntos interessantes como este.

Sobre o autor

admin

Gostou deste artigo?
Então assine nossa newsletter e receba nosso conteúdo especial e GRÁTIS.