Comunicação não violenta no marketing: o que é e como aplicar

Existe uma famosa frase do universo do marketing e da publicidade que diz que “comunicação não é o que você fala, mas o que os outros entendem”.

Em tempos de redes sociais, no qual a experiência do usuário é cada vez mais importante para construir e fortalecer relacionamentos, tão importante quanto saber o que dizer é saber como falar com o seu público.

Sua marca se comunica com pessoas que têm diferentes expectativas e sentimentos, por isso, sua mensagem precisa ser humanizada para despertar boas reações. Estamos falando de empatia, mas é muito mais que isso.

Entenda como a comunicação não violenta no marketing pode melhorar a forma de falar com o seu cliente.

O que é Comunicação Não Violenta

Se você nunca ouviu falar em Marshall Rosenberg, saiba que foi ele quem desenvolveu o conceito de Comunicação Não Violenta.

Esse conceito é o uso de habilidades de linguagem e comunicação para intensificar o caráter humano, criando relações pessoais autênticas, baseadas na compreensão das emoções, no respeito aos sentimentos e no entendimento da realidade de cada pessoa ou grupo.

Podemos afirmar que Comunicação Não Violenta é o oposto da comunicação pasteurizada, do discurso genérico, das mensagens estereotipadas que falam com todo mundo e não conversam com ninguém. Pode até ser confundida com passividade, mas trata-se de sensibilidade.

O ser humano é complexo, tem sentimentos voláteis, e conquistar sua atenção e confiança requer inteligência emocional para saber como se conectar ao seu momento e às suas necessidades.

Como a Comunicação Não Violenta funciona?

O processo básico de comunicação envolve, no mínimo, duas pessoas: o emissor de mensagem e o receptor. A responsabilidade por se fazer entender é de quem comunica.

Mas, em um mundo onde as individualidades são cada dia mais valorizadas, principalmente por marcas que querem criar vínculos mais profundos e menos líquidos, se comunicar exige muito mais que clareza ou objetividade. É aqui que a Comunicação Não Violenta surge para fazer a diferença.

Já ouviu o jargão “é preciso entender para melhor atender”? Então, isso se faz ouvindo o receptor, buscando compreender o indivíduo que está do outro lado.

Com uma comunicação respaldada pela percepção e reflexão de como a pessoa quer ser vista, a mensagem se torna mais genuína, mais verdadeira e, claro, mais assertiva. Ou seja, toda boa comunicação tem uma boa reação.

4 Pilares da Comunicação Não Violenta

A Comunicação Não Violenta se divide em quatro pilares. Confira a seguir quais são eles.

Consciência

É o autoconhecimento de seus sentimentos e suas atitudes que ajuda a identificar suas forças e fraquezas e entender seus desejos e anseios, sem julgamentos.

Linguagem

O segredo para uma boa comunicação é refletir antes de falar, sempre usando a empatia para considerar como a mensagem pode ser compreendida pelo receptor diante das emoções dele em relação ao assunto.

Comunicação

É preciso prestar atenção na mensagem do interlocutor e perceber suas reações, informações e formas de se expressar. Ouvir é um ato de respeito à percepção do outro que ajuda a cativar a confiança.

Influência

Comunicação Não Violenta não é sobre persuadir ou impor opiniões, mas sobre se fazer entender e demonstrar compreensão sobre quem recebe a mensagem.

Aplicando a Comunicação Não Violenta no marketing

A Comunicação Não Violenta não se restringe apenas a uma área específica do marketing. Ela pode, e deve, ser aplicada em todos os setores possíveis da empresa.

Desde a comunicação interna com colaboradores, para maior assertividade e eficácia das estratégias de endomarketing, até a comunicação com os clientes por meio das mais diversas plataformas e canais, on-line ou off-line.

No meio corporativo, que hoje enxerga a importância de despertar o senso de pertencimento nos seus colaboradores para que atuem com embaixadores dos propósitos e dos valores da empresa, a comunicação não violenta é essencial para reforçar características como honestidade, fidelidade e foco na satisfação do cliente.

Princípios básicos da Comunicação Não Violenta no Marketing

Conheça os 4 princípios básicos da Comunicação Não Violenta que podem ajudar a fortalecer o seu marketing de relacionamento.

  • Observação: Observe e compreenda o que está acontecendo na comunicação com o outro.
  • Sentimento: Entenda quais sentimentos sua comunicação provoca, desperta no receptor.
  • Necessidades: Compreenda quais são as necessidades que estão por trás dos sentimentos gerados pela comunicação.
  • Pedido: Clarifique, simplifique e esclareça de maneira objetiva e positiva o que se espera da outra pessoa.

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