Plantando vendas: o que é a estratégia de Lançamento Semente e quais são as suas vantagens?

Ideal para quem possui uma ideia de lançamento para um produto e precisa testar a aceitação do mercado, o Lançamento Semente é a estratégia de marketing perfeita para a sua empresa.

Quer entender como essa estratégia funciona e quais são as suas vantagens? Então continue lendo esta matéria!

O que é um “Lançamento Semente”?

Um lançamento semente é uma estratégia de vendas que potencializa a divulgação de um produto ou serviço que ainda não foi desenvolvido por completo, no qual a sua eficácia comercial será constatada na prática.

O lançamento semente serve como uma estratégia que averigua a relevância do produto perante o target e, como o próprio nome apresenta, é a “semente” do produto ou do serviço, o ponta pé inicial que pode ou não se manter com base nos resultados de lançamentos.

O quê? Então é um lançamento de algo que não foi estruturado e que pode sofrer alterações depois de entrar em contato com o público-alvo? Isso mesmo. E ele dá certo!

Como funciona um lançamento semente?

O lançamento semente não vem do nada. Ele potencializa a divulgação e a venda de um produto ou serviço que teve como base uma pesquisa e análise prévia com o target que mais tem a ver com aquela oferta.

Não é um tiro no escuro, é apenas uma forma de estruturar e atender mais certeiramente os problemas do público-alvo. Confuso? Calma que vamos explicar.

Sabe aquele medo de lançar um novo produto e ele não vender nada? Mesmo com pesquisas iniciais sobre o comportamento dos consumidores, lançar um novo produto ainda é um passo inseguro.

Isso é solucionado com um lançamento semente, já que nele o público demonstra qual é o serviço ou o produto que prefere adquirir. Além disso, fazendo esse tipo de lançamento, é possível aumentar a geração de leads da sua base.

Outro ponto importante dessa estratégia está em aumentar o engajamento com o seu target, já que estará melhorando o seu relacionamento com o seu cliente. Ao se tornar um amigo do seu cliente, você possibilita que o mercado seja educado.

Mas o que isso significa? Simples, não adianta ter um produto ou serviço incrível se o mercado ainda não estiver preparado para comprá-lo. Assim, ao ensiná-lo sobre a necessidade da solução desse problema, você mostra ao consumidor que tem total autoridade sobre o assunto.

Como fazer um lançamento semente?

Entendi que o lançamento semente é uma estratégia que se encaixa com o meu objetivo como marca, mas por onde eu começo?

Antes de tudo, você precisa ter bem definido o nicho do mercado que seu produto irá atingir. Quando estiver definido, você passará por algumas etapas como:

Criar um plano de marketing de conteúdo

O primeiro passo para um lançamento semente de sucesso é oferecer conteúdo relevante e gratuito para o seu target.

Você precisa criar um relacionamento por meio de diálogo com o seu público desejado, tornando-se alguém confiável para ele e, aos poucos, conquistando mais e mais informações sobre as necessidades e os problemas que ele possa ter.

Ter uma lista de contatos

Você já ouviu falar em “isca digital”? É aqui que ela entra, você oferecerá conteúdos gratuitos para resolver parte do problema que você já descobriu. Desse modo, você coleta a sua Lista Semente, que é uma lista de contatos por e-mail para você ofertar a sua ideia de produto.

Use uma landing page simples com um formulário que seja integrado a uma ferramenta de e-mail marketing, e pronto! Espere coletar uma quantidade considerável para o seu projeto.

Oferecer uma oferta irresistível

Como você já descobriu os problemas e os desejos do seu consumidor, agora é a hora que você vai vender o seu peixe. Ofereça ao seu cliente um produto ou serviço revolucionário que resolva todas as questões não solucionadas do seu target.

Agora é hora de analisar

O seu produto foi um sucesso ou não deu certo? Para ambas as questões, o trabalho ainda não terminou. Ao fim do seu lançamento, defina as métricas mais relevantes para o seu negócio para ter um direcionamento e analise toda a sua estratégia.

Faça uma limonada com os seus limões

Todo feedback traz insights para uma mente aberta, e é disso que este tópico trata. Use a sua análise completa para aperfeiçoar o seu produto e o seu lançamento, para saber como melhorar a sua estratégia na divulgação de novos serviços.

E lembre-se: uma estratégia de lançamento semente é complexa e difícil mesmo, não desanime!

 

Está gostando dos nossos conteúdos? Continue no nosso Blog e você encontrará mais matérias como esta. Nos siga também através do Linkedin e do nosso Instagram para receber, em primeira mão, todas as nossas novidades.

Sobre o autor

admin

Gostou deste artigo?
Então assine nossa newsletter e receba nosso conteúdo especial e GRÁTIS.