Marketing Digital para empresas: 4 canais em que todo negócio deve estar

Em um passado não muito distante, quando não existiam as redes sociais nem os smartphones e a internet ainda engatinhava no Brasil, era obrigação de todo negócio estar disponível e acessível em todos os pontos de contato, que até então se resumiam a cartão de visita, telefone, fax, e-mail e catálogo impresso.

Felizmente, a tecnologia avançou, a comunicação evoluiu, e, hoje, além de todos aqueles recursos, existem novas maneiras para encontrar ou ser encontrado pelos seus clientes.

Estamos cada vez mais conectados; por isso, quando o assunto é Marketing Digital para empresas, existem 4 canais em que todo negócio deve estar presente.

Onde estar presente para fazer um bom marketing digital para empresas

Com uma infinidade de recursos e meios surgindo, as empresas estão cada vez mais próximas e acessíveis aos clientes e podem conversar com eles através das mais diversas ferramentas, relacionando-se, informando, atendendo, vendendo e impactando seu público das mais diferentes maneiras.

Contudo, entre tantas inovações que facilitam o contato, é preciso ter cuidado e atenção especial aos canais que são essenciais para fortalecer a presença digital da sua marca e indispensáveis para aumentar a visibilidade do seu negócio.

Site – A vitrine virtual da sua empresa

Faz muito tempo que o site deixou de ser apenas um “cartão de visita” da sua empresa na internet. Hoje, além de ser uma ferramenta essencial para a sua marca ser encontrada e avaliada, ter um site é imprescindível para gerar negócios e vendas, agregando credibilidade à sua marca.

Veja por que a sua empresa deve ter um site:

  • Para ser encontrada mais facilmente pelo seu cliente no Google.
  • Para adquirir autoridade no mercado.
  • Pelo menor custo e mais rapidez para transformar leads em cliente.
  • Para expandir os seus negócios para além da loja física.
  • Para criar e fortalecer o relacionamento com os seus clientes.
  • Para aumentar as vendas para novos mercados e públicos.
  • Pela integração com as redes sociais que aumentam a audiência do site.
  • Pela fácil mensuração de dados e avaliação de dados em tempo real.

E-mail Marketing – Mantenha contato com os seu clientes

Útil, necessário e estratégico, o e-mail marketing é um canal de comunicação que tem sua eficácia comprovada quando o assunto é aproximar marcas e clientes. Com alcance ilimitado e possibilidade de personalização da mensagem conforme perfil de público e objetivos do seu negócio, o e-mail marketing pode ser usado de várias maneiras e para diversas finalidades: comercialmente ou institucionalmente, seja para comunicar uma novidade, uma promoção, um desconto, uma simples mudança de horário ou um feliz aniversário.

Mas não basta apenas criar uma lista de contatos e disparar. É preciso planejar, criar conteúdos de qualidade, segmentados e personalizados que conversem com o seu público, tornando a mensagem mais assertiva, seja qual for o seu teor. A criatividade vale mais que a quantidade; por isso, diversifique formatos, envie vídeos e infográficos e teste modelos diferentes para ver qual deles mais chama a atenção do seu leitor.

Outra vantagem do e-mail marketing é a mensuração de performance, que permite acompanhar as suas métricas, como número de entregas, cliques e alcance da mensagem.

Redes Sociais – Esteja com o seu cliente onde ele estiver

Você pode até não saber onde o seu cliente mora, mas sabe que pode encontrá-lo nas redes sociais. Por quê? Porque todo mundo, ou quase todo mundo, está lá, seja no Instagram, no Facebook, no LinkedIn, no TikTok ou em outras plataformas. É por isto que a sua marca precisa estar presente nas redes sociais: para encontrar e ser encontrada, para falar e, principalmente, para ouvir o seu público.

É um lugar perfeito para interagir e criar relacionamentos com os clientes e humanizar a sua marca com conteúdos criativos e divertidos. Contudo, não basta apenas estar on-line, é preciso saber qual rede social é mais pertinente ao seu negócio. Elas se dividem em:

  • Redes sociais de relacionamento: Facebook, Instagram e Twitter
  • Redes sociais de entretenimento: YouTube, Pinterest
  • Redes sociais profissional: LinkedIn, Viadeo, Xing
  • Redes sociais de nicho: Yelp, Twitch, CouchSurfing, Quora etc.

Quer mais motivos para a sua marca estar nas redes sociais?

  • Mais oportunidades de conversão
  • Melhora a performance em SEO
  • Forma embaixadores da marca
  • Revela potenciais clientes
  • Avaliação de performance em tempo real
  • Alta possibilidade de personalização

Blog – Conteúdo que gera autoridade para sua marca

O blog não é só um canal, mas uma oportunidade para ajudar a sua empresa a conquistar autoridade, aparecer no topo dos sites de busca e, consequentemente, aumentar as vendas. O blog é aquele espaço no qual a sua marca pode publicar conteúdos mais consistentes, como artigos técnicos, e também textos segmentados ao seu público, falando de maneira mais ampla sobre tendências, produtos, serviços e diversos outros assuntos relevantes para sua marca.

Além de estreitar relacionamentos com conteúdos de interesse da sua audiência, o blog também melhora a visibilidade da sua marca; contudo, é preciso atenção a alguns pontos como: o planejamento de conteúdos, o cronograma de postagens, a definição de personas, o compartilhamento nas redes sociais, uma boa estratégia de SEO e a escolha da plataforma. Hoje, o WordPress é a que oferece melhor usabilidade, customização, responsividade e suporte, permitindo agregar páginas, mudar o layout, inserir imagens, entre outros.

Agora que você já conhece os canais que o seu negócio precisa estar para chegar onde o seu cliente está, que tal contar com a experiência e a criatividade de quem leva a sua marca mais longe? Dê um WoopGrade e decole com a gente!

Sobre o autor

Jean Pierre

Jean Pierre Boos

Publicitário nostálgico contemporâneo, pai de gato e usuário de all star. Otimista incorrigível, se dedica a entender coisas que um dia saberá, talvez.

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