Quais as principais métricas de marketing digital para um negócio B2B?

Até o início dos anos 2000, analisar os resultados das campanhas publicitárias era um processo demorado, que muitas vezes preocupava os gestores para justificar os seus investimentos.

Mas tudo isso mudou com o surgimento do marketing digital, que além de tirar muitas empresas da zona de conforto, trouxe a agilidade e a precisão de indicadores que ajudam a mensurar o sucesso e elaborar estratégias.

Então, que tal saber quais as principais métricas de marketing digital para um negócio B2B?

Mas, o que são métricas de marketing digital?

Métricas são, na verdade, um conjunto de indicadores relacionados às ações de marketing digital praticadas pela empresa. Com base nessas informações quantitativas é possível avaliar o desempenho de uma grande campanha ou mesmo uma ação pontual, identificando oportunidades, gaps e pontos de atenção.

Os indicadores permitem analisar se a estratégia está atingindo os objetivos, reorganizar táticas, rever cenários e entende eventuais falhas para corrigir a rota e tomar as melhores decisões.

Importante ferramenta de apoio para o alcance de melhores resultados, as métricas de marketing digital são essenciais no mercado B2B, que tem um processo de vendas mais estruturado, um ciclo de vendas longo, um ticket médio alto e que exige a maior fidelização de clientes para crescer de forma sustentável.

É por isso que tão importante quanto conhecê-las, é saber como usá-las. Essas métricas são fundamentais para nortear o seu negócio rumo aos melhores resultados e essa análise deve ser contínua e constante, do começo ao final de campanha, em todas as etapas.

Entre as principais funções das métricas de marketing digital, vale destacar:

  • Apontar os pontos positivos e negativos das campanhas.
  • Oferecer informações precisas para a tomada de decisões e investimentos.
  • Auxiliar no aprimoramento de estratégias.
  • Diminuir o grau de incerteza para os próximos passos da área.
  • Identificar o ROI (Retorno Sobre o Investimento) de forma mais objetiva.

A importância das métricas em uma estratégia de marketing

As métricas de marketing tornam suas estratégias mais assertivas, o que ao final de uma campanha ou jornada de vendas, pode significar maiores vendas, lucratividade, solidez, satisfação e fidelização.

É claro que cada negócio tem seus planos e objetivos, e por mais diferentes e complexos que sejam, usar os indicadores de desempenho é a maneira mais inteligente, rentável e garantida de não perder dinheiro e atingir essas metas.

Afinal, a grande verdade é que as métricas de marketing digital dão mais segurança para as empresas investirem sem medo, pois a mensuração é ágil, os dados são precisos e o ajuste de estratégia, se necessário, é rápido e dinâmico.

Além da identificação de novas oportunidades, outra vantagem é que essas métricas permitem acompanhar quanto, como e onde está sendo investido, e qual o grau de desempenho de cada ação.

Conheça as métricas mais importantes para o seu negócio B2B

Confira a seguir quais são as métricas mais importantes para você acompanhar no seu negócio B2B.

ROI (Retorno Sobre Investimento)

ROI é um indicador que identifica a efetividade das ações de marketing, apresentando quais trouxeram mais resultados. É uma métrica útil para avaliar o que está dando certo e o que precisa ser repensado ou corrigido.

A fórmula do ROI é: receita total — custos e investimentos / custos e investimentos.

Ou seja, é um comparativo de quanto o negócio ganhou ou perdeu em dinheiro com os investimentos em marketing digital.

CAC (Custo de Aquisição de Cliente)

O CAC é uma métrica que demostra quanto a empresa investiu para conquistar um novo cliente. Dessa forma, é possível confrontar números e saber se os custos de uma campanha ou ação valeram a pena pela quantidade de clientes que fecharam negócio.

Para se pensar: conquistar um cliente custa até seis vezes mais do que fidelizar aqueles que já são seus compradores.

A fórmula do CAC é: investimento em marketing + investimento em vendas / novos clientes no período

Taxa de Churn

Saber quem foi impactado pela sua campanha é essencial, mas identificar quantos clientes deixaram de fazer negócio com você também é importante.

Também conhecida como taxa de cancelamento, essa métrica calcula quantas pessoas cancelaram contratos e serviços com a sua empresa em um determinado período, permitindo agir para corrigir a estratégia e evitar maiores prejuízos.

É um indicador que mostra a importância de investir em ações de fidelização.

A fórmula da Taxa de Churn é: total de clientes que cancelaram serviços / total de clientes ativos durante o período.

Taxa de Conversão

Essa é a métrica que todo mundo gosta de analisar: avaliar quantas pessoas optaram por fazer negócio com a sua empresa. E aqui, não essa de “menos é mais”. Quanto maior é essa taxa, maior é o ROI, o que significa que a estratégia está dando resultado. Isso significa que as suas ações estão dando certo.

A fórmula da Taxa de Conversão é: número total de conversões / número de visitas ou contatos totais

Ticket Médio

O ticket médio é a métrica que mensura quanto cada cliente gasta por mês com a sua empresa. Os dados mostram a performance de vendas, indicando se estão boas ou não. Caso o número seja negativo, é o momento de reconsiderar a estratégia e definir um novo plano de ação.

A fórmula do Ticket Médio é: faturamento do período / quantidade de vendas no período.

Com boas métricas e uma grande parceria, seu negócio vai mais longe

Agora que você já sabe o que são métricas de marketing digital e quais delas são mais pertinentes para impulsionar seus resultados e consolidar o seu crescimento, que tal acessar os outros conteúdos do nosso blog? Lá você encontra vários conteúdos úteis e inspiradores.

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