Como alcançar os melhores resultados no marketing industrial (B2B)

Marketing industrial (B2B) é basicamente um relacionamento que envolve duas empresas. É o marketing que não se destina ao consumidor final, mas sim a uma outra companhia. Ou seja, são empresas que atendem não só consumidores finais, mas também outros negócios e organizações.  

Esse é um setor que representa 23,6% do PIB brasileiro e que precisa investir em comunicação para divulgar seus produtos com eficiência. É por isso que criamos esse conteúdo, para mostrar como alcançar os melhores resultados no marketing industrial. 

Que tal entender o que é Marketing Industrial (B2B)? 

O marketing industrial é um conjunto de ações, ideias, táticas e estratégias focadas na comunicação entre indústrias. Ou seja, quem fabrica, produz ou desenvolve produtos (ou soluções), e os vende para quem comercializa para o cliente final, é o que chamamos de B2B, business-to-business. 

Ele é essencial para indústrias de todos os portes e segmentos que além de venderem mais, também querem fortalecer sua imagem institucional, posicionar sua marca no mercado, fidelizar clientes e se diferenciar da concorrência.  

É um setor amplo, no qual cada empresa tem diferentes necessidades, que com uma estratégia de marketing assertiva se transformam em oportunidades.

Marketing B2B. Cada vez mais real, cada vez mais digital. 

Se antigamente o marketing industrial era pouco visado e se resumia muitas vezes a um catálogo, um site básico e um outdoor, com o surgimento do marketing digital, a comunicação B2B foi ressignificada.  

O alcance maior de todos os públicos por meio de diversas plataformas, somadas a possibilidade de rápida mensuração, transformou o mundo dos negócios. Que agora vê o digital como ferramenta principal de abordagem, e não apenas como complemento ou apoio. Conforme a pesquisa da Accenture, 61% das transações B2B começa on-line.  

A disrupção digital que originou a Indústria 4.0 e revolucionou a maneira de produzir, também trouxe evolução ao marketing industrial B2B, que agora acontece on-line, ao vivo e em tempo real.  

Diante desse cenário, o desafio dos profissionais de marketing e gestores é elaborar estratégias específicas para cada objetivo, seja incrementar as vendas ou fortalecer a imagem da marca. 

Marketing Industrial digital: do chão da fábrica para o topo do mudo 

O Marketing Industrial digital é flexível, mensurável e segmentável, tudo é rápido, instantâneo e gerenciável. As diversas estratégias possíveis podem ser aplicadas em todo planejamento para atingir as mais diferentes metas e objetivos. Conheça a seguir alguma delas. 

Marketing de Conteúdo

Criar conteúdo de valor, que seja útil e relevante, com informações claras e consistentes, que direcionam o cliente para o seu site e que façam parte da sua estratégia, geram confiança na marca e podem converter em vendas.  

Inbound Marketing 

Diferentemente do B2C (business-to-consumer), quando a marca vai atrás do cliente, no marketing B2B é o cliente quem procura a indústria. É a partir desse contato que nasce a oportunidade de inserir o público na jornada de compra, do topo ao final do funil.  

Uma visita ao site leva a um e-mail marketing, que oportuniza um artigo de blog, que proporciona um e-book, e toda essa trilha é percebida como autoridade de marca e pode se converter em vendas. 

Foco em SEO 

Você tem um site? Ok, mas saiba que só isso não basta. Sua indústria precisa ser encontrada para ser conhecida. E como fazer isso? Investindo em SEO, que são as palavras-chave que otimizam a pesquisa no Google e em outros buscadores, melhorando o seu posicionamento nas páginas de pesquisa.

Relacionamento com o cliente 

Tão bom quanto aquele cafezinho ou almoço com o cliente, ou mesmo aquele brinde de aniversário, ou final de ano, é fortalecer o atendimento ao cliente, que se sente valorizado quando é bem atendido. É possível estar próximo mesmo estando longe, oferecendo canais de atendimento e relacionamento com o seu público.  

Gerenciamento via CRM 

Essencial na gestão de vendas, marketing e atendimento, o CRM é imprescindível para rastrear as interações com os clientes, ajudando a identificar e entender as necessidades, e preferências do seu público. 

Otimização de site 

É imprevisível saber quando, como e onde um cliente em potencial vai acessar o seu site. Por isso, otimizar sua página é estratégico. Seu site precisa ser leve, funcional e informativo, com boa usabilidade e acessível de qualquer dispositivo. Quanto mais otimizado, melhor o ranqueamento no Google. 

Remarketing 

Às vezes acontece de o cliente visitar o seu site ou clicar em algum banner, mas esse interesse não converter em vendas. É aí que entra a estratégia de remarketing, que rastreia o público nos sites com base em seu comportamento na internet, lembrando de maneira criativa que aquela oportunidade imperdível ainda pode ser aproveitada.  

Social media + mídia paga 

“Instagram não é para a minha marca”, “Não vale a pena investir em Facebook”. Muitas indústrias, ainda não acreditam, mas as redes sociais são para todos. Com criatividade, planejamento, estratégia e investimento em mídia paga, sua marca pode se destacar, criar relacionamento e até iniciar uma jornada de compra em todas as redes.  

5 benefícios gerados pelo Marketing Industrial

Entre muitos desafios e tantas oportunidades, o que o Marketing B2B mais gera para os negócios são vantagens que impulsionam o crescimento estratégico do setor industrial. Confira os principais benefícios a seguir. 

Maior compreensão do público-alvo da indústria 

A estratégia é construída com base no público, e esse conhecimento sobre seus hábitos e preferências oportunizam uma comunicação mais assertiva, que eleva as chances de fechar bons negócios. 

Métricas confiáveis para análise e mensuração de resultados 

As ferramentas usadas para geração e análise de indicadores permitem identificar e entender tendências, mensurar resultados e calcular custos. Essas métricas são geradas conforme as necessidades e objetivos de cada indústria. 

Aumento dos lucros e resultados a longo prazo 

A conta é simples: menos custos, mais leads, igual aumento de receita e, consequentemente, maior lucro. Um crescimento que se torna sustentável com estratégias de inbound marketing que geram resultados a médio e longo prazo.

Gera leads qualificados 

O marketing industrial é diferente porque desperta o interesse de empresas, gestores e decisores que já conhecem e desejam saber mais sobre o seu produto. Essa segmentação filtra os leads, gerando ganho de tempo e economia de recursos. 

Constrói autoridade 

Conquistar a confiança de um público especializado, que influencia a decisão de compra, ajuda você a gerar autoridade para sua marca. Isso se faz compartilhando conteúdo relevante, que informa, educa e vende.  

Sabe o que é tão importante quanto investir em Marketing Industrial?

É contar com uma agência especializada em Marketing B2B, que atende grandes indústrias nacionais, dos mais variados portes e segmentos. Para entender mais sobre a importância do marketing digital para sua marca, leia esse conteúdo especial em nosso blog.  

Agora que você já sabe todos os motivos para investir em Marketing Industrial, que tal começar a ir mais longe agora mesmo com a Woop? 

 

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