Vídeo marketing: adote agora esse formato na sua estratégia de marketing

Não é à toa que o YouTube é a segunda rede social mais acessada do Brasil, o segundo site mais acessado do planeta e o segundo maior mecanismo de busca do mundo.

Os vídeos ganharam uma relevância tão grande junto ao público que já se tornaram uma das melhores maneiras de uma marca atingir o consumidor, criando engajamento, experiência e relacionamento de qualidade.

Continue a leitura e entenda a importância dessa forma de comunicação e como aplicar o vídeo marketing na sua estratégia.

A importância do vídeo marketing

Todas as redes sociais estão criando ferramentas específicas voltadas exclusivamente para a criação de conteúdo em vídeo. O Reels do Instagram é apenas um exemplo de sucesso dessa estratégia.

Segundo pesquisa da gigante de equipamentos e softwares para redes de informática CISCO, em 2022, cerca de 82% do tráfego online será gerado pelo consumo de vídeos.

Embora a maior parte dos usuários reclame quando as propagandas interrompem o seu consumo, o Brasil é o terceiro País com maior audiência de anúncios no YouTube.

Anunciar no YouTube, aliás, certamente é uma boa estratégia de mídia, já que mensalmente, os brasileiros passam 26,3 horas em média na plataforma, o que comprova a nossa paixão por consumir vídeos. Mas essa é apenas uma forma de usar conteúdos em vídeo ao seu favor.

Conheça as vantagens dessa estratégia

As vantagens do formato são muitas, e mesmo uma produção simples pode ser interessante e oferecer alto retorno se estiver conectada com os anseios do seu público-alvo.

Um só vídeo, por exemplo, pode ser postado no canal da marca no YouTube, utilizado no banner principal do site institucional, fatiado em pequenos trechos para serem usados nas redes sociais e até mesmo ser disparado por e-mail a quem já é cliente da marca.

Dessa forma, o investimento na produção do material se paga, já que ele pode ser explorado de diversas formas. Além disso, por serem conteúdos de consumo fácil, os vídeos são a chave para que as empresas apareçam para os consumidores.

Segundo pesquisa feita pelo Aberdeen Group, as empresas que apostam nessa estratégia têm um aumento de 54% em Brand Awareness.

Outra grande vantagem do formato é o fato de que é possível utilizar os vídeos nas mais diversas etapas do funil de vendas, voltando os investimentos em produção para conteúdos direcionados às etapas em que os consumidores já estão mais propensos à compra.

Assim, a economia que você terá com a veiculação mais direcionada possibilitará um investimento maior na produção de um vídeo de qualidade.

Como usar o vídeo marketing de maneira assertiva

Ok, você já entendeu que investir em vídeo marketing é uma boa. Mas como fazer isso com inteligência, sem desperdiçar verba? É simples: contando com a ajuda de quem entende qual é o tipo de vídeo ideal para cada objetivo.

Comunicar a essência da sua marca exige um modelo de vídeo diferente do utilizado para explicar como se usa o seu produto, por exemplo.

É possível criar vídeos para vendas, institucionais, educacionais, que convidem a uma ação, entre muitas outras possibilidades, dependendo apenas de qual é a história que a sua marca deseja contar para o consumidor.

A construção do roteiro ideal, a seleção dos melhores recursos (casting, trilha sonora, produção, animação, entre outros) e o acompanhamento da captação são atribuições da agência na hora de auxiliar a sua marca a produzir vídeos que sigam uma estratégia.

Essa estratégia vai ajudar a atingir seus objetivos de comunicação e vendas. O formato que os seus vídeos serão produzidos também é um importante item para garantir que eles cheguem ao público com qualidade.

Cada canal exige um tipo de formato específico, e esses são todos detalhes nos quais a parceria com uma agência faz toda a diferença.

Quer conhecer alguns exemplos de vídeos incríveis que a Woop ajudou os seus clientes a criarem? Acesse o nosso site, confira o nosso portfólio e entre em contato para traçarmos juntos as melhores estratégias em vídeo para a sua marca.

Sobre o autor

Cláudia Dezorzi

Cláudia Dezorzi

Gostou deste artigo?
Então assine nossa newsletter e receba nosso conteúdo especial e GRÁTIS.