Mobile marketing: conecte-se com seu público de forma estratégica

A evolução tecnológica trouxe diversas inovações para as estratégias de Marketing e hoje é possível manter uma relação mais próximas com os clientes por meio das novas ferramentas.

Nesse sentido, o mobile marketing é uma solução interessante para as empresas que desejam criar ações voltadas para dispositivos móveis e aproveitar os seus benefícios.

Pensando nisso, elaboramos esse conteúdo que abordará sobre o conceito e importância do mobile marketing, apresentando algumas dicas para que a sua empresa atinja o sucesso pretendido. Confira!

O que é mobile marketing?

O mobile marketing é um ramo do marketing digital, que cria estratégias de comunicação, conversão e fidelização de clientes por meio dos dispositivos móveis.

A sua utilização é crucial, uma vez que vivemos em tempos de conectividade, em que as pessoas realizam inúmeras atividades pelos tablets e smartphones.

Essa estratégia costuma ser bastante eficaz, pois a mensagem é feita diretamente para o usuário, levando em consideração as suas especificidades e demandas. Isso aumenta as chances de conquista do público e uma relação forte e duradoura entre cliente e marca.

Quais as vantagens do mobile marketing?

O uso massificado dos smartphones, somado ao crescente avanço tecnológico, fazem do mobile marketing uma ferramenta crucial para as empresas que desejam expandirem seus resultados. Veja algumas vantagens a seguir.

Segmentação de acordo com a localização do cliente

Com o mobile marketing é possível enviar mensagens — SMS, por exemplo — levando em consideração a localização do usuário. Essa função é muito benéfica para os comércios locais, cujo foco principal é atrair e fidelizar os clientes que estão próximos ao negócio.

Além disso, com a função da localização por GPS, presentes nos dispositivos, essa ferramenta pode ser explorada para desenvolver de campanhas mais precisas, voltadas para as pessoas que moram em bairros ou cidades específicas.

Isso acaba impactando o custo de campanhas promocionais e potencializando as taxas de conversão.

Popularização dos aplicativos

Atualmente, várias tarefas que realizamos, podem ser simplificadas com os aplicativos, que estão cada vez mais populares. Ferramentas como o Foursquare podem ajudar os usuários a encontrarem bares e restaurantes próximos, facilitando a comunicação entre eles.

Isso contribui para a construção de um relacionamento sólido com o público e aumenta a visibilidade da marca. Além disso, as redes sociais também proporcionam uma comunicação direta com o usuário, facilitando o atendimento de suas demandas.

Comunicação ágil

Como o mobile marketing tem o foco voltado para os dispositivos móveis, a interação entre cliente e marca tende a ser mais ágil.

Isso acontece porque as pessoas que fazem uso de smartphones costumam estar sempre perto deles, verificando constantemente as atualizações e notificações ao longo do dia.

Dessa forma, as estratégias ficam mais eficientes e a divulgação de promoções, campanhas e outras ações passam ser mais efetivas.

Atendimento às demandas do mercado

Com a automação, as empresas podem produzir novos produtos e adaptar as linhas de produção rapidamente.

Além disso, ela permite a produção em larga escala, o que significa que as empresas podem atender às demandas do mercado sem comprometer a qualidade dos produtos.

Quais ações de mobile marketing você pode incluir na sua estratégia?

Existem inúmeras possibilidades de aplicação prática do mobile marketing nas ações de uma empresa. E, cada uma delas deve atender a estratégicas específicas. Veja algumas a seguir.

SMS Marketing

SMS Marketing é o disparo de mensagens para o cliente por meio de SMS como intuito de divulgar produtos ou serviços.

Essa estratégia costuma ser muito eficiente, uma vez que é mais precisa e direcionada. Nesse sentido, o conteúdo precisa ser objetivo e conciso, garantindo que o cliente leia tudo e se interesse pela proposta.

Site responsivo

A responsividade significa que o layout de um site se adaptará às diversas telas acessadas pelo usuário, sejam em celulares, tablets ou desktops, por exemplo.

Essa característica garante uma boa experiência de navegação, devido à velocidade de carregamento das páginas e a organização dos elementos que as compõem.

Aplicativo da loja

Desenvolver o aplicativo do seu negócio é uma ótima estratégia de mobile marketing. Por meio dele você poderá enviar ofertas, indicar produtos, transmitir eventos, utilizando as notificações push.

Portanto, invista em designs mais limpos, com elementos essenciais e funções de fácil utilização, visando agilidade de navegação.

Chatbots

Chatbots são robôs programados para interagirem com as pessoas. Quando criamos um site, é preciso que ele possua uma central de atendimento, que sane as dúvidas e esclareça sobre processos de compra de determinado cliente.

No entanto, para promover rapidez e interação 24 h é essencial o uso dos Chatbots, que responderão as dúvidas mais simples e genéricas. O software redirecionará o cliente para o atendimento humano sempre que necessário.

Como aplicar o mobile marketing na sua empresa?

Além das ações de mobile marketing que vimos anteriormente, é preciso que as empresas adotem boas práticas para que a sua execução gere o sucesso esperado. A seguir elaboramos algumas dicas de como aplicá-lo na sua empresa.

Elabore experiências positivas para o seu cliente

As múltiplas possibilidades que o mobile marketing oferece torna possível desenvolver experiências criativas para o público.

Portanto, crie conteúdos de qualidade, faça o uso de QR Codes para otimizar o acesso a dados, utilize a função de reconhecimento facial para tornar os processos de compra mais seguros.

Quando oferecemos uma experiência de valor, a imagem da empresa é solidificada e o cliente é conquistado, com grandes chances de voltar a fazer negócio com ela.

Respeite o seu público

O mobile marketing promove interações mais estreitas entre marca e cliente. Por isso, o envio de e-mail de marketings, SMS e notificações para o usuário não devem ser inconvenientes.

Assim, preze pela comunicação direta, simples e que não gere incômodo nas pessoas. Além disso, essas mensagens só devem ser enviadas com prévia autorização do cliente.

Explore o potencial das redes sociais

Segundo um levantamento realizado pela Comscore, o Brasil é o terceiro país que mais consome redes sociais no mundo. É cada vez mais evidente que as empresas devem fazer uso dessas plataformas para divulgar os seus produtos e serviços e se comunicar com os clientes.

Aproveite esse espaço para entender as preferências do seu público, solicitando feedbaks por meio de enquetes rápidas. Faça uso das funções voltadas para perfis corporativos, inserindo informações completas como links para contato, loja virtual, localização, entre outros.

O avanço tecnológico aprimora as relações da imagem com o público e ajuda as empresas a consolidarem a sua imagem em um mercado cada vez mais competitivo.

Mas, para que as estratégias consigam atingir as metas estabelecidas, é imprescindível contar com profissionais capacitados e comprometidos com os objetivos do seu negócio.

Quer fazer sua marca decolar por meio de ações estratégicas? Entre em contato e saiba mais!

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