A inteligência artificial está cada vez mais presente no dia a dia do trabalho, e em funções como marketing digital, que há muitos anos já utiliza a força dos dados para determinar as estratégias de mercado ideais, ela se faz ainda mais presente.
Mas uma das barreiras que se tenta romper é o uso da inteligência artificial no auxílio a tarefas que envolvem a criatividade.
Isso porque, até o momento, a inteligência artificial não é capaz de demonstrar empatia em relação às necessidades humanas, e, portanto, não é capaz de exercer o potencial criativo de forma plena como um ser humano consegue.
Ela pode, entretanto, apoiar o processo de geração de ideias e insights, compilando informações estratégicas sobre público, mercado e comportamento que um ser humano não é capaz de reunir em um curto espaço de tempo, e assim, fornecendo insumos para o processo criativo.
Um dos exemplos de aplicações é a inteligência artificial no branding, área que pode ser muito beneficiada por este apoio. Mas antes de explicar por que, vamos recapitular o que é o branding?
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O que é branding?
Branding é um conjunto de ações e estratégias que tem a função de auxiliar na criação de uma identidade e na disseminação do posicionamento, valores e propósitos da marca junto aos seus públicos.
Logotipo, slogan, cores, sons, tom de voz, anúncios e outros itens fazem parte do branding de uma marca e ajudam a construir sua personalidade única.
Ele é a mescla de estratégias responsáveis por criar um valor intangível para o produto ou serviço que a marca comercializa – ou seja, por promover valor de marca acima do valor de produto.
E por que o branding é importante? Bom, porque em um universo onde o consumidor é diariamente impactado por inúmeras marcas é importante se destacar de forma a ser lembrado.
Criar uma imagem única para sua marca não é apenas estratégico, mas essencial para fixá-la na mente do consumidor.
Os consumidores são duas vezes mais propensos a comprar novos produtos de marcas em que confiam e compartilham dos mesmos valores. Mas como usar a inteligência artificial para fazer isso? É o que vamos ver a seguir.
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Benefícios do uso da inteligência artificial no branding
As empresas estão aproveitando os benefícios da IA para criar experiências personalizadas, impulsionar o reconhecimento da marca e aumentar o engajamento dos consumidores.
Vamos explorar como o uso estratégico da inteligência artificial pode gerar resultados impactantes para sua marca. Confira os benefícios dessa ferramenta.
Identificação dos perfis de público da marca
A definição de personas é uma das partes mais importantes de um processo de branding e norteia todo os processos seguintes, como a construção de mensagem, definição de canais de atuação e de ações de marketing.
Assim, levar essa tarefa a sério é fundamental para conseguir traçar as melhores estratégias de posicionamento. E a IA, com base em séries históricas de compras, pode ajudar a definir quem são os públicos que mais consomem da marca e quem pode vir a ser os públicos potencialmente não explorados.
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Segmentação de públicos
Entre todos os seus stakeholders, uma mesma marca pode contar com diversos públicos diferentes, que podem ter comportamentos e objetivos muito variados entre si.
A IA também pode ser utilizada para segmentar públicos de acordo com as mensagens pretendidas pela marca, direcionando as comunicações para cada perfil diferente e ajudando a segmentar canais, posicionamentos e investimentos.
Personalização a um nível excepcional
Por ser capaz de reunir, combinar e processar muitos dados de cada um de seus clientes, a IA pode ajudar sua marca a oferecer experiências cada vez mais personalizadas e relevantes para seus consumidores.
A IA pode ajudar a sugerir conteúdos e ofertas relacionados aos temas de interesse do usuário com base no histórico de navegação e consumo, e em padrões de comportamento.
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Monitoramento constante
Tarefas que antes precisavam ser realizadas de forma manual, como o monitoramento de citações da marca, agora podem ser designadas à IA para um acompanhamento mais ágil das interações entre a marca e os seus consumidores, e da avaliação – positiva ou negativa – das ações da marca.
Em um contexto de gestão de crise, por exemplo, essa pode ser uma ferramenta essencial para a tomada de decisões rápidas e mais certeiras para evitar um prejuízo à imagem de marca.
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Criatividade assistida
A IA pode não ser capaz de colocar emoção nos conteúdos e nas imagens como o ser humano faz, mas ela pode ser um ponto de partida bastante interessante para a geração de ideias e sugestões, que podem e devem ser aprimoradas por outra inteligência – a humana.
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Mineração de dados
A IA é a assistente perfeita para a identificação de padrões de comportamento e tendências de mercado. Com a capacidade de processar e compilar grandes volumes de dados em tempo real, a IA fornece base para tomadas de decisão mais assertivas e fundamentadas no comportamento real dos públicos.
Exemplos de uso da inteligência artificial no branding
O processo de construção de uma marca e de seu posicionamento de mercado envolve muitas etapas. Entre elas, separamos algumas etapas em que a IA pode auxiliar no processo. Veja:
1- Estudo do público
A IA pode analisar grandes volumes de dados sobre o comportamento dos consumidores, ajudando a identificar padrões, preferências e segmentos de público-alvo mais relevantes para a marca.
Isso permite uma compreensão mais profunda dos clientes e uma personalização mais eficaz das estratégias de branding.
2- Análise da concorrência
Algoritmos de IA podem rastrear e analisar informações sobre as atividades e o desempenho da concorrência em vários canais, fornecendo insights sobre suas estratégias, pontos fortes e fracos.
Isso ajuda as marcas a ajustarem suas próprias estratégias de branding para se destacarem no mercado.
3- Tendências de mercado
A IA pode analisar os dados em tempo real para identificar tendências emergentes no mercado, desde mudanças nas preferências do consumidor até novas tecnologias e práticas de negócios.
Dessa forma, as marcas podem se adaptar rapidamente às mudanças do mercado e ajustar suas estratégias de branding conforme necessário.
4- Determinação dos canais ideais
A Inteligência Artificial pode analisar o desempenho de diferentes canais de marketing e identificar os mais eficazes para atingir os objetivos de branding da marca. Isso ajuda as empresas a otimizarem seus investimentos em marketing, concentrando seus esforços nos canais que oferecem o maior retorno.
5- Ecossistema da marca
A IA pode ajudar a monitorar e gerenciar o ecossistema da marca online, incluindo menções da marca nas redes sociais, blogs e outros canais digitais.
Isso permite que as empresas protejam sua reputação online, identifiquem oportunidades de engajamento e mantenham uma presença positiva e consistente em todos os canais.
Em todos esses processos, a inteligência artificial pode ser uma aliada valiosa, já que é capaz de compilar dados de forma precisa e até mesmo de realizar uma análise aprofundada das oportunidades presentes no mercado para que sua marca se posicione de maneira única e personalizada.
Além disso, a ferramenta pode auxiliar até marcas que já estão consolidadas no mercado.
Com treinamento dos algoritmos e machine learning, a IA é capaz de fazer a manutenção do relacionamento com os clientes, seja por meio de chatbots e respostas nas redes sociais, ou até mesmo monitorando qual é o sentimento e a percepção dos clientes com relação à marca.
Ou seja: muito além da construção do branding, a IA pode ajudar na atualização e alertar sobre possíveis necessidades de rebranding das marcas, para que estejam sempre alinhadas com as expectativas e o comportamento do consumidor — que é mutável.
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Unir a tecnologia à criatividade é dar mais força para a construção de marcas, entregando cada vez mais aquilo que o consumidor quer ver e ouvir das marcas de que compra.
Nesse sentido, a inteligência artificial é mais do que uma ferramenta aliada, mas uma estratégia complementar para a criação de conceitos e a potencialização das mensagens de marca.
A WOOP tem cada vez mais utilizado a inteligência artificial no dia a dia, tanto para nossos clientes quanto para nossa própria marca. O novo posicionamento da agência, aliás, é um exemplo de como o branding pode ser construído a várias mentes — algumas delas, artificiais — para transformar a comunicação.
Combinada com o talento de nossas equipes, ela é capaz de fornecer insights poderosos para ajudar a levar as marcas de nossos clientes cada dia mais longe, em direção aos corações e mentes de seus consumidores.
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