Por que e como usar o podcast como estratégia de marketing? 

Quem nunca ouviu um podcast ou, pelo menos, nunca ouviu falar no assunto? O tema está em alta porque, atualmente, diversas empresas estão usando o podcast como estratégia de marketing – e a sua também pode usar.  

O podcast é um tipo de marketing de conteúdo que tem trazido muitas vantagens tanto para quem produz quanto para quem consome. Isso porque é o tipo de conteúdo que você não precisa parar tudo e prestar atenção, basta ouvir enquanto faz outras atividades.   

Então, se você ainda tem dúvidas sobre usar o podcast como estratégia de marketing, neste conteúdo, falaremos sobre o que é um postcast, como esse formato de conteúdo está crescendo no mercado atual, quais são as vantagens que ele proporciona e as principais etapas para aderir a essa estratégia.


O que é um podcast e para o que serve?
 

O podcast nada mais é do que um conteúdo entregue na forma de áudio. Se você escuta (ou costumava escutar) rádio, é algo bem similar, sem a parte de ficar tocando as músicas.   

Mas tem outra grande diferença: enquanto as rádios são ao vivo, os podcasts são gravados para que as pessoas possam ouvir quando quiserem – e isso é ótimo!  

Outra característica do podcast é que os programas ou os episódios são gravados sob demanda, com um roteiro do assunto que será abordado em cada edição, justamente para proporcionar um conteúdo útil e agradável aos ouvintes.   

E aí entra a utilidade desse formato de conteúdo para os negócios. Com podcasts, você tem a oportunidade de mostrar que é autoridade no seu ramo de atuação, enriquecendo a jornada de compra dos seus ouvintes.  

Com um conteúdo de qualidade, que é feito para quem não tem tempo de ficar lendo ou assistindo, ou prefere fazer mais atividades de uma só vez, você conquista essa audiência com mais facilidade.  

Manter seus leads e clientes atualizados sobre o que você está fazendo, sendo uma das fontes de informação mais atualizadas e interessantes sobre o seu mercado, é estar um passo à frente.  

O mercado atual está pedindo mais podcasts 

Usar o podcast como estratégia de marketing faz sentido porque esse formato de conteúdo deixou de ser apenas uma tendência e já mostrou que veio para ficar.  

De acordo com uma estimativa da eMarketer, a audiência dos podcasts deve chegar a 23,5% da população mundial conectada até 2024. Isso significa que quase um em cada quatro internautas no mundo logo será ouvinte de podcast.  

Falando especificamente do Brasil, uma pesquisa do site Statista revelou que mais de 40% dos brasileiros conectados à internet já aderiram aos podcasts, formando o pódio juntamente com a Suécia e a Irlanda.   

Ou seja, quanto antes a sua empresa começar a utilizar o podcast como estratégia de marketing, mais irá colher os frutos desse formato de conteúdo em seus resultados. Mas, caso ainda não tenha se convencido, vamos falar um pouco sobre as vantagens dos podcasts para os ouvintes.  

Vantagens do podcast para os ouvintes

Diferente de como era há alguns anos, hoje sabemos que, para as estratégias de marketing funcionarem, elas devem ser realmente úteis aos seus leads e clientes. O podcast, quando bem-feito, é assim.  

Dá para ouvir em qualquer lugar 

Se você for ler um conteúdo (como está fazendo agora) ou assistir a um vídeo, seja para absorver conhecimento ou apenas para se distrair, é necessário prestar atenção somente ao que está fazendo.   

Com o podcast, não precisa ser assim. Você liga o áudio e vai ouvindo enquanto faz outras atividades. Do jeito que está corrido o estilo de vida das pessoas, parece a solução perfeita, concorda?   

Além do mais, você nem precisa ficar olhando para a tela enquanto consome o conteúdo, basta colocar seus fones, deixar o celular no bolso e pronto: ouça o podcast a qualquer hora, em qualquer lugar.   

Não precisa pagar 

A forma de ganhar dinheiro usando podcast como estratégia de marketing não é cobrando para as pessoas ouvirem. Quem ouve tem acesso ao conteúdo de graça, e isso é bem importante para atrair a sua audiência.  

 Você vai monetizar seus programas ou episódios de outras formas, como por exemplo, inserindo publicidade no seu podcast (sem interromper a experiência do ouvinte, claro). Não há como negar que todo mundo prefere ter conteúdo de qualidade e gratuito, então, essa é mais uma das grandes vantagens do podcast.    

Economia de tempo todo mundo quer 

 Já falamos antes que o podcast é prático porque pode ser ouvido a qualquer momento, em qualquer lugar. Isso significa uma grande economia de tempo para as pessoas.   

 Por questão de tempo, nem sempre é possível parar alguns minutos para assistir a um vídeo ou ler um artigo que poderia ser escutado, e é por isso que muita gente está dando preferência para os podcasts.   

Uma fonte de descontração 

 Claro, nem todos os podcasts são de humor, mas mesmo os programas que abordam temas sérios acabam tratando do assunto de modo mais leve e descontraído na forma de podcast.   

 Isso acontece porque os apresentadores e seus convidados estão lá batendo um papo, a conversa flui, surgem improvisos mesmo sendo um programa roteirizado. Então é agradável de ouvir, é uma forma de descontrair.  

Acessar podcasts também é prático 

 Quem ainda não tem o hábito de ouvir podcast pode não saber onde eles ficam disponíveis para ouvir. Um podcast pode ser acessado pelo site da empresa que o fornece ou por links nas redes sociais dessa empresa.  

 Nesse caso, é preciso estar online para entrar e dar o play. Mas também é possível baixar os episódios do seu programa favorito para ouvir offline, em plataformas como Spotify e Sound Cloud, por exemplo.  

Existem, ainda, os aplicativos agregadores de podcasts, como  Podcast & Radio Addict,Pocket Casts, WeCast, Overcast,além dos aplicativos nativos dos smartphones. A pessoa pode ouvir os episódios de modo automático pelo computador ou smartphone bastando que tenha o aplicativo instalado.   

Ah, aqui vale lembrar de mais uma vantagem: diferente dos vídeos, os podcasts não consomem muitos dados da internet, o que é ótimo para quem tem um acesso limitado, seja para ouvir online ou para baixar os episódios.  

Como aplicar o podcast como estratégia de marketing? 

 Agora que você já conhece todas as vantagens do podcast como estratégia de marketing, veja o que é preciso organizar para colocar essa ideia em prática no seu negócio.  

Comece pelo planejamento 

O planejamento é o primeiro passo para colocar qualquer ideia em prática. No caso do podcast como estratégia de marketing, é essencial traçar o objetivo a ser alcançado. 

Também é importante responder a algumas perguntas e determinar o que irá precisar para colocar seu podcast em ação.  

No geral, o objetivo é cair nas graças da sua audiência, se tornar uma fonte confiável e interessante de absorver conteúdo ou mesmo de se distrair. Para isso, é bom você determinar, previamente, algumas questões como, por exemplo:  

  • O público que pretende atingir. 
  • Analisar os concorrentes para oferecer um diferencial. 
  • Estudar como abordar seus temas de maneira atrativa. 
  • Definir qual conteúdo será abordado em cada programa/episódio. 
  • Definir se irá chamar convidados – e quais serão. 
  • Determinar qual será o tempo de cada programa/episódio. 
  • Montar a estratégia de publicação e divulgação. 
  • Determinar qual será o tempo de intervalo entre novos episódios. 
  • Criar uma identidade visual para o podcast. 
  • Determinar as CTA’s que serão usadas ao longo do podcast. 
  • Criação de um roteiro para organizar a apresentação do programa. 
  • Escolher quem será ou serão os apresentadores. 

É hora de gravar e editar 

Assim como o seu planejamento deve ser bem-feito para garantir um conteúdo de qualidade, escolher o local da gravação é essencial.  

Vale a pena alugar um estúdio de gravação que tenha os equipamentos e a acústica adequada para garantir uma experiência agradável à sua audiência.  

As pessoas escolhidas para apresentar o programa também devem ter alguma prática com locução, boa dicção, voz agradável e saber conduzir um programa nesse estilo.    

Depois da gravação, vem a edição de cada episódio, já que é impossível evitar erros e, às vezes, é necessário cortar algumas partes para não ficar muito longo.   

Aqui vale a pena contratar um editor profissional que já conheça a dinâmica e a fluidez que um podcast deve ter para não se tornar cansativo de ouvir.  

Publicar e divulgar 

Finalmente, com seu programa pronto, é hora de botar em prática a estratégia de divulgação e ir analisando a reação do público para melhorar sempre.   

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