6 tendências para o marketing digital em 2024

Quem trabalha com marketing digital sabe que as tendências deste mercado estão em constante evolução. Frequentemente, são lançadas ferramentas, criadas estratégias e otimizados os algoritmos das redes sociais. De forma que, quem não se mantém atualizado, acaba ficando para trás.

Com a chegada de 2024, chega também a hora de ampliar os seus conhecimentos e falar de algumas das principais tendências para o marketing digital em 2024.

Afinal, a preparação para as novas campanhas digitais do próximo ano começa agora com um bom planejamento para que a sua marca — ou a da empresa em que você trabalha — possa ir cada vez mais longe. Confira!

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Tendências para o marketing digital em 2024

Separamos para você algumas tendências para o marketing digital em 2024 e recomendamos que você se aprofunde nos temas mais relevantes para o seu segmento, pois fará toda a diferença nos seus resultados. Confira abaixo!

Sempre ela, a Inteligência Artificial (IA)

Os últimos anos foram uma grande explosão para a Inteligência Artificial Generativa. Eventos de Marketing Digital que ajudam a trazer à tona as principais tendências do segmento, como RD Summit e o Web Summit, foram dominados pela enxurrada de temas relacionados à Inteligência Artificial em suas edições mais recentes.

Mas mesmo assim, ela ainda não atingiu a sua capacidade plena, e deve seguir cada vez mais em alta em 2024. Especialmente no que diz respeito a auxiliar os times criativos e de marketing no ganho de produtividade e agilidade.

As pessoas ainda estão entendendo o quanto a IA pode auxiliar no seu dia a dia e quais são as maneiras pelas quais ela pode ser utilizada. No entanto, seu uso diário e frequente tende a se intensificar a partir do momento em que o domínio das ferramentas evoluir.

Sua utilização em atividades que tomam tempo no desenvolvimento do trabalho, mas que não são, necessariamente, a parte criativa ou de refinamento criativo em si, são uma ótima forma de incluir a IA em seu dia a dia.

É importante ressaltar que a IA serve não apenas para otimizar processos, mas também para impulsionar a criatividade dos profissionais, trazendo insights e tendências que, em conjunto com o exercício criativo da mente humana, podem potencializar campanhas e estratégias.

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Conteúdos em vídeos curtos

Essa segue sendo uma das tendências para o marketing digital em 2024. Trata-se de uma tendência que já cresce a alguns anos, mas que promete se intensificar ainda mais.

As pessoas têm pressa, e está cada vez mais difícil prender a atenção em algum conteúdo por mais de um minuto — ou poucos segundos.

Sabendo disso, o TikTok continua ganhando força no mercado e lançando novas funcionalidades,. É uma rede importante para dar atenção às estratégias que forem criadas, especialmente para conteúdos voltados às gerações Z e Alpha.

Da mesma forma, o Instagram está se preparando para a entrega cada vez maior de conteúdo publicado no reels. E, claro, o YouTube continua com tudo e se atualizando para os vídeos curtos. Fique atento!

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Marketing Conversacional

Marketing Conversacional

Com o uso cada vez maior de mensagens de contato direto e chatbots e voicebots para atendimento, as estratégias de Marketing Conversacional ganham ainda mais força e importância.

Seja para tirar dúvidas, fazer um pedido de produto ou dar uma opinião a respeito da experiência de uso, cada vez mais as empresas adotam estratégias de contato direto para tornar a comunicação com as marcas mais otimizada e personalizada.

As pessoas buscam pela resolução de seus problemas de forma cada vez mais rápida. E por isso, conduzir os consumidores através da jornada de compra por meio de uma estratégia conversacional que proporcione uma boa experiência é, e será, cada vez mais importante.

Marketing de Conteúdo

Assim como a Inteligência Artificial, o Marketing de Conteúdo segue sendo a principal forma de atrair leads interessados e conduzi-los em uma jornada de conhecimento e consideração da marca, que pode levar à compra.

Entretanto, com o surgimento e crescimento das IAs, e sua utilização na geração de conteúdo, cada vez mais o consumidor busca por materiais autênticos e de qualidade, que contem histórias e tragam efetivo valor para o seu dia a dia.

O UGC (User Generated Content), estratégia que usa pessoas e histórias reais na criação e distribuição de conteúdo, é uma dessas formas de criar conteúdo que engaja.

Não importa qual seja o seu segmento de atuação: o importante é entregar aquilo que seu consumidor ideal quer ouvir/ler. E, para isso, é preciso muita pesquisa e conhecimento sobre as personas do seu negócio.

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Comunidades

As Comunidades, que já tiveram seu auge no falecido Orkut ou nos Fóruns, agora ressurgem com força por meio de plataformas como os grupos no WhatsApp e servidores do Discord, além de grupos privados no LinkedIn, entre outros.

A ideia é uma só: reunir pessoas interessadas em um mesmo tema, fazendo com que se sintam pertencentes àquele universo.

As hashtags também são outra forma de criar comunidades em torno de determinado tema ou assunto, e que não necessariamente exigem a delimitação de um espaço.

Segurança de dados e privacidade

Com a implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), os consumidores estão cada vez mais preocupados com este assunto.

Dessa forma, o olhar das empresas deve estar ainda mais voltado à segurança de dados, à transparência com relação à utilização de dados de terceiros e ao controle das informações em suas posses.

Manter uma prática ética e transparente é essencial para ganhar a confiança e fidelização do consumidor.

O que esperar a partir das tendências para o marketing digital em 2024?

Tendências para o marketing digital em 2024

Essas tendências listadas acima surgirão aos poucos na sua realidade, e você não necessariamente usará todas elas ao mesmo tempo. Afinal, cada empresa tem uma necessidade diferente.

Ainda assim, a única forma de você saber o que é importante é estar por dentro das novidades e de como elas podem ser aplicadas.

Então, o que podemos esperar com essas tendências é evoluir, lembrando que precisamos nos manter atualizados e ser capazes de ter novas e boas ideias a partir das ferramentas mais utilizadas.

E não se preocupe, não é necessário fazer tudo sozinho. Contar com o suporte de uma agência parceira e capaz de executar as ações estratégicas facilita muito o seu objetivo de se tornar uma empresa com maturidade no marketing digital.

Essa maturidade significa a sua capacidade de se adaptar às evoluções do mundo digital, indo muito além de ter uma presença digital.

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Aqui na WOOP, por exemplo, fizemos recentemente um #WOOPGRADE em nosso posicionamento e estratégia de mercado que buscou justamente isso: fazer com que a agência esteja cada vez mais atualizada e pronta para atender à sua empresa em qualquer aspecto de Planejamento e Marketing necessários.

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